segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A cruz e os locais públicos

Hoje pela manhã alguém, querendo abalar meu bom humor, me mandou o seguinte texto por e.mail:

"GENTE!!!!!... QUE PADRE CORAJOSO!!!!!....

Ação do Ministério Público Federal que pede a retirada de símbolos religiosos nos locais públicos federais de São Paulo.
Sobre a decisão de retirarem a Cruz dos lugares públicos.
Que resposta bem dada de um padre consciente!
Espalhe que esta é boa....
NOTA DEZ. Esse Frade falou em nome de todos os cristãos.

'Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas..

Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião.

A Cruz deve ser retirada !

Nunca gostei de ver a Cruz em tribunais , onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são vendidas e compradas.

Não quero ver a Cruz nas Câmaras Legislativas , onde a corrupção é a moeda mais forte.

Não quero ver a Cruz em delegacias , cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados.

Não quero ver a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas (pobres) morrem sem atendimento.

É preciso retirar a Cruz das repartições públicas , porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa da desgraça dos pequenos e pobres.'

Frade Demetrius dos Santos Silva - São Paulo/SP "

Minha resposta foi:
"Esse frade seria mesmo corajoso se pedisse para tirar a cruz das igrejas, afinal Jesus não aprovaria pedofilia praticada por líderes religiosos e com a anuência velada da Santa Sé cujo representante no Brasil justificou que os padres fazem isso porque a sociedade moderna é pedófila. Jesus abençoaria essa brilhante lógica de seus representantes? Duvido...

Deveria ele pedir a retirada da cruz do Vaticano. Afinal, um local no qual seus líderes dizem representar o legado de Jesus jamais poderia praticar lavagem de dinheiro, por exemplo.

Uma cruz jamais poderia estar onde seus representantes fossem coniventes (por negligência) com a violência sexual contra fiéis praticada no mundo todo por seus representantes.

De fato, seguindo o raciocínio desse padre, a Igreja católica não poderia ter a cruz em seus templos: tanta ostentação e riqueza enquanto pobres cristão passam fome e frio nas ruas! Isso é tão socialmente injusto quanto as injustiças que esse frade denuncia.

Aliás, por falar em Justiça, não imagino Jesus concordando que uma menina (09 anos) violentada por seu pai fosse excomungada porque abortou o fruto dessa violência enquanto um líder católico afirmasse que o agressor e criminoso não o foi porque seu ato é de menor gravidade!

No mais, esse frade se esqueceu de dizer que o MP quer a justa retirada desse símbolo cristão porque vivemos numa sociedade laica , que respeita outras religiões e ateus."

A resposta poderia ser mais dura, mais contundente e lembrar que se Jesus não abençoaria nossos órgãos e reparticções públicas pelos pecados praticados por aqueles que lá estão, também não abençoaria os templos daqueles que empreenderam as Cruzadas, a Santa Inquisição e que, enquanto durou o Nazismo, se calaram diante da morte de milhares de pessoas.

Em resumo, pela história do catolicismo é sabido da corrupção de seus membros, da promiscuidade política, da promiscuidade sexual, da venda de perdão, do tratamento díspar entre ricos e pobres, das execuções e troturas praticadas contra acusados de bruxaria que levaram inocentes a perderem a vida!

Aliás, a cruz - como símbolo que é - deveria mesmo ser banida da Igreja católica por uma questão de respeito dos cristãos ao próprio Deus que assim preconizou: "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." (êxodo 20).É

É como disse Gandhi: "Eu seria cristão, sem dúvida, se os cristãos o fossem vinte e quatro horas por dia."

7 comentários:

  1. Não tenho religião e evito entrar no mérito desta questão, mas a conivência que a Igreja católica dá a seus padres é lamentável.
    É como se eles estivessem acima do bem e do mal e não há razão para que não sejam punidos por seus "pacados", assim como qualquer pessoa comum.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A cruz não é uma invenção da Igreja Católica, ela existia como símbolo religioso antes da suposta data do nascimento de Jesus e também é adotada pelas igrejas cristãs orientais. O seu significado é muito mais místico do que a igreja prega, seria como um concentrador de energia, que liga quem o usa ao divino, pois o real significado da cruz é o infinito. Procure no Google a forma da cruz de Jerusalém e entenderá o que estou falando: há uma cruz no centro e quatro cruzes dentro da grande cruz, e isso pode ser repetido indefinidamente, daí a conexão divina.
    Na realidade, não se adora a cruz, então ela não é condenada pelo cristianismo, assim como o T da verdade ou o peixe símbolo de Jesus , que vem da palavra grega IXTHIS, cujas letras, em grego, são uma abreviatura do nome de Jesus, como o nosso INRI.Retirar ou não a cruz de um estabelecimento só evita conflitos aos não cristãos que por lá passarem, mas não muda nada em termos espirituais.
    Um abraço,
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Cara Adriana,

    Primeiro, obrigado pela visita. Venha mais vezes, ficaremos gratos com sua participação em nosso blog.

    De outro lado, temos que ter em vista que do ponto de vista simplesmente judrídico a idéia é o respeito aos valores e credos de todos os cidadãos num ambiente público, sem enfatizar um ou outro simbolo que remeta a uma ou outra religião.

    Por outro lado, do ponto de vista eminentemente cristão, seja lá qual for o significado atribuído à cruz, é preciso lembrar que nas Igrejas há sempre a imagem de Jesus pregado na cruz. Jesus, para quem crê, está ao lado de Deus, no céu. Sua imagem, portanto, nas igrejas violaria o dever de não idolatrar.

    E mesmo que se usasse a idéia de uma cruz com o significado místico a que você alude, por certo a alusão é a algo que está nos céus (Deus e as energias dele emanadas) o que é, igualmente, idolatria.

    Note que o texto bíblico não usa a expressão "quem" mas "o que" quando se refere à proibição de imagens e esculturas justamente porque a proibição é ampla.

    Exatamente por isso evangélicos têm seus templos, suas igrejas, livres de simbolos de qualquer espécie.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que essa frase era do Gandhi.
    Sei lá de quem eu achava que era..mas enfim..ela reflete o meu pensamento.
    Belo post!

    ResponderExcluir
  5. Quando digo belo post é porque concordo com vc, tá? rsrsrsrs
    Não acho as igrejas dignas de carregarem o nome de Cristo se ele foi o que realmente dizem que foi. Nenhuma delas.

    ResponderExcluir
  6. Amei a sua resposta ao email. Sou completamente a favor do estado laico, não só pela retirada das cruzes quanto pela liberdade política acima das religiões. A última eleição mostrou como a população brasileira ainda é burras e vota por convicções religiosas, não entendendo o conceito de laicidade e muito menos tendo discernimento para analisar conceitos pertinentes a política e só a ela.

    ResponderExcluir