terça-feira, 1 de dezembro de 2009

E a culpa é dos jovens?

Vez por outra ouço pessoas bradando em alto e bom som contra os comportamentos dos "jovens de hoje". Culpam as mazelas do dia a dia pelo mal comportamento desses jovens (seja lá quem são eles) que "perderam os limites", não estão mais sintonizados com os "valores e princípios" do passado, não respeitam os mais velhos e etc...

Muito bem, quanto mais eu olho para o mundo menos culpa eu posso ver "nos jovens de hoje". Seus valores e seus princípios são aqueles plantados pelos jovens de "ontem" e que são os velhos de hoje.

Os jovens são educados e influenciados pelos mais velhos. Desde os exemplos que têm em casa até a educação escolar, são os mais velhos que educam e influenciam os jovens. E os dirigentes das instituições privadas e públicas? Não são jovens no comando! Os políticos e governantes não são jovens, como não são jovens os juízes, os delegados, os médicos, os professores, os jornalistas, os diretores de TV, os banqueiros, os produtores musicais e todos aqueles responsáveis por construir nossa sociedade.

Claro que quando me refiro a jovens estou usando da idéia plantada no senso comum de que jovem é aquela pessoa que está inserida na adolescência e no início da fase adulta. Aquela mesma faixa etária identificada pelo IBGE como sendo dos 15 aos 24 anos de idade.

A culpa por um Brasil conturbado, como está o nosso, jamais poderia ser atribuída ao jovem que, de uns tempos para cá, vem se tornando minoria. O país envelhece num ritmo curioso: decresce cada vez mais a taxa de natalidade, aumenta a taxa de mortalidade entre jovens e cada vez mais cresce a expectativa de vida entre os mais velhos.

Acredita-se que nesse ritmo o Brasil terá em 2050, de sua população total, 13,15%  de jovens contra e 22,71% da população mais velha, sendo que a média etária da população será em torno de 46,50 anos.

Ainda há tempo para que gente da minha geração (tenho 40 anos) se concientize de que nós seremos os velhos do futuro e temos o dever de dar o exemplo para os jovens de hoje e de amanhã seguirem. Somos nós que formamos os vindouros e somos nós os responsáveis por um amanhã melhor. Os jovens do amanhã serão fruto de nossa consciência diante da vida, serão apenas o resultado daquilo que plantarmos, como os jovens de hoje são o resultado do que plantaram anteriormente.

2 comentários:

  1. Concordo com vc em gênero, número e grau.
    Colocar a culpa no presente ( nossos jovens) é realmente ignorar o passado e se há um presente, um agora, é porque houve um ontem e esse ontem foi detonado por nossos ideias mal acabdos e abandonados pela covardia ou pela preguiça. Como digo ao meu filho: " Nossos heróis estão mortos"!
    É preciso que cada um seja seu próprio herói e faça de sua vida uma forma de melhorar o que tanto reclama no outro, no mundo e até mesmo em seus próprios filhos.
    Nosso jovens estão perdidos, porque lá atrás não acendemos as luzes ! Porque lá atrás não fomos bússola tantas vezes pedidas, por eles mesmos.

    Sei lá eu, mas como ativista tenho que manter( para não enlouquecer) a esperança e como mãe, faço o mesmo: acredito que tudo pode ser melhor!

    É isso ai....falei muito....rs

    Cris Animal...........

    ResponderExcluir