No filme baseado em livro homônimo de autoria de Umberto Ecco, o personagem de Sean Connery - Willian de Baskerville - é um monge franciscano chamado para investigar uma série de estranhos homicídios ocorridos num remoto mosteiro na Itália.
Num dado momento de um diálogo seu pupilo lhe pergunta algo assim: "Como é possível acontecer isso na casa de Deus?" e Wiilian responde algo como: "Se Deus existir, esse será o último lugar em que ele desejará morar!"
Pode não ter sido esse o texto mas é o contexto.
Por outro lado a música "The Wanderer" tem em sua letra a seguinte passagem :
"I stopped outside a church house
Where the citizens like to sit.
They say they want the kingdom
But they don't want God in it."
É isso aí! Toda semana há ao menos uma manchete sobre escândalos de sacerdotes envolvidos com abuso sexual, com uso de droga e ilicitudes em geral.
E não raramente essa "sacra"nagem é feita em plena "casa de deus"!
Vai aí mais uma manchete:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u738682.shtml
O que me deixa curioso é que a população em geral parece não dar atenção a isso: cristão continuam a frequentar as igrejas mesmo diante de tanta atrocidade. Por muito menos destruíram a "Escola Base", alguém se lembra disso?
De fato, os fiéis parecem ovelhas e talvez o sejam mesmo. Afinal quem acredita que "o Senhor é meu pastor" deve se lembrar que o pastor de um rebanho cuida desse mesmo rebanho para dele se alimentar, a ele sacrificar e dele tirar proveito. O rebanho é mercadoria e meio de subsistência do pastor, tal como são os fiéis para a igreja.
E é assim que a violência prospera...
Marcão,
ResponderExcluirPara você e para o Roger que estão muito interessados neste tema, sugiro dois livros
"The end of faith" e "Letter to a Christian Nation", escrito por Sam Harris que no primeiro livro procura demonstrar que os temas violencia e religião estão ligados.
Veja a entrevista do autor: http://www.youtube.com/watch?v=l0cBIQk13lI
hummmm interessante. vou ler...onde achou isso?
ResponderExcluirFoi um exercicio de uma aula de ingles...
ResponderExcluir