segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Relações duradouras

"Para os pequenos momentos:

simplicidade e doçura

Para os grandes eventos:

persistência e bravura

Mas, para todo o sempre:

amizade e ternura."

Better be lucky than good


"The man who said ´I'd rather be lucky than good´ saw deeply into life. People are afraid to face how great a part of life is dependent on luck. It's scary to think so much is out of one's control. There are moments in a match when the ball hits the top of the net, and for a split second, it can either go forward or fall back. With a little luck, it goes forward, and you win. Or maybe it doesn't, and you lose. "
Chris Wilton no monólogo de abertuda do filme "Match Point".

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Simone de Beauvoir e Pedofilia II

A vida de Sartre e Simone parece ter sido bem picante e há elementos informais que podem ratificar que, talvez não fossem pedófilos no sentido extremo da palavra, mas por certo tinham constantes envolvimentos com "teenagers", como foi o caso de Olga Kosakiewicz aluna de Simone.


Ainda não li e vou demorar para ler.

Mas há algo sobre a vida da Simone que traz a informação desses envolvimentos:

Sogras, sogras e sogras...

Carta de um genro à empresa Souza Cruz:

"Caros Senhores,
Bom dia!
Serve a presente para fazer uma reclamação e uma solicitação.
É sabido por todos que o cigarro é prejudicial à saúde devido a presença de alguns produtos químicos que podem causar diversas doenças. É óbvio que vocês, assim como eu, sabem disso.
Minha reclamação se refere ao fato de minha sogra ser fumante há trinta anos e até agora não ter tido nenhum, nenhum mesmo, tipo de doença relacionada ao consumo de cigarro até agora...
Considero isso lamentável, pois eu compro tres maços de cigarro Derby pra ela por dia e até agora nada.
E isso já faz dez anos!!! Apesar de desapontado com os resultados obtidos, pretendo continuar comprando para ela os cigarros dessa marca, pois não concordo com a pirataria de cigarros que tanto prejudicam o operário público.
Dessa forma gostaria de ser informado sobre qual é o produto mais cancerígeno dessa empresa.

Respeitosamente,

...."

Gente, isso não se faz....rsrsrs

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Encaixotando Helena


Para mim os filmes podem ser divididos em:
a) Excelentes;
b) Médios;
c) Ruins;
d) Péssimos;
e) Encaixotando Helena.

Lembrei dele porque últimamente venho às voltas com temas sobre inclusão social, desrespeitos a cadeirantes e pessoas com deficiências e outros temas dessa importância. No filme, um mécio apaixonado por uma mulher lhe amputa os membros inferiores e superiores para torná-la cativa de seus desejos.

O argumento é péssimo, o roteiro e o elenco não são diferentes.  Um filme que deveria ser esquecido, mas subitamente me lembrei dele...arghhhhh

Muito cuidado!


Outro dia lá estava eu almoçando quando chamou minha atenção a conversa de duas amigas sobre um fato curioso que está totalmente relacionado com a charge acima.

Uma amiga dizia para a outra que havia comprado um vibrador e outros brinquedinhos eróticos aproveitando o anonimato da internet.

Ocorre que a prenda não chegou no prazo anunciado e, por ser final de ano, acabou se esquecendo da compra que havia feito.

Pois bem, o tempo passou e ela ligou para o SAC da tal loja reclamando pela demora.

Eis que, dois dias depois, a sogra da consumidora em questão chega em sua casa para uma visita informal carregando um pequeno pacote que o porteiro lhe havia entregue. Era, justamente, a entrega atrasada dos dildos e afins que a moça havia comprado.

Até ali, tudo bem, afinal sua sogra não havia aberto o embrulho nem nada e ainda  que fosse bizarro ver a sogra com os apetrechos na mão sem saber do que se tratava, o fato é que não corria risco dela criar algum embaraço.

Porém, antes que a moça tivesse pego a caixa das mãos da sogra, sua filha, uma criança, vendo a avó trazer aquele embrulho e pensando se tratar de algum presente, veio correndo - com aquela espontaneidade infatil - a exigir a abertura do pacote ali mesmo, na frente de todos, deixando a pobre moça numa saia justa daquelas...

Eu fiquei rindo intimamente e logo lembrei daquele ditado: "Urubu quando está infeliz cai de costas e quebra o nariz." rsrsrs

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Delegado x Paraplégico

Hoje um jornal de grande circulação em São Paulo noticiou algo que é apavorante: "Um advogado cadeirante apanhou de um delegado em São José dos Campos (91 km de São Paulo), em briga por estacionamento em vaga pública reservada para pessoas com deficiência."

Se uma autoridade policial bate noutra pessoa indefesa e fisicamente debilitada, imagine o que ele é capaz de fazer com pessoas sem deficiência????

A questão foi a seguinte, segundo a vítima, que é advogado e cadeirante, esta flagrou o delegado em questão (que não tem deficiência alguma senão, talvez, de cunho moral) estacionado na vaga especial, em frente a um cartório de São José, e foi tomar satisfações tendo sido agredido com coronhadas.

O cadeirante afirma que o delegado, ao ser admoestado pelo erro, o chamou de "aleijado filho da puta", mesmo estando estacionado em vaga exclusiva de deficientes...E como se não bastasse o desrespeito verbal, a descompostura profissional e a falta de urbanidade, referido delegado seguiu além: partiu para a ofensa física. Com sua arma de fogo em punho, desferiu-lhe coronhadas, bateu em seu rosto com a ponta da arma até ferí-lo. Tanto assim que o cadeirante mostrou à reportagem da Folha uma camiseta com manchas de sangue, que diz ser consequência da agressão, sendo respaldado por uma funcionária do cartório que também diz que viu o cadeirante sangrando após a briga.

O OUTRO LADO
Já o defensor do delegado diz que ele é que foi "intimidado" e que estava parado na vaga especial porque sua mulher está grávida (GRAVIDEZ É DEFICIÊNCIA FÍSICA??????) e negou que seu cliente tenha agredido com coronhadas o cadeirante.

Segundo afirmou, o delegado só deu "dois tapas" (como se isso fosse pouca coisa) porque, na sua versão aparentemente risível, os "dois tapas" desferidos contra o cadeirante só se deram após  ser xingado e receber uma cusparada na cara!!!!

Afinal, como disse ele, "esse cadeirante procurou o confronto."

Asseverou: "Ele [delegado] não entendeu o que estava acontecendo. Desceu do carro e o cara veio com a cadeira de rodas para cima dele. [Morandini] cuspiu de novo e o xingou, então ele [delegado] pegou e deu dois tapas no cara."

CONCLUSÃO
Alguns absurdos se depreendem da tosca defesa do delegado em questão:
a) Ele, uma autoridade policial com competência para dar voz de prisão a alguém que o ofenda (cusparada é uma contravenção penal conhecida por "vias de fato"), preferiu esbofetear a pessoa ao agir em conformidade com a lei e com a postura que se exige de alguém investido em tal cargo;
b) Ele, um sujeito fisicamente íntegro e portando arma de fogo, sentiu-se afrontado e temeroso por um cadeirante desarmado. Logo ou é covarde, ou é destemperado ou é mentiroso e nessas duas circunstâncias não poderia, jamais, estar investido num cargo de tamanha relevância;
c) A distância de altura entre uma pessoa (que não seja anã) comum e um cadeirante já bastaria para que uma cusparada dada por este último não atingisse a cara do primeiro senão em caso daquele ser campeão de cuspe a distância tornando inverrosímil a "desculpa" esfarrapada dada pelo covarde delegado.

Em que mundo estamos??? Noutras épocas as "autoridades" faziam e aconteciam mas, sempre, na surdina, veladamente, preservando, ao menos, a postura pública que seu cargo exigisse! Mas hoje o Brasil está vivendo uma crise moral histórica em que autoridades "pintam e bordam" à luz do dia, sem medo de serem punidos e sem o mínimo pudor de que sua atitude seja - além de ilegal - imoral.
Sob nenhum ângulo que se olhe, aquele delegado agiu bem: em momento algum ele (delegado) nega ter estacionado seu veículo em vaga que lhe é vedada, admite o mínimo de violência despropositada e dá como justificativa para seu destempero uma atitude afrontosa do "cadeirante", atitude essa que, ainda que fosse verdadeira e ofensiva, não daria sustentáculo ao mínimo de violência perpetrada.

Eu não sou um fã de Gandhi mas nem por isso deixo de admitir que ele foi uma pessoa de inteligência e de caráter incomuns. Por isso cito aqui uma frase a ele atribuída e que me parece que cai como uma luva neste caso:

"A não-violência e a covardia não combinam. Posso imaginar um homem armado até os dentes que no fundo é um covarde. A posse de armas insinua um elemento de medo, se não mesmo de covardia. Mas a verdadeira não-violência é uma impossibilidade sem a posse de um destemor inflexível."




Simone de Beauvoir e Pedofilia

Simone fotografada por seu amante norteamericano
Dia desses eu vi uma mulher portando um livro "A VELHICE" e resolvi abordá-la para saber, exatamente, do que tratava a obra. Se era um romance ou uma obra acadêmica.

Ela me disse que o tal livro era uma obra da Simone de Beauvoir abordando a mudança de tratamento dispénsado pela sociedade aos anciões ao longo dos tempos até aquele momento em que o livro foi editado.

Mas o interessante foi a revelação de que a escritora, conhecida por ser filósofa existencialista, liberal, bissexual e companheira de Sartre, era - também - pedófila.

Se é verdade, ainda não sei e vou procurar saber, mas se for ficarei pasmado pela ausência de informações públicas a esse respeito.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Escolhas erradas

Cena de Besouro
"Lula - O Filho do Brasil", filme escolhido para representar nosso país no OSCAR de melhor filme estrangeiro naufragou e, com muita razão, não estará entre os finalistas para a premiação. Novamente eu agradeço aos deuses, quem sabe esse povo que vive fazendo péssimas escolhas possa aprender com os sucessivos erros.


Cena do filme "A Deriva"


Ótimas produções têm sido feitas no Brasil: "Tropa de Elite 2",  "Besouro" e "À Deriva" servem de exemplo de produções que tratam de temáticas diferentes, com elenco excelente, atuações impecáveis e belas fotografias que mereciam alguma atenção.


Cena de "Tropa de Elite 2"

Vamos continuar deixando nossos irmãos argentinos levar premios enquanto nós ficamos aqui, comendo poeira...


Cena de "Lula - O Filho do Brasil"

Seguro Viagem

Neste fim de ano fiz uma viagem para o Chile. A idéia era conhecer o Atacama e depois Santiago.

Pois bem: tive uma intoxicação alimentar no primeiro dia de minha estadia no Chile.

Imaginem só: lá estava eu, no Atacama, após horas e horas de viagem, sem atendimento médico adequado, com diarréia e dores abdominais intensas. Cheguei a ficar desidratado, lábios rachados e com uma infecção enorme que destruiu toda a viagem.

Fui hospitalizado e recebi alta médica meio dia antes de viajar de volta para o Brasil.

Acabei descobrindo 03 coisas muito importantes sobre viagens:
a) tenha sempre um seguro viagem - foi ele que bancou os mais de US$ 7.500,00 de gastos hospitalares;
b) escolha sempre bons hotéis para se hospedar, afinal, mesmo quando não se está hospitalizado, em caso de urgência ou de impedimentos de cumprir passeios, o hotel será um local bom para se divertir e se descanasar, além de ajudar com apoios de toda ordem;
c) nunca se descuide com alimentação. Mesmo tendo ido ao melhor restaurante do Atacama, mesmo nunca tendo ouvido histórias sobre intoxicação alimentar por lá, mesmo ouvindo que o Chile é o país mais desenvolvido da região sul, a verdade é nesse melhor restaurante eu e minha mulher fomos infectados pela má higiene local e que muitas outras pessoas foram intoxicadas por lá, como viemos a saber nos hospitais. Disso ninguém fala. Aliás, eu nunca fiquei intoxicado em nenhuma viagem (mesmo em bibocas por onde já comi e dormi) aqui no Brasil ou na Argentina. E depois brasileiro ainda fala mal do país...

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

No que creem os que não creem

Outro dia eu vi "Nosso Lar", filme baseado numa obra psicografada por Chico Xavier e de autoria de André Luiz, um espírito de um médico.

Uma  obra cinematográfica muito bem produzida e esmerada que, para mim, mereceu ser vista apenas pelo ato de prestigiar-se o bom trabalho daqueles que nele se envolveram.

Eu fico pasmado diante da certeza de que há pessoas que acreditam naquilo mas, como crenças são crenças,  assisti como quem asstisse a um filme de ficção científica (afinal é quase isso, já que com elementos futuristas mas que de ciência não tem nada).

Assisti também "A Caminho de Kandahar" e "Henrique IV - O grande Rei da França".


Esses últimos dois filmes tratam de religião, política, poder, manipulação e miséria humana. Tudo de um modo mais cru como a vida costuma ser. Sem floreios, sem ficções e sem discrepâncias.

Se eu já não tivesse deixado de ser cristão eu o deixaria de ser depois de ver tais filmes.

Pois bem, há um livro, "No que creem os que não creem", que traz debates acalorados entre ateus e cristãos sobre o que, afinal, guia a vida de um ateu já que não são preceitos religiosos.

O livro é um apanhado de cartas trocadas entre filósofos, escritores e religiosos italianos.

Um deles, ateu, numa dada passagem diz que baseia sua vida em valores éticos de respeito ao próximo.

De uma coisa eu estou certo: não é preciso ter crença religiosa para saber que isso é, sem dúvida, o melhor caminho a seguir quando também se espera respeito em troca.

Mas infelizmente não é esse o exemplo dado pelos líderes religiosos ao longo da história da humanidade.

Eu não sou ateu, mas no final das contas é preferível o ateísmo ao triste discurso vazio de religiosos.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ambientalismo x Cinismo

A Coreia do Sul abateu mais de 1 milhão de animais, principalmente porcos e bovinos, para conter focos de febre aftosa que "ameaçam elevar os preços de carne bovina e suína na quarta economia da Ásia." Preocupação importante essa, de ordem financeira, como se ninguém tivesse condições de comer outa coisa...

A doença que atinge os animais, no entanto, não apresenta perigo para humanos e animais infectados normalmente se recuperam.

A Coreia do Sul havia confirmado apenas 95 de 134 casos suspeitos de febre aftosa em seis províncias, não obstante o número absurdamente elevado de abates para conter os focos da doença. 

O país já abateu 1,1 milhão de animais, ou cerca de 8 por cento do número total de porcos e gado, segundo informou.

Gente, isso é animal que não acaba mais!

Dá para imaginar o tanto de gente que esses animais poderiam alimentar? E onde está o PETA (People for Ethical Treatment of Animals) nessas horas?

E a matança de baleias na Ilha Faroe na Dinamarca? Alguém já viu alguma cena a respeito?

Para os que nunca viram segue um vídeo:



Repugnante!!! Grotesco...use a palavra que vc quiser.


Mas há países como Noruega e Japão que abatem outras milhares de baleias por ano.

A opinião pública mundial faz o que mesmo a esse respeito? Os ecochatos fazem o que mesmo?

De outro lado, o Wikileaks divulgou que a Austrália fez pacto com o Japão para apoiar a caça de baleias em troca de algumas exigências para que a caça não se desse na Antartida.

Justamente a Austrália, que se gaba de ser tão ambientalista, negociando com um país que mata milhares de cetáceos para saciar os caprichos de sua população???

Alguém vai dizer que o país dos cangurús buscou uma saída consensual, uma solução menos desastrosa para essa situação já fora de controle.

Bom, se assim o é, por que também não tentou "intermediar" uma solução menos desastrosa à invasão do Iraque ao invés de dar suporte aos EUA e tirar proveito financeiro disso como o fizeram???

Ou será que matar milhares de pessoas inocentes pode, mas matar baleias, vacas, cordeiros não?

Gente, se animais têm direito à vida (o que é inquestionável) lembremos antes que seres humanos são animais e devemos lutar por "tratamento ético" dessa espécie animal da qual fazemos parte. Se nem isso conseguimos, não conseguiremos poupar outras espécies.

E é exatemente por isso que movimentos ambientalistas escoam ralo abaixo: estão sempre maculados e obstados por interesses velados.
Haja cinismo.

Terapia de casal

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Massagem tântrica e algumas reflexões

Ha tempos li sobre a massagem tântrica quando a vi num episódio do seriado "Sex and the city".

Naquela época a idéia vendida no filme e por aqui mesmo, era de que se tratava de uma forma de manipulação sexual que visava o aumento do prazer, sem conotação de terapia ou cura.

O assunto em questão foi retomado quando um amigo blogueiro trouxe à baila sua experiência com a essa terapia e procurei, novamente, me inteirar do assunto junto ao Centro Metamorfose, local onde se aplica a terapia e se ministra cursos acerca do assunto.  

Achei interessante o conceito terapeutico da massagem que é assim tipificado no site do Centro de Desenvolvimento Integral Metamorfose: "um método revolucionário de expansão da sensibilidade que possibilita uma cura no corpo, na mente e nas emoções. Expansão da sensibilidade porque permite ampliar o espectro de sensações do Lingan e da Yoni, oferecendo uma gama enorme de sensações e prazeres que produzem como resultado um estado místico de supraconsciência."


O site enfatiza que as massagens não são sexuais mas de cura e que têm por objetivo "oferecer um novo caminho de crescimento, expansão e consciência".

Muito bem, dito isso, me pergunto: será que - diante desse conceito de terapia - os praticantes da massagem tântrica estão mesmo completamente despojados dos valores ocidentais de sexualidade a ponto de encarar a atividade, de fato, como terapia?

Afinal, a tamanha naturalidade de um processo qualquer de cura (como se dá com outras modalidades de mssagens terapeuticas ou como se dá em áreas de cuidados com a saúde) tornam seus profissionais efetivamente capazes de perpetrar os procedimentos respectivos em seus filhos e filhas, netos, mãe e pai e por aí vai, inclusive em pessoas do mesmo sexo.

Será que os praticantes de massagem tântrica também estariam prontos para aplicar as técnicas de cura que alardeiam em seus entes mais próximos?

Soube da existência de mãe e filha que são terapeuticas e aplicam-se mutuamente a massagem tântrica. Está aí uma demonstração de que elas podem, de fato, encarar a questão do modo como apregoam.

Mas seriam elas exceção? Minha dúvida é sincera diante de minha plena ignorância quanto ao modo como os praticantes, de fato, encaram a questão.

A vida em duas rodas

Nesta semana eu tive a experiência de rodar todos os dias para lá e para cá em duas rodas e esse é o transporte realmente útil na cidade de São Paulo.

Enquanto eu normalmente faço 9 km em no mínimo 20 minutos no trecho "residência x trabalho" nesta época de férias, venho notando que meu gasto não passa de 10 minutos em duas rodas e faz em torno de 30km por litro de gasolina.

Quando me refiro a duas rodas estou tratando de scooter e não de moto. As vantagens são inúmeras da scooter sobre a moto num trecho urbano.

Desde a apresentação (que é melhor) até o conforto e comodidade de não ter que me preocupar com troca de marchas (elas são automáticas, o que poupa os sapatos de quem se traja socialmente) ou manchar a roupa com as sujeiras das ruas em função do escudo frontal e do pequeno assoalho que a scooter tem e que motos não têm.  Tudo isso somado a uma posição de pilotar que permite ir e voltar elegante, sem esgarçar a calça ou amaçar o blazer e ao fato de que se estaciona em qualquer cantinho sem ter que se preocupar com furtos já que scooters são muito pouco ou nada visadas por assaltantes.

São Paulo deveria dar mais ênfase a esse tipo de transporte individual já que não consegue prover a população de um transporte público amplo, rápido, decente, barato e confiável.

E existem scooters para todos os gostos e bolsos. Existem scooters de 50cc até 600cc (desde 300cc são chamadas de maxi scooters). Existem, ainda, as elétricas que nada poulem.

Para os que não precisam se preocupar com as aparências:


Para os executivos que precisam ter espaço para carregar apetrechos de trabalho e apresentar elegância:


Para os que preferem as modelos retrô e tendem a mostrar estilo:

E há, ainda, as elétricas ou hibridas:


No geral, gasta-se menos com uma scooter do que o custo do transporte público. Com o equivalente ao vale transporte se pode pagar a parcela de uma nova e ainda pagar o "ir e vir" com o gasto baixo de combustível (se for elétrica a economia é ainda maior e a poluição será zero).

Não é a toa que mais e mais pessoas andam de scooter em Sampa.

Mas o problema são os dias de chuva...

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Palavras de Krishnamurti

"O que quer dizer com virtude? Com virtude quer referir-se a um contraste ao vício? Isto é, chama à coragem, à bravura, uma virtude em contraste com o medo? Em primeiro lugar, tem-se medo, e você acha que tem que desenvolver a ideia de coragem, e portanto procura a coragem; isto é, está fugir do medo, e a este processo de fugir de medo chama-lhe bravura, coragem, que se torna virtude. Para mim, um homem que procura a virtude já não é virtuoso; ao passo que, se começar a descobrir o que causa o medo, não a encobri-lo pela ideia do que você pensa que é a coragem, mas tentar descobrir qual é a causa fundamental do medo, então nessa descoberta da causa você não é nem corajoso nem temeroso, está livre de ambos os opostos.

Afinal, a virtude é apenas o resultado de um falso meio, não é? Para resistir ao meio, vocês têm que ter, hoje em dia, um grande carácter. Pelo menos é a isso que chamam carácter. Isto é, a sociedade criou, ou antes nós ajudamos a criar uma sociedade na qual ser não-possessivo é considerado uma grande virtude. Não é? Estabelecemos uma sociedade onde a possessividade indica uma luta constante com o próximo, consciente ou inconscientemente, uma batalha constante, assertividade, um contínuo eliminar de outros; e chamam a um homem que não quer fazer isso virtuoso, nobre. Para mim isso nada tem a ver com nobreza ou virtude. Se o meio for alterado, se as condições sociais forem alteradas, então ser possessivo ou não-possessivo é a mesma coisa, então não chamam á possessividade nem uma virtude nem uma coisa má. Ao passo que, tal como a sociedade está constituída, afastar-se destes falsos padrões é considerado ou uma virtude ou um pecado. Mas se começarmos a alterar o meio em a mente e o coração estão presos, então toda esta ideia de virtude e pecado têm um significado totalmente diferente; porque, para mim, a virtude não é para ser procurada, para ser obtida, para ser possuída, ou o pecado para ser execrado ou para se fugir dele – seja o que for que signifique pecado.

Portanto para mim, viver naturalmente exige muita inteligência, não uma vida brutal, selvagem, irreflectida, uma vida primitiva – não me refiro a isso quando uso a palavra “naturalmente”. Só podem viver uma vida natural, plena, espontânea, criativa, inteligente quando compreenderem os falsos padrões e os verdadeiros padrões da sociedade e se tiverem separado deles porque compreenderam o seu significado; em consequência, já não estão limitados por esta procura do oposto a que chamamos virtude.

Colocando a questão com brevidade, quando têm medo procuram coragem, e chamamos a essa coragem virtude; mas, realmente, o que estão a fazer? Estão a fugir do medo. Estão a tentar encobrir o medo com uma ideia a que chamam coragem, mas o medo continuará a existir e a mostrar-se em diferentes formas; ao passo que, se tentarem descobrir qual é a causa fundamental do medo, então a mente não é aprisionada no conflito dos opostos."



terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Incongruência

Aí está a famosa e talentosa cantora Amy Winehouse em mais uma aparição polêmica, desta vez aqui no Brasil.

Cara de chapada e seios a mostra, como é de seu feitio.

Isso não me incomoda. Afinal é a "atitude" rock´n roll que vemos em tantos astros do "show business", inclusive membros dos Beatles.

O que me incomoda é tantos fãs pagando para ver a moça enquanto, por outro lado, as mesmas pessoas metem o pau nos usuários de drogas em geral e viciados em particular.

O mundo ocidental, especialmente, contribui para o consumo de drogas. Os estímulos são os mais diversos possíveis: desde a festinha em família regada à alcool até mesmo essa incrível gama de fãs que os "bad boys" e "bad girls" angariam ao longo de sua carreira (não me referi à de cocaína...rsrsrs).

As pessoas tendem a adotar comportamentos e mantê-los sempre que estimulados a isso pelo grupo social ao qual pertencem. E paparicar viciados me parece um bom caminho para que as pessoas se indaguem: "se ele pode, por que eu não posso?", "se gostam dele, por que não iriam gostar de mim?".

Se esses são os valores que plantamos, não podemos atirar pedras (menos ainda as de crack...) em que é viciado ou apenas faz uso recreativo de drogas sem incorrer no vício.

Tenho para mim que vício é doença e como tal deve ser tratada não recriminada.

É por essa e por outras que considero validas as iniciativas de discutir a destipificação dos crimes de uso e porte de drogas além de iniciativas que conduzam ao controle do Estado sobre as vendas de drogas hoje consideradas ilícitas.

Não gosto do Mercadante e nem do PT mas ele começou o ano com o pé direito nessa questão.



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Erotismo, diversidade e inclusão social

Muito blábláblá e pouca atitude.

Atriz Pornô e cantora Bridget Powers, anã.
Quando falamos de inclusão social pensamos em trazer ao "mundo real" pessoas que por suas características sociais, culturais, físicas ou sexuais não gozam de acesso às potencialidades do mundo ao qual pertencemos.

Inclusão social nada mais é do que o ato de criar meios de acesso ao estudo, ao lazer, ao trabalho, ao transporte, a cultura, à habitação, aos cuidados com a saúde e, porque não, à sexualidade a todos os cidadãos independentemente de suas limitações e com a autonomia que todo ser humano quer ter.

Estamos falando de respeito à diversidade e à dignidade humanas.

Mas, todavia, contudo, porém, não obstante...o que, de fato, fazemos para tornar efetivo esse acesso irrestrito, esse respeito à diversidade, essa atenção à dignidade????

O que as mentes pensantes conseguem de efetivo e relevante trazer ao cenário da cidadania e da política neste nosso País????? Nada!

Todo mundo tem acesso acesso irrestrito às praias? Não!
Todo mundo tem acesso irrestrito à saúde, à cultura, ao lazer? Não!
As ruas e calçadas estão preparadas para a liberdade de ir e vir de deficientes físicos? Não!
Pessoas foras do padrão como gordinhos, cadeirantes, cegos ou amputados não têm ambientes já preparados para recebê-los. Idem para os mais altos.

Até igrejas não estão adaptadas para receber a diversidade, mesmo porque tolerância é palavra que nem sempre é lembrada por religiosos e fiéis.

Agora, por outro lado, curiosamente a indústria da diversão adulta sexual está sempre atenta às necessidades humanas e, curiosamente, é das que mais respeita a diversidade humana e, mesmo assim, sempre é alvo de criticas em geral (algumas críticas fundamentadas e outras nem tanto).

Atriz Pornô "Super Star XXX" que tem 32a e pesa 180kg
Há filmes pornôs para todos os gostos: para os homossexuais,  heterossexuais, bissexuais; para quem gosta de negros, brancos, amarelos e vermelhos; para quem gosta de magros, malhados ou gordinhos; para pessoas comuns e para quem gosta de sexo mais rústico ou de pessoas fora de padrões estéticos vigentes, para quem gosta de jovens e para quem gosta de gente mais velha.

Como o caso da atriz ao lado. Bizarra para alguns, atraente para outros. Tanto assim que ontem, na UOL e em outros meios de comunicação, ela foi manchete: há menos de um ano era cabeleireira quando ingressou no mundo dos filmes pornográficos e hoje detém milhares de fãs. Melhorou sua autoestima, sua conta bancária e não fez mal a ninguém.

O mesmo se aplica à anã cuja foto segue mais acima. Virou cult e é atriz pornô...

E a atriz "senhoura" Gretchen.

Claro que assim como a bebida, o cigarro, a gordura, o chocolate, o açucar, o plástico e o combustível, essa indústria multibilionária tem dois lados (o bom e o ruim) e esse ora enfatizado é um lado peculiarmente bom. 

Essa industria não tem preconceitos e se nutre do atendimento à necessidade humana mais básica e instintiva, se pautanto pelo conhecimento de que o ser humano não raramente tem prazeres inconfessáveis os quais sacia silenciosamente entre quatro paredes.

E quanto aos objetos de satisfação solitária para todos os gostos e limitações humanas?


É o caso do "sequeel", pequena engenhoca que as meninas do "SOZINHA OU ACOMPANHADA" descobriram e que se presta a substituir o "cunnilingus" humano:

Fico impressionado como a capacidade humana de pensar no próximo é tão limitada.

Enquanto isso tudo ocorre sob nossos olhares passivos, criticamos avidamente a cultura do erotismo e da pornografia. Apedrejamos publicamente qualquer um que goste de assuntos ligados a sexo, que fale do tema sem falsos pudores e somos hipócritas o suficiente para aceitarmos ver com nossas famílias, em horário nobre, os BBB´s da vida (veja que o deste ano tem muita diversidade: travesti que é transgênero, garotas que se exibiam em sites eróticos, rapazes que fizeram aparições em revistas gays e cujo apelo maior nada mais é do que corpo e sexo). 
Deveríamos seguir o exemplo dos profissionais da indústria do sexo no sentido de fazermos esforços reais para romper preconceitos e dar abertura à diversidade humana e à inclusão social em questões diárias tão ou mais relevantes quanto o sexo.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O que vc acha de ser feito de trouxa???

Em 2004 eu comecei um mestrado em Filosofia do Direito. Terminei os créditos mas, infelizmente, não consegui apresentar a dissertação.

Meu projeto versava sobre "A RESPONSABILIDADE OBJETIVA DOS MEIOS DE COMEUNICAÇÃO POR PROPAGANDA ENAGNOSA" e tinha por finalidade dar um ponta pé inicial numa discussão mais ampla sobre a responsabilização, junto aos consumidores, das empresas que veiculassem publicidade com informações sobre produtos que fossem sabidamente falsas ou que contrariassem o senso comum e científico.

Neste ano de 2010 foi a vez de um desses produtos tomar corpo em venda no mundo a fora.

As pulseiras PowerBalance foram vistas em muitos pulsos em 2010, dos mais famosos aos anônimos e virou mania.

Elas, supostamente, davam um incrível poder de equilíbrio, sendo inclusive usadas, elogiadas e recomendadas por vários esportistas!!!

Tudo isso, contudo, sem nenhuma base científica concreta. Nem mesmo lastro empírico se tinha...

Agora, veio a tona que os efeitos da pulseira eram puro engodo.
Em nota divulgada na Austrália, a empresa afirmou que tudo era balela!

Afirmaram: “Em nossas propagandas, nós afirmamos que os braceletes Power Balance melhoram seu vigor, equilíbrio e flexibilidade. Nós admitimos que não há provas científicas confiáveis que sustentem nossas afirmações, e portanto nós assumimos uma conduta enganosa, em violação da s52 do Trade Practices Act 1974”.

David Beckham foi um dos adeptos da Power Balance e chegou a usar uma em cada pulso em partidas de futebol. Além dele, o ator Robert DeNiro, o ginasta Diego Hipólito, o piloto Rubens Barrichello, o cantor Zeca Pagodinho e o jogador de basquete e garoto propaganda da marca, Shaquille O'Neal, seriam eles todos idotas? Ou co-responsáveis pelo estelionato comercial como garotos propagandas???

Para mim isso serve de lição aos que incautos que vivem desembolsando altas somas para emagrecer, com aparelhos e soluções mirabolantes recomendados por profissionais de diversos segmentos que, na verdade, só estão pensando em seu próprios bolsos.

Serve também para que brasileiros se lembrem: desonestidade, pilantragem e sem-vergonhice existe em todos os cantos do mundo e não só no Brasil.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Uma reflexão para casais separados

Poesia é a estética da reflexão. Por ela podemos abordar a beleza da vida, louvar a utopia, chorar as mazelas do ser e amargar a distopia de viver, com flores e cores que faltam aos filósofos.

E música? É a poesia em movimento!

Segue abaixo um recado para os corações partidos e para os partidores de corações. Quem sabe a luz do ano de 2011 possa acalmar os ânimos dos que se sentem desafortunados e de seus algozes.





DAQUI POR DIANTE

Que angústia desesperada

Minha fé parece cansada
E nada, nada mais me acalma
Você pisou na flor
E esqueceu do espinho
Virou do avesso sem saber
Os nossos sentidos
Até aonde existe o amor
E suportar suas feridas
Até aonde existe a dor
De quem assume esta sina

Viver é um vôo pra felicidade
E a voz da verdade
Nunca fez caridade
E todo dia ao acordar
Eu vou querer saber
Que pedaço é esse que me falta
Que não me deixa esquecer

A dor, o pranto nos olhos
A fúria do seu olhar
Apesar de todo desencanto
Eu não desisto de amar
Não vai haver mais dor pra mim
Daqui por diante vai ter que ser assim
Não vai haver mais dor pra mim
Daqui por diante vai ter que ser assim
Vai ter que ser assim...

Vai ter de ser...

Que angústia desesperada
Minha fé parece cansada
E nada, nada mais me acalma
Viver é um vôo pra felicidade
E a voz da verdade
Nunca fez caridade

E todo dia ao acordar
Eu vou querer saber
Que pedaço é esse que me falta
Que não me deixa esquecer

A dor, o pranto nos olhos
A fúria do seu olhar
Apesar de todo desencanto
Eu não desisto de amar
Não vai haver mais dor pra mim
Daqui por diante vai ter que ser assim
Não vai haver mais dor pra mim
Daqui por diante vai ter que ser assim
Vai ter que ser assim...

Feliz 2011 para todos

Essa música tem cara de renovação....rsrsrs


Não! Nada de nada...
Não! Eu não lamento nada...
Nem o bem que me fizeram
Nem o mal - isso tudo me é igual!

Não, nada de nada...
Não! Eu não lamento nada...
Está pago, varrido, esquecido
Não me importa o passado! (2)


Com minhas lembranças
Acendi o fogo (3)
Minhas mágoas, meus prazeres
Não preciso mais deles!

Varridos os amores
E todos os seus "tremolos" (4)
Varridos para sempre
Recomeço do zero.

 
Não! Nada de nada...
Não! Não lamento nada...!
Nem o bem que me fizeram
Nem o mal, isso tudo me é bem igual!


Não! Nada de nada...
Não! Não lamento nada...
Pois, minha vida, pois, minhas alegrias
Hoje, começam com você!