quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Despedida...



Me despeço dos meus amigos e amigas blogueiros antecipadamente pq viajarei e estou atarefadaaaaaço.

Ficam aqui meus votos de Feliz Natal e 2011 repelto de realizações.

Grande bj a todos e fuuuiiii.....


Para as mulheres, senhores e crianças:



Para os homens solteiros:

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Reclusão social

Pessoas com deficiência não têm seus direitos respeitados no país.

Essa é a opinião de 77% dos 1.165 portadores de deficiência entrevistados na pesquisa sobre a condição de vida dos deficientes no Brasil, feita pelo DataSenado, entre 28 de outubro e 17 de novembro.

O estudo foi realizado com base no cadastro do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), com 10.273 registrados.


Eu compartilho dessa opinião!

Não se trata somente de ver que os prédios públicos e particulares em geral não estão preparados para receber deficientes, não se trata apenas de observar claramente que parques e calçadas não estão aptos ao trânsito de deficientes. A coisa é mais ampla e o desrespeito é menos transparente justamente porque as pessoas comuns não notam as necessidades de quem é portador de necessidades especiais, ou seja, dos deficientes.

Do simples ato de estacionar em vagas exclusivas à falta de bom senso quando reformamos nossas calçadas em forma de "degraus", todos nós contribuímos para que a vida do deficiente seja bem mais complicada do que já é.

E ninguém parece se esforçar para resolver entraves do cotidiano dessas pessoas.

Alguns exemplos de dificuldades que não notamos e ninguém se preocupa em resolver:
a) quantas cadeiras de rodas estão preparadas para dias de chuva ou para ir à praia???? E quantas praias estão preparadas para receberem cadeirantes?;
b) quantos ônibus estão preparados para cadeirantes e cegos??? E taxi, então? Como o cego sabe qual o valor exato apontado no taxímetro sem ter que confiar na boa-fé do taxista???
c) quantos cardápios, identificações em prédios públicos ou particulares, placas de ruas, jornais e revistas podem ser encontrados em braile?
d) quantos sinais semafóricos para transeuntes têm audio disposição para orientar os cegos?
e) quantas embalagens estão adequadas aos cegos e deficientes visuais? Como eles podem "ler" as instruções e especificações dos produtos sem ter alguém do lado para ajudar? E quantos conseguem entrar com seu cão guia em ônibus ou taxi?

Tudo isso sem falar da limitação no mercado de trabalho mesmo existindo funções nas quais 100% dos funcionários poderiam ser cadeirantes, cegos ou portadores de outras deficiências, como é o caso de copeiras, telefonistas, trabalhadores em call centers e atendimento do COPOM, massagistas, depiladores e, até mesmo, atores.

Afinal, por que um personagem cego não pode ser interpretado por um cego verdadeiro? Ou porque não se inserir um personagem cadeirante com a tal deficiência em peças de teatros, filmes ou novelas?

Há, aí, um componente de preconceito e tabu: não se aceita campanhas publicitárias, revistas sensuais, personagens de novelas e de filmes que sejam, realmente deficientes porque, na verdade, choca.

Uma campanha publicitária da M.Officer naufragou justamente porque o público detestou ver a deficiência física de um modelo que é atleta e ícone em superação pessoal: Ranimiro Lotufo, da foto acima.

E depois falamos tanto em inclusão social. É a ética e o discurso vazios, sem praxe.

Da parte do Poder Público faz-se o que mesmo??? Nada de útil...

E nem poderia. Afinal não se pode esperar resultados quando um representante do Poder Público na qualidade de Secretário Municipal para esses assuntos (na maior cidade da américa latina), Marcos Belizário do PV, ao ser indagado sobre o que é uma pessoa excluída inicia sua resposta da seguinte forma: "Olha, quem é excluído, infelizmente, são as pessoas que por culpa dos que acham que são incluídos, passam a ser excluídos." De doer não é mesmo?????

Para os que quiserem ver a íntegra dessa frutífica manifestação intelectual de nosso secretário, acessem o link: Entrevista com Marcos Belizario sobre inclusão social.

Mundo bizarro

Em União dos Palmares. Alagoas, duas mulheres foram presas em flagrante por organizarem uma festa na qual a virgindade de duas adolescentes seria leiloada aos convidados e, o pior, as meninas alegam que nem sabiam disso porque, embora tenham ido à tal festa e lá se trocado e maquiado, o fato não lhes teria sido esclarecido.

E do outro lado do mundo, na Alemanha, um homem confessou ter castrado o namorado da filha.

É que a menina aos 17 anos namorava um senhor de 57 e isso não lhe agradava. Frustrado por não ter logrado êxito em encerrar a relação, o pai foi  à casa da vítima com dois companheiros de trabalho e enquanto os cúmplices seguravam o pobre coitado, o pai cortou seus testículos. Sangrando fortemente, a vítima teria conseguido chamar a polícia e foi salva.

Eita mundinho bizarro o nosso!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pyongyang x LG, Samsung, Kia e Hiunday: Graphic Novel para ocidentais

Quem não comprou os produtos dessas fabricantes sul-coreanas se prepare para, talvez, não comprar mais caso a Coréia do Norte cumpra a ameaça de detonar uma guerra nuclear contra o país vizinho.

Para quem quiser conhecer uma visão ocidental daquele país, sugiro a leitura da HQ ao lado. É um livro em forma de quadrinhos que conta a experiência de um francês que viveu a trabalho naquele país comunista.

Agora, consumismo à parte, já estou começando a ficar com pena daquele povo esforçado e que em tão pouco tempo erigiu-se da condição de país pobre à condição de potência cultural e financeira.

Um exemplo para países como o Brasil.

A decoração de São Paulo

A Avenida Paulista como sempre está em polvorosa. O trânsito em São Paulo, já caótico por natureza, piorou. Tudo em função da decoração de Natal que este ano traz algumas novidades como a Praça do Natal, a nova árvorde de Natal do Ibirapuera (cujo Parque está incrivelmente lindo) e toda a iluminação típica dessa época.

São Paulo está em clima de festa e nas noites em que se faz um tour pela cidade é possível ver o quanto as pessoas estão impregnadas com esse clima: amigos, pais e filhos e famílias inteiras passeando em clima de afetuosidade apreciando a decoração.

Até dois motqueiros vestidos à moda de Papai Noel com seus triciclos transformados em trenós, com renas e tudo mais é possível se ver na Paulista.


Vc sabia que ...

Noel é Natal em francês??? Por isso em alguns países se fala Papai Noel e noutros Papai Natal.

Santa Claus é São Nicolau??? Ele inspirou a figura do bom velhinho representado por Papai Noel.

Foi a Coca Cola quem popularizou (não quem criou) a figura de Papai Noel tal como a conhecemos hoje usando o desenho de um cartunista chamdo Thomas Nast? Antes ele era retrado como um Bispo, com roupas marrons.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Todos os homens da Presidente

Dos 26 nomes de ministros que até agora foram anunciados para compor o novo governo, Dilma somente reservou 04 vagas para mulheres.

Isso é o equivalente a meros de 20% dos cargos.

Mas é mais do que se viu noutros mandatos. Um avanço, portanto.

Me pergunto, porém, quando chegaremos ao avanço de nomearmos homossexuais confessos para cargos públicos?

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Arguta Café e Nada é Certo


Dois amigos blogueiros em diferentes momentos e com diferentes abordagens postaram verdadeiras odes às mulheres: um dizia o quanto a mulher é melhor que o homem, outro deu dicas de como a mulher é mais interessante que futebol ou cerveja com os amigos.

Claro que fiz um resumo bem tosco de tudo quanto escreveram e desde já sugiro que se houver algum interessado no assunto que visite os blogs desses amigos (muito interessantes por sinal) para ler o texto integral.

Muito bem, diante disso eu me senti à vontade para dizer que tenho visão bem distinta sobre o tema.

Sim mulheres têm habilidades interessantes, sim mulheres são melhores que futebol e cerveja (mas, pergunto eu, o que não é melhor do que essas duas coisas?????), sim gosto da companhia feminina muito mais do que gosto da companhia masculina, sim sou hetero.

Gosto de ter amigas, gosto de ter sobrinhas, queria ter uma filha e vejo a figura feminina como algo muito mais bonito, agradável e palatável do que a figura masculina.

Até entre os animais eu prefiro a fêmea: gosto mais da minha cadela do que do meu cão.

Mas essa minha preferência não cega meus olhos e não sou tão romântico no trato com a questão.

Mulheres têm várias qualidades mas...não obstante, contudo, porém, todavia...penso que a maioria das mulheres é chata e tem defeitos opulentos!

São reclamonas, controladoras, dissimuladas, vitimizadoras, insatisfeitas, não são tão divertidas e, não raramente, se demonstram incapazes de se debruçar sobre o universo masculino para procurar entendê-lo melhor como os homens já vêm fazendo há anos com relação às mulheres.

Elas não são exigentes no seu sentido positivo mas em seu sentido destrutivo. São defeitos opulentos e brochantes.

Dizem elas que adoram amantes a moda antiga mas se esquecem de que suas avós (que viveram a moda antiga) trocariam fácil, fácil, os homens daquela época pelos homens atuais e são elas as primeiras a dizerem que as mulheres de hoje não sabem aproveitar o têm.

A par disso, achei oportuno trazer uma breve transcrição de um estudo de uma antropóloga quanto às mulheres brasileiras:

"As mulheres que se mostraram mais satisfeitas com suas vidas, entre as brasileiras pesquisadas, são aquelas casadas há muitos anos. Apesar de afirmarem que estão muito satisfeitas, disseram que os seus maridos são completamente dependentes, acomodados, inseguros e infantis. O interessante é que, em quase todos os casos, o marido é o principal provedor da família, tendo um salário muito superior ao da esposa. A partir dos depoimentos das minhas pesquisadas, constatei a existência de uma riqueza extremamente valiosa para as brasileiras: o marido.

Ter um marido, um casamento considerado sólido e satisfatório, é considerado um verdadeiro capital para as brasileiras pesquisadas. Elas se sentem duplamente poderosas, pois, além de terem um marido, acreditam que são mais fortes, independentes e interessantes do que ele. Em um mercado de casamento em que os homens são escassos, principalmente na faixa etária pesquisada, as casadas sentem-se poderosas por terem um produto raro e altamente valorizado pelas mulheres brasileiras e, também, por se sentirem superiores, únicas e imprescindíveis para os seus maridos."
...
"Elas gostam de falar mais sobre esses temas do que eles. Os homens são muito objetivos. No questionário, na pergunta "Quais os principais problemas de uma relação?", a maioria escreveu apenas: "Falta de compreensão". Entre as mulheres, algumas escreviam tanto que tinha até anexo. Era "falta de amor, de romance, de desejo, de cumplicidade, de companheirismo, de diálogo, falta, falta, falta". O homem tem uma visão mais global. Olha para a mulher como um todo. Já a mulher é detalhista. Fica procurando as imperfeições nela mesma e nas relações. O que o homem quer de uma relação é compreensão, tranqüilidade, sossego, paz. A mulher quer romance, amor, tesão, coisas que, numa relação mais duradoura, são impossíveis."

...
"Parece que as mulheres não observam muito bem a realidade. Elas demandam como se tivessem 50 homens para escolher e algum vai ser perfeito. É contraditório, para não dizer pouco inteligente, que num mercado afetivo-sexual tão desfavorável elas exijam tanto. É também interessante observar que, num mercado tão favorável aos homens, eles peçam tão pouco às mulheres. Elas ficam reclamando que falta homem no mercado, um clichê. Mas é que estão olhando só para um homem que não existe. Se olharem com uma visão mais compreensiva, vão encontrar."


Palavras de uma mulher que estuda outras mulheres. E a voz da verdade não faz caridade!

Claro que não será por conta dessas características que vou deixar de gostar das mulheres mas sempre tive uma postura muito menos indulgente com elas e isso não tornou menos prazerosas as relações.

Em tempo: Esqueci de inserir a fonte mas é fácil de achar no Google com parte dos textos supra.

Segredo para o Sucesso: sorte e segurança

Há um exame que se denomina PISA (programa internacional de avaliação de alunos) que visa medir o
"entendimento, uso, reflexão sobre e interesse por textos escritos, para que se possa obter resultados, para que seja possível desenvolver conhecimentos e potenciais e para participar da sociedade".

A colocação dos estudantes avaliados é de "nível 2", ou seja, aquela na qual o estudante "começa a demonstrar conhecimentos de leitura que o possibilitam a participar efetivamente e produtivamente da vida".

As notas dos países foram separadas em 7 conceitos:

•1b, 1a (baixo);
•2 e 3 (moderado);
•4 (forte);
•5 e 6 (melhores).


O Pisa busca medir o conhecimento e a habilidade em leitura, matemática e ciências de estudantes com 15 anos de idade tanto de países membro da OCDE quanto de países parceiros. Essa é a quarta edição do exame, que é corrigido pela TRI (Teoria de Resposta ao Item). O método é utilizado também na correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): quanto mais distante o resultado ficar da média estipulada, melhor (ou pior) será a nota.

A avaliação já foi aplicada nos anos de 2000, 2003 e 2006. Os dados divulgados hoje foram baseados em avaliações feitas em 2009, com 470 mil estudantes de 65 países. A cada ano é dada uma ênfase para uma disciplina: neste ano, foi a vez de leitura.

Feita essa preleção, direciono o texto para o foco ao qual eu queria seguir: como poderemos seguir em direção ao progresso se somos, apenas, medíocres do ponto de vista educacional? Como aspirar vencer os preconceitos raciais, de sexo e etc se nossos estudantes sabem, apenas, o elementar? Como poderemos ter cidadãos com estatura intelectual e ética elevada se esses estudantes de nível médio até mesmo quando ao ingressarem numa faculdade deixam de trazer bagagem que lhes permitam entender a complexidade do mundo que lhes espera?

Por isso vemos intolerância a gays com agressões monstruosas aos seus direitos, à sua integridade física e moral. Também por isso vemos trotes violentos nas faculdades.
E não é só!
Ano passado vimos a demonstração do que esses alunos medíocres são capazes de fazer com uma pessoa (Geisy Arruda) que vestia roupas curtas: execração pública!


 Mas a história não terminou triste: inicialmente vitimada, deu a volta por cima.

Afrontada em sua moral e impedida de estudar por estar vestida com "roupas ousadas" a moça conseguiu ser manchete de jornais e revistas no Brasil e no exterior, tornou-se modelo, estampou capas de revistas, conseguiu tratamentos de beleza gratuitos, teve que ser indenizada pela instituição de ensino numa soma razoável, foi ser uma "celebridade" no programa "A Fazenda" e ganhou outra boa soma para posar nua na SEXY tendo se tornado, aliás, a capa mais vendida da revista dos últimos três anos.

Ela tirou a sorte grande graças ao provincianismo brasileiro, graças aos baluartes da hipocrisia e graças à moralidade rasteira que parece vingar em nosso país por conta, justamente, da baixa estatura cultural das pessoas.

Não que a elevação intelectual de alguém lhe retire o nanismo ético que comumente habita em nossos corações. Esse mal todo ser humano talvez traga consigo.

O estudo nos permite abrir não somente as portas da consciência e do discernimento mas, principalmente, ampliar os horizontes de nossa tolerância de modo a, ao menos, não sermos capazes de atos baixos de desrespeito aos direitos do próximo, intolerância e bestialidades a moda da turba de idiotas que molestaram a pobre moça.
Aliás, foi somente por essa mediocridade que a moça chegou onde chegou e pelos meios que chegou.

Melhor para ela:como ser humano, que é, ela quer o que qualquer um de nós quer, ou seja, ser feliz!

E soube tirar proveito da situação. Teve sorte e soube ser segura quando o mundo lhe caiu sobre a cabeça.

Quanto aos demais? Provavelmente foram os mesmos que compraram as revistas e correram para o banheiro.

Espero, apenas, que tenham aproveitado a oportunidade não para se perguntarem porque foram estúpidos a ponto de perderam a oportunidade de vê-la nua pessoalmente ao invés de dedicarem-se ao onanismo anônimo, mas - isto sim - para rever suas idéias de vida em sociedade e se livrarem de sua pequeneza moral e intelectual.

Essa é minha reflexão do dia. 

Funk x Natal

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Almas generosas

Os Bancos foram os maiores contribuintes das campanhas políticas neste país com cifras milionárias que ultrapassam a casa dos R$30 milhões.

Nunca na história deste país nossos políticos receberam tanto de um nicho que tripudia de forma imoral sobre nosso povo.

Além dessas almas desprendidas foram, ainda, doadores:

a) Para a DILMA

O grupo JBS-Friboi, que recebeu empréstimo de aproximadamente R$ 3,5 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), foi o maior doador da campanha da petista Dilma Rousseff: R$ 10 milhões doados em seis repasses entre agosto e setembro.

O segundo maior doador da campanha foi a Camargo Corrêa, uma das construtoras que toca obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que tiveram irregularidades graves apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A empreiteira doou R$ 8,5 milhões para campanha.

Outra empresa responsável por obras com pendências no TCU, a Construtora Queiroz Galvão, foi a terceira maior doadora - R$ 5,1 milhões.

A OAS, também responsável por obras em situação irregular do PAC, doou outros R$ 3 milhões para a campanha. Entre os bancos, o Itaú foi o maior doador da campanha de Dilma: R$ 4 milhões.

b) para o PSDB:

Ana Maria Maeta Gontijo, mulher do empresário José Celso Gontijo, acusado como um dos financiadores do esquema do mensalão do DEM no DF que levou para o ralo José Arruda e sua trupe, foi a terceira maior colaboradora da direção nacional do PSDB nas eleições deste ano com doações que totalizaram R$ 8,2 milhões. Claro que essa grana toda financiou as eleições de vários candidatos, sobretudo aquele que se dizia um paladino da moralidade: José Serra!

Para se ter uma idéia do que isso significa: é mais do que o Itaú e o Alvorada Cartões (juntos) doaram para a mesma camapanha (R$8 milhões).

Nem o Papai Noel faria melhor...

O expresso polar

sábado, 4 de dezembro de 2010

Datena e o Ateísmo

Li na internet que o Ministério Público Federal está tomando medidas contra a Bandeirantes e contra o Datena em virtude de declarações preconceituosas que ele teria proferido contra ateus ao vinculá-los à criminalidade.

Pior é que, segundo consta, ao ser contrariado pelo público em geral que ligava para o programa discordando de suas estapafurdias assertivas, o apresentador fez troça afirmando que os contrários seiam meliantes.

Em primeiro lugar, sejamos sinceros: o que esperar da mídia em geral e do Datena em particular?

O nível daquele programa já dá uma dica de que tipo de pessoa o apresenta e os vídeos abaixo não nos deixam quaisquer dúvidas:



As afirmações desse senhor não são só preconceituosas mas, também, de uma ignorância fática impressionante. É esse o tipo de gente que quer evitar o controle da imprensa, querem estar acima do Estado e imune a controle externo.

Em segundo lugar, apenas para ilustrar o nível de ignorância desse senhor, cabe aqui algumas perguntas: são ateus os representantes de diversas igrejas que molestam seus fiéis e praticam estupro, pedofilia e afins? são ateus os líderes e os marionetes das guerras santas? George W. Bush é ateu? Hitler e demais nazistas eram ateus? Os membros da extinta KluKluxKlan? Os líderes do Apartheid eram ateus? Os cruzados eram ateus? Os líderes da Santa Inquisição eram ateus?

Por outro lado, falando como advogado que sou, a maioria dos criminosos que conheci são cristãos: quando não são católicos, são evangélicos e quando não são evangélicos são umbandistas.

Mas ateu eu nunca conheci.

Digo mais: num post anterior dei a informação de entes da alta cúpula do Vaticano que se declaram culpados por lavagem de dinheiro. Seriam eles ateus?

E os tantos pastores evangélicos implicados em diversos crimes? Seriam eles ateus?

Gente esse cara é tão tosco quanto tosco é seu programa. Não educa e nem cumpre o papel social a que deveria se destinar numa rede de TV que é concessionária de serviço público.

No meu humilde modo de ver ele deveria ser sutilmente conduzido a se retirar da programação televisiva brasileira e condenado por intolerância à crença de uma parcela razoável da população mundial.

É por conta de gente assim que eu me poupo do desprazer de ver TV há mais de 06 anos!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Exmo. Sr. Deputado Federal Tiririca

A Folha de São Paulo noticiou que hoje a Justiça Eleitoral absolveu o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, da acusação de falsidade ideológica.

O candidato foi eleito com recorde de votos: mais de 1,3 milhão de votos e segundo noticiado, o TRE entendeu que Tiririca comprovou que possui pelo menos noções básicas de leitura e escrita, asseverando, ainda, que: "A Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos, e não os funcionais".

Fez-se a Justiça! Ele representa uma respeitavel parcela de nossa população. Não mentiu nas propagandas eleitorais e, só por isso, a ele se deve tirar o chapéu.

Os políticos são a cara de seus eleitores e democracia é isso aí: a representação do povo pelo povo!

E a maioria do povo é o que ele é: humilde, inculto e com a alfabetização precária.

Pode não ser - e da fato não é - o ideal que sejamos representados por pessoas que aparentemente têm nível de escolaridade que compromete sua atividade parlamentar.

Mas ele é só a ponta do iceberg. Isso afeta uma grande parcela, senão a maioria, de nossos parlamentares e ninguém jamais pensou em processá-los por isso. Por que, então, agora pegar o pobre para cristo?

Ademais temos demonstrações abundantes de que ilustres membros de nossa sociedade, políticos ou não, com imensa capacidade intelectual e bagagem cultural de fazer inveja ao Tiririca, fazem atrocidades com os interesses públicos, se corrompem, deixam de agir com honra e integridade na vida pública e pessoal.

Veja o caso do próprio promotor que estava à frente da medida judicial contra o Tiririca: agora ele é o acusado já que a Corregedoria do Ministério Público entende ter havido excessos em sua atuação no caso em questão que maculam, por completo, a idéia de isenção e desprendimento que alguém de sua estatura profissional deveriam ter.

Na hora que deixarmos de ser tão incautos e exercermos corretamente a cidadania - com militância e engajamento políticos - quem sabe, as coisas mudem em nosso favor.

Nomes 2...

Estacionamento em Buenos Aires...Será que funciona algum outro negócio ali?

And so this is Christmas