quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pobre São Paulo, Pobre Paulista

Quem não conhece a música do IRA! eternizada no título acima e que virou quase um hino para os paulistanos?

Pois é, basta abrir os jornais e, não tem jeito, esse título vem à mente de modo quase concomitante.
Todo dia é uma denúncia nova de escândalos envolvendo parlamentares municipais. Não é à toa que há tempos já fazem troça com a expressão "parlamentar" dizendo que deveria se chamar "pra lamentar".
A mais nova envolve o esclarecimento por parte do veredor Ushitaro Kamia cujo site é: http://www.kamia.com.br
O excelentíssimo vereador assume que é proprietário de um imóvel em construção na Serra da Cantareira cujo valor estimado é de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) e vocês poderão ver abaixo a suntuosidade da obra: http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/mp-investiga-a-mansao-de-um-vereador-de-sao-paulo-04023470C8C19326?types=A&
Ushitaro Kamia tem um salário de R$ 9.000,00 (nove mil reais) por mês e nada impede que tenha outros rendimentos que permitam fazer tal construção. Mas a questão é que ele próprio ao ser entrevistado não sabia explicar exatamente o valor de seu imóvel e a origem. Quem de nós, trabalhadores, não sabe explicar como comprou seu carro ou sua casa? E quem de nós sabe fazer tanta grana com o simples suor de seu trabalho?
Enquanto isso, cada um de nós paulistanos continuamos a amargar as mazelas de viver em Sampa sob a batuta de políticos infames.
Vamos ver se vão apresentar ao digníssimo vereador aquele outro nipônico conhecidíssimo: o Sr. TOMARU NOKÚ.

4 comentários:

  1. Entrei no site do cara. Em realizações apenas 6 fotos: poda de árvore em uma rua, canalização parcial de um córrego, o resto é rua asfaltada. Praticamente nada de nada para o tempo que ele está onde está.

    ResponderExcluir
  2. São poucos os que entram para a política visando o bem da comunidade.
    E desses poucos, uma parte ainda acaba por corromper-se.
    Mas enquanto os mortais mais nobre se recusarem a se candidatar até a síndico do prédio onde moram (porque não querem encrenca), nada irá mudar...

    ResponderExcluir
  3. Renato,
    Os grupos de políticos podem ser divididos em 03:
    a) os honestos e que visam um lugar melhor para se viver;
    b) os desonestos e corruptos que só visam seus interesses e, em geral, sua sede por poder;
    c) os "massa de manobra" que só visam seus interesses e, para não perder a mamata, estão sempre ao lado de quem está no poder apoiando-o em tudo. Em geral para estes o poder não é o importante, mas as benesses.

    A maioria de nossos parlamentares fazem parte do grupo "c": uma vez eleitos fazem pouco ou nada e se mantém eleitos porque são simpáticos com muitos e fazem favores a alguns cidadãos. Mas, acima de tudo, se mantém eleitos porque dão a base de sustentação para o governo em exercício ou, na linguagem política, dão apoio à situação. São políticos sem ideologia e, exatamente por isso, nada realizam senão em seu próprio favor.

    Flávio,
    Existem três tipos de corrupção:
    a) idológica;
    b) finalística.

    Há quem mude de ideologia e traia os ideias pelos quais foi eleito. Pilantras do tipo que usam a ideologia como instrumento de conquista de consciências para se eleger e, depois, se alimenta dessa ideologia (ou mude, como comunistas que de uma hora para outra se tornam capitalistas) para proveito próprio.

    O segundo grupo é daqueles que em nome de uma ideologia fazem toda sorte de atrocidadesacreditando que os fins justificam os meios. Não abandonam sua ideologia mesmo diante de inegáveis retrocessos de suas ações em detrimento da comunidade, tal como se vê em determinados países comunistas e, agora, até mesmo em outros capitalistas.

    Mas no Brasil, o duro mesmo, é que ninguém tem ideologia. Não se acredita que para melhor se defender o bem do indivíduo é preciso melhor assegurar o bem da comunidade. O brasileiro é politicamente preguiçoso e negligente com seus próprios interesses.

    Essa negligência, inclusive, é generalisada e não se restringe a interesses políticos. Brasileiro parece não dar valor ao dinheiro. Pouca gente acompanha de perto sua conta corrente na medida em que pouca gente checa item a item de sua movimentação bancária exposta em seu extrato. Já notou isso? O mesmo se dá quando o assunto é prestação de contas condominal. Já viu alguém prestar atenção nisso? E as atrocidades que são lançadas em sua conta de telefone? O cidadão só vai notar quando é abusurdo, senã passa batido.

    ResponderExcluir
  4. Vamos ver se, finalmente, eu consigo postar aqui. Abri até um blog para mim, chamado órfão de filho (quem me conhece vai achar a minha cara...).

    Mas, quanto ao assunto em questão, Kamia é um político que tem um certo tempo na zona norte. E, infelizmente, não é dos piores. Não porque tenha realizado muitas, ou mesmo poucas, coisas boas, mas simplesmente porque há gradações no Mal e neste sentido temos campeões, como W. M., Car. A., Salim C...
    Há gradações no Mal. Mas, como fez o prefeito Rrudolph Giuliani, em Nova York, temos de ter tolerância zero.
    Não ao "rouba mas faz", sim ao honesto que faz. Até porque terá mais dinheiro para fazer...

    ResponderExcluir