quarta-feira, 18 de novembro de 2009

REPENSAR E REDUZIR

Hoje li que a DDB de Berlim instalou um programa, em todos os computadores da empresa, que visa diminuir o número de impressões de emails. Cada vez que alguém clica em imprimir a seta do mouse vira uma motosserra, com barulho e tudo. Se mesmo assim o usuário confirmar a impressão o som passa a ser de uma árvore sendo derrubada, mas caso desista de imprimir, os passarinhos cantam. Disseram que depois de 3 meses, a empresa reduziu em 12% o consumo de papel.

Imaginem se tivessemos a mesma oportunidade de repensar antes de gerar desperdício, estes 12% poderia significar muito. Imagine se ao ligar o carro pudessemos ver o quanto estamos contribuindo para a emissão de gases, ou se ao descartamos material reciclável em lixo comum enxergássemos o que é possível ser feito com estes materiais e que pessoas vivem deles, ou se ao jogarmos uma simples bituca (ou guimba) na rua pudessemos acompanhar o caminho e o destino final dela. Com certeza nesses poucos segundos muitos destas práticas poderiam ser mudadas.

Tenho esperança de que muito vai mudar, e que atos como este da DDB, talvez visto como uma brincadeira por alguns, possam contribuir para que novas idéias contribuam para mudanças de hábitos importantes para o planeta.

Esta música de Michael Jackson não virou hit, talvez porque haviam temas mais importantes para o país dos idealizadores na ocasião, temas que vendiam mais e não davam margem a culpas. Quero crer que o país deste afrodescendentenegrobranco hoje está caminhando para mudanças ... já é um grande passo.



4 comentários:

  1. Oi, "vi" vc no Arguta e resolvi andar até aqui. Surpresa boa com esse post!
    Sempre é acalento na alma pensar que mais e mais pessoas estão caminhando ou pelo menos tentando caminhar na mesma via que vc.

    Não faz nada aquele que acha que o mínimo é nada! O mínimo somado a outras pequenas porções podem fazer a revolução que o planeta necessita de forma tão urgente e vital.
    Se cada um de nós olhar além de...ah, vamos mesmo que seja difícil, manter a esperança no coração.

    Beijo pra vc e... seguindo sua esperança!

    Cris Animal

    ResponderExcluir
  2. Assisti há umas semanas.... triste. E pensar que minha avó já falava em preservação, respeito à natureza, economia de água. E eu pensava que ela era muito ´pão dura, exagerada. Exagerados somos nós!Evolução nem sempre se dá em parceria com o bom senso, o racional.O que resta? Alguma esperança de que ainda sobre algum planeta. Let's keep trying!

    ResponderExcluir
  3. Cris e Wau,

    Sejam bem-vindas!
    É muito bom saber que mais pessoas estão interessadas no tema.
    Então ai vai uma dica: se quiserem saber o quão responsáveis vocês são pela emissão de CO2, vejam este site: http://www.keyassociados.com.br/pt-br/calculadora_carbono.php

    Saludos!
    PS: Voltem a comentar.

    ResponderExcluir
  4. Cris e Wau, obrigado pela visita! Gostaria de vê-los por aqui novamente. Eu e Renato vamos buscar manter assiduídade nas postagens. Uma promessa velha mas...melhor morrer tentando a desistir.
    Bjs a todos.

    ResponderExcluir