quarta-feira, 11 de abril de 2012

Evite o infeliz e o azarado

É prazeiroso estar ao lado de pessoas bem humoradas, de bom astral e com quencaram a vida com coragem e realismo. Gente assim influencia nosso estado de espírito e, não raramente, nos contagia nos impulsonionado no sentido do sucesso e nos auxiliando a suplantar obstáculos.

Quando eu treinava para correr, notei que nas competições de corrida os corredores influenciavam uns aos outros de modo que ao estar próximo a uma pessoa veloz o corredor se sentia influenciado a correr mais também.

E se essas situações ocorrem positivamente é fácil imaginar que também ocorram no sentido oposto!

"A miséria alheia pode matar você – estados emocionais são tão contagiosos quanto as doenças. Você pode achar que está ajudando o homem que se afoga, mas só está precipitando o seu próprio desastre. Os infelizes às vezes provocam a própria infelicidade; vão provocar a sua também. Associe-se aos felizes e afortunados." (Greene, R. The 48 Laws of Power)
 
Todo mundo deve conhecer um tipo de gente que nos faz lembrar aquela simpática hiena dos desenhos infantis dos anos 70, a Hard Har Har.


Esse personagem foi criado, obviamente, pela inspiração desse tipo de pessoa pra baixo, sempre negativa, medrosa, insegura e infeliz para quem acontece toda sorte de desastres, ruínas e mazelas. Sempre reclamando da vida mesmo quando tudo está bem. E sempre, sobreturo, covarde.

É um tipo de personalidade contagiante no sentido negativo.

Se desconfiar que está na presença de uma pessoa assim, não discuta, não tente ajudar, não passe a pessoa adiante para seus amigos ou você cairá na teia. Apenas fuja ou atrairá as conseqüências das quais provavelmente você já deve ter provado. 

Diferentemente dos infelizes derrubados por revézes da vida, desses que fogem ao poder de controle e que podem merecer toda a nossa ajuda e simpatia, esse tipo de gente ao qual me refiro atrai a infelicidade e a desventura com seus atos destrutivos e o efeito perturbador que exercem sobre os outros. 

Quando nos deparamos com isso é comum nos esforçamos por tentar chamar esse tipo de gente de volta à vida, na vã esperança de que possamos ajudá-las a mudar seus padrões mas, infelizmente, o que é comum ocorrer é que os padrões mórbidos dessa turma de infelizes culminam por nos afetar.

E por que? Simples de explicar: os seres humanos são extremamente suscetíveis a humores, emoções e até maneiras de pensar daqueles com quem se relacionam.

Ocorre que esse tipo de gente é irremediavelmente infeliz e instável sendo seu costume se apresentar como vítima, o que torna difícil ver logo de início que é ela mesma a origem desse sofrimento e até que se perceba a verdadeira natureza dos seus problemas,  sujeito de bom coração que se envolve com ela já está contaminado, perturbado, influenciado e extenuado.

É esse o ponto que interessa tratar!

Há um aspecto do bem viver que deve ser compreendido: as pessoas com quem nos associamos e convivemos são importantíssimas para nosso êxito ou nosso fracasso para as coisas da vida. 

Quando nos associamos a contaminadores e sanguessugas desperdiçamos tempo e energia preciosos com os problemas insolúveis destes e mais tempo e energia para se livrar dos efeitos nocivos que eles nos causam. E, pior, uma vez que as pessoas associam nossa imagem aos daqueles com quem nos relacionamos fica fácil imaginar que aquele que se vincula ao sofredor também será um aos olhos dos outros que, por seu turno, tendem a se afastar de nós.

As pessoas contagiantes nem sempre são facilmente reconhecíveis. Mas existem fatores que facilitam a identificação.
Gente desse tipo tem um padrão de comportamento que lhe traz reincidentes situações de infelicidade : ou que fazem recair sobre si ou sobre os demais com quem se relaciona.
São, em geral, portadoras de histórias de um passado turbulento (próximo ou distante), pela extensa fileira de relacionamentos rompidos, por suas carreiras instáveis e pela própria força de uma personalidade que se apodera de nós e nos faz perder o juízo.
Esteja alerta a estes sinais do contaminador; aprenda a olhar o descontente no olho. E, o mais importante, não tenha dó porque esse tipo de infeliz não vai mudar mas vai atrapalhar você e roubar parte de seu precioso tempo.

Regra igual serve quando for se apaixonar por alguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário