quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mulheres Modernas

Dia desses acompanhei um estudo de perfil elaborado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e publicado no UOL revelando que a nova classe média brasileira, formada por 95 milhões de pessoas, tem a maioria feminina (51%) e branca (52%) e é predominantemente adulta, com mais de 25 anos (63%).

De outro lado, estudos do Dieese apontam para números que me parecem conflitantes. Segundo o órgão,  apesar de terem mais escolaridade, as mulheres ainda ganham cerca de 44% menos que os homens e muitas encontram dificuldades para alcançar cargos de chefia

Como elas podem ganhar tão menos e ainda assim serem maioria na "nova classe média"?

Na verdade isso não importa. O que importa é que: mesmo depois dessa revelação as mulheres ainda esperam que seus parceiros paguem a conta; vivem mais e, mesmo começando a trabalhar mais tarde, se aposentam mais cedo; ainda esperam que o marido lhes pague alimentos quando se divorciam e não estão dispostas a sustentar um marido.

Isso é o ser humano. 

8 comentários:

  1. Vai soar como guerra dos sexos a minha resposta, mas ai vai:

    Quantos homens desistem de seus empregos em função de cuidar de familia? E mudam com as esposas de cidade, quando estas arranjam melhores empregos e passam a ganhar bem mais do que eles??

    Sobre o pagar a conta. Ser mulher é mais caro do que ser homem. -- veja as contas de salão de beleza --- Mas não é culpa do homem que ser mulher é mais caro. E ambos desfrutam dos momentos juntos. Dividir é a melhor opção.

    ResponderExcluir
  2. Heat,
    Conheço alguns homens que se mudaram de cidade e até mesmo de país porque suas mulheres arrumaram empregos melhores que exigiam essa mudança.
    Conheço homens que mudaram de emprego para poder cuidar da casa e dos filhos porque suas mulheres estavam em empregos melhores.
    Mas conheço poucas mulheres que valorizam essas iniciativas porque seus homens ficam a elas "inferiores" e quase sempre eles não estão "bem sucedidos" fato que muitas mulheres esperam de alguém.
    Não conheço uma só mulher disposta a sustentar um marido enquanto este cuide da casa e a mntê-lo (como os homens sempre fizeram).
    Eu, tal como vc, acerdito na divisão....o problema é que muitas mulheres não acreditam nisso e ainda esperam um homem provedor mas mesmo tendo condições sócio-economicas para prover não estaão disponíveis para tanto.

    ResponderExcluir
  3. Oi A. Marcos, concordo com você, a maioria das mulheres esperam ser sustentadas pelos maridos e eu me incluo nessa, até por que ganho bem menos que ele, mas ajudo com o que posso, inclusive gastando com sabedoria.
    Quanto as mulheres serem a maioria da classe média, acredito ser por que muitas delas sejam chefes de família e sustentão seus filhos sozinhas, com pouca ou nenhuma ajuda dos pais.
    Apesar da lei rigorosa, muitos homems se eximem do compromisso da pensão e ainda existem muitas mulheres que não exigem seus direitos.
    Entendi seu ponto de vista e concordo com alguns, embora esse assunto de panos para manga rsrsrs...

    ResponderExcluir
  4. Só mais uma coisa: eu nunca me intitulei de moderna rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Vamos por partes ... Matematicamente falando, dá para ser maioria e ganhar menos se a distribuição for "clusterizada" (não uniforme). Mas como o que você leu foi a materia e não o relatório, acredito que a observação se refira a comparações de salarios para os mesmos cargos e não para a totalidade da massa salarial.
    E as mulheres realmente gostam de ser mimadas. Algumas realmente merecem.
    E eu gosto de pagar a conta (deve ser um traço geracional)... rs

    ResponderExcluir
  6. Só tu, tatu, para falar disso!
    Eu concordo.
    Não sou uma moderna, nunca queimei a porra do soutien mas acredito muito em direitos (e deveres) iguais.
    Uma mulher quando larga o trabalho para cuidar da casa, fez porque quis. Não gosto do papo de meu marido quis que fosse assim..
    Meu cu.
    Onde está o diálogo e a compreensão?
    Separa então.
    E vice versa.
    Não admito ninguém se anulando, se omitindo por causa do outro.
    Conviver com as diferenças faz parte. Hoje um tá bem, beleza, paga aí.
    Amanhã é o outro: ôpa, chegou sua vez de pagar. E por aí vai.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Droga, resolvi ser brega e vou deixar que me banquem.

    A vida será beeem mais fácil....
    hhahahaah

    ResponderExcluir