segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Schadenfreude


A palavra "Schadenfreude" é um termo germânico, sem tradução em português, cunhado para designar a sensação mórbida de felicidade e satisfação que algumas pessoas têm quando se deparam com o infortúnio alheio.

Nem todo mundo admite esse sentimento, mesmo porque é muitas vezes baixo, mesquinho ou até mesmo cruel, mas é comum sentirmos prazer com a desgraça de alguém. Esse sentimento inconfessável e até mesmo politicamente incorreto parece ter sido identificado recentemente por neurocientistas numa região bem delimitada do cérebro: quando se tem tal sensação há muita atividade neurológica naquela dada região.

Pois bem, a minha deve estar numa atividade intensa: numa semana morre Celso Pita, noutra semana Paulo Maluf e outros são condenados por desvio de verbas públicas na construção do Túnel Ayrton Senna e agora explode o escândalo dos mensaleiros de Brasília em que o próprio Governador do DF, José Roberto Arruda, foi flagrado recebendo dinheiro sujo e pode ser expulso de seu partido e cassado de seu cargo.

Fico mesmo satisfeito ao ver essa gente se dando mal.

2 comentários:

  1. Marcao,

    Lendo rapidamente a parte do Pitta ...e depois Maluf, tive a sensaçao de que o segundo também teria ido, e...Schadenfreude!
    Mas durou menos de uma fraçao de segundos.

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Rsss.... Pensei o mesmo que o colega R. Teixeira... mas vi que a que faltou apenas a vírgula. Não que deseje a morte de ninguém, mas confesso, pequei.
    Abraços

    ResponderExcluir