quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O ser humano: nem mau, nem bom, apenas humano.

No passado - como ainda hoje - acreditava-se que o ser humano é a grande obra de Deus. Criado à sua imagem e semelhança, o ser humano seria a criatura preferida do criador, seu filho e o eleito entre os demais seres para representar a grandeza do Senhor.

A par dessa visão existe outra: a de que o ser humano é a desgraça do mundo. Um predador implacável que a tudo submete ao seu desígnio e destrói tudo ao seu redor. Tanto assim que agora está sofrendo a fúria implcável da natureza e só ele poderá frear os efeitos da destruição que encampou.

Todas as visões acima são antropocêntricas. A primeira porque crê que o homem seja uma maravilha que, de fato, não é (e sobram argumentos contra o ser humano) a segunda porque crê no homem como se ele estivesse fora da natureza e com poderes para criar e destruir quando, na verdade, ele está dentro da natureza e a ela submetido, respondendo e agindo pelas leis da natureza, sem livre arbítrio, sem controle sobre os desdobramentos de seus atos e, sobretudo, adotando posturas aparentemente guiadas pela inteligência. Digo aparentemente porque acredito que o ser humano, tal como outro animal qualquer, age por instinto e por sua natureza mas com um refinamento tal que tem aparência e roupagem de atitude consciente e guiada pelo intelecto. A doutrina intitulada "determinismo" explica bem isso.

De qualquer modo como explicar o fato de que o ser humano, capaz de atos de bravura, devoção, desprendimento e amor ao próximo seja capaz de covardias e crueldades como aquela que se vê no link a seguir? (http://cosmo.uol.com.br/noticia/47589/2010-02-24/pit-bull-e-puxado-porbr-moto-ate-morrer-exausto.html)

A explicação é que o ser humano pode ser tão bom quanto mau, pode ser tão elevado como rasteiro, tão generoso quanto cruel, porque assim é sua natureza: nem bom, nem mau, apenas humano!

2 comentários:

  1. Falou e disse ... bem e mal são abstrações conceituais que não dão conta de explicar a natureza humana.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano é o que é!

    A crueldade é demais neste caso. Cadê a racionalidade do homem que se considera tão superior.

    Para mim o sujeito deveria sofrer a mesma punição que o animal. Será que ele consegueria sobrevir?

    Fico tbem indignada porque as pessoas não fazem nada! Olham uma crueldade desta e não se mexem. O momento que o motoqueiro parou deveria ter sido impedido de qq forma.

    é um absurdo é chocante!

    ResponderExcluir