quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vc sabe o que é "meme"?

Vivendo e aprendendo...

Tenho visto muito ultimamente a expressão "meme" para designar pequenos questionários que circulam pela net com questões culturais e de costumes que internautas respondem publicamente.

Mas, afinal, o que é MEME ?

Diretamente da Wikipédia:
"Um meme, termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller O Gene Egoísta, é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.

Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da "linguagem como vírus", afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos.

Ainda que tal possa surpreender alguns defensores da memética, conceitos similares ao de meme antecedem em muito a proposta de Dawkins, ocorrendo por exemplo no ensino Sufi, segundo o qual os Muwakkals são considerados como entes autônomos e elementares que constroem o pensamento humano."

Uma coisa interessante é que a memética explica, por exemplo, o chamado "verme de orelha" (aquela música ou refrão que mesmo quando não gostamos, ficamos cantarolando ou repetindo, porque não sai de nossa cabeça) que agora ilustro com a música a seguir cujo refrão não me sai da cabeça (like a g6, like a g6...)que não me sai da memória:



Um comentário:

  1. Acho que o meme que eu conheço é esse mesmo que te (e me) incomoda: aquela música insuportável que não sai da cabeça!

    ResponderExcluir