segunda-feira, 9 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO SE FAZ COM ATITUDE E NÃO COM COMPLACÊNCIA

"Malleus Maleficarum" era o livro usado pela Santa Sé para perseguir e eliminar mulheres livres e "libertinas" que, na acepção católica, eram instrumentos do demônio. E a Santa Inquisição tinha o poder de torturar e eliminar essas mulheres que, pela luxúria, induziam a humanidade ao pecado.  Noutras palavras, ser livre ou libertina, agir com o direito que a natureza deu a todos nós era, para a mulher, sua sentença de morte.


Saindo desse passado distante, quem nunca ouviu falar da "legítima defesa da honra"? Tese jurídica que até os anos 70 era usada para justificar e absolver maridos que assassinaram sua mulheres consideradas, por eles, como ofensoras dos princípios éticos, da dignidade familiar e da moralidade. Noutras palavras: o marido, quase sempre frustrado pelo grau de liberdade de sua mulher, a penalizava com a morte e a sociedade o absolvia por entender que ele nada mais fez do que reagir em defesa do ambiente social e familiar.

Pois bem, no dia 22/10 uma aluna foi humilhada e rechaçada por uma multidão de outros alunos por estar trajando um vestido que muitos consideraram curto demais ou inadequado para o ambiente de faculdade. A moça foi ofendida com palavras chulas e teve que sair escoltada com policiais porque aquele bando de gente grotesca e não civilizada simplesmente não conseguia conter sua fúria.

Em pleno século 21, num Brasil que luta contra a discriminação de gêneros, o palco da barbárie estudantil foi a UNIBAN que uma breve sindicância expulsou a aluna porque a mesma teria ofendido "os princípios éticos, a dignidade acadêmica e a moralidade" e que "resultou numa reação coletiva de defesa do ambiente escolar".

Para quem quiser ver o vestido da discórdia ou ler a nota divulgada pela UNIBAN, seguem os links:

Consta que na data de hoje a reiotria, diante das manifestações de desaprovação de vários segmentos do governo e da sociedade, revogou a medida de expulsão.

De qualquer sorte não deixa de ser emblemático que os verdadeiros ofensores de princípios éticos, da dignidade acadêmida e da moralidade, ou seja, os demais alunos que deram início à balburdia foram objeto da complacência a que alude o título deste tópico que, aliás, é o título da nota divulgada sexta-feira dia 06/11/2009 pela UNIBAN.

Não é à toa que o Brasil passa por um crise educacional profunda. O que se pode esperar de formandos que recebem de uma instituição de ensino um exemplo desses?

Não se pode permitir a inversão de valores e a subversão de princípios constitucionais. Onde já se viu em nome da ética e da moral (como se houvesse uma só ética ou uma só moral num mesmo grupo social) punir quem exerceu sua liberdade individual de ir e vir e livremente se expressar (e a maneira de se vestir é, a par de iconográfica, a forma das pessoas se auto afirmarem junto aos seus pares, ou seja, uma forma lícita de expressão). Pior: restaram premiados os comportamentos de fato ofensivos à lei. Isto é, aqueles que ofenderam as liberdades individuais da garota ainda, em tese, podem ter cometido delitos, tais como: injúria, calúnia e difamação, e permanecem ilesos. Isso faz sentido?

Voltar atrás na decisão de expusar a aluna não basta! É preciso punir com rigor todos aqueles que participaram da baderna e afastar os autores da decisão revogada porquanto fica claro que precisam aprender um pouco mais sobre cidadania e educação.

Afinal, como eles próprios disseram:

"EDUCAÇÃO SE FAZ COM ATITUDE E NÃO COM COMPLACÊNCIA"

4 comentários:

  1. Tá lá, garoto ... é que eu tinha apertado o "publicar" sem querer ...
    A postagem do Arguta vale como comentário da sua.
    Abraço ... bom tê-lo de volta.

    ResponderExcluir
  2. Flávio, interessante a ponderação sobre a generosidade da moça...rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. QUE PENA QUE ESTES ESTUDANTE NÃO SABIAM NADA SOBRE A INQUISIÇÃO. E DÚVIDO QUE QUEIRAM SABER ....A INTOLERÂNCIA VERIFICADA NESTE EPSÓDIO E, OUTROS RELACIONADOS( QUE VEIO A TONA AGORA ) É ASSUSTADOR ,POIS SÃO ESTES JOVENS INTOLERANTES , DESPREPARADOS E INCULTOS QUE IRAM DOMINAR NOS PRÓXIMOS SÉCULOS. ENTENDEM TUDO DE INTERNET, MAS , O QUE SABEM DO SER HUMANO?? QUE GERAÇÃO É ESTÁ?

    ResponderExcluir
  4. Falta de informação para um título tão sério!
    fecha na mancada!!!

    ResponderExcluir