quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O que distingue os homens dos demais animais?

Há quem entenda que o ser humano se distingue dos demais animais porque o primeiro tem espírito e/ou alma imortais enquanto estes últimos não. Há quem diga que a distinção está na inteligência e nas habilidades, há quem diga que os seres humanos têm sentimentos e os demais animais não. Há quem diga que é a maldade existente no ser humano que distingue este dos demais animais que, po sua natureza, não são maus. Há ainda quem diga que a comunicação verbal, esta sim, é a grande diferença entre nós e eles.

Sobre espírito e alma eu não sei dizer. Sobre inteligência e habilidades está clara a distinção entre nós e eles. Já a comunicação verbal nos é inata mas outros animais também podem aprendê-la. Sobre sentimentos e sobre a maldade, acredito que há um equívoco brutal: animais não humanos também têm sentimentos semelhantes aos nossos e na natureza (da qual o homem faz parte) não existe bom e mau de modo que o ser humano, assim como os demais animais, não é bom e nem mau ele é o que é.

Pois bem, a inteligência humana é, sob o meu ponto de vista, uma habilidade. Ela nos auxiliou a criar instrumentos e estes, por seu turno, foram a chave mestra para a nossa evolução na natureza. 

Os instrumentos foram criados para nosso conforto, nos ajudando a superar nossas limitações e nos permitindo ultrapassar as habilidades dos demais animais. Se a natureza não nos deu asas para voar, criamos instrumentos que nos permitem voar até mesmo mais alto, por mais tempo e mais rápido do que os pássaros. Se a natureza não nos deu guelras como deu aos peixes, tudo bem já que criamos equipamentos que nos permitem nadar e mergulhar como se peixe fôssemos. Se de um lado não temos força para caçar leões  de outro desenvolvemos cães que "caçam" por nós.

Todavia, outros animais já deram prova de que são muito inteligentes a exemplo dos golfinhos e de outros primatas que sabem criar instrumentos.

Talvez nossa inteligência, enquanto habilidade, esteja mais desenvolvida que a dos demais mas ela, em si mesma, não se constituiria num traço distintivo entre nós e as demais espécies.

O que, então, nos diferencia dos outros seres vivos?

Já estou até ouvindo os românticos dizerem que é a capacidade de amar e os céticos dizendo que é a capacidade de destruir.

2 comentários:

  1. Ótima reflexão. Eu não vejo nos animais nada de tão diferente dos seres humanos, o que nos move em última instância são os instintos - tanto para amar quanto para destruir, inclusive. Porém, acho legal um trecho de "Ilha das Flores" pra colocar aqui:

    "Os seres humanos são animais mamíferos, bípedes, que se distinguem dos outros mamíferos, como a baleia, ou bípedes, como a galinha principalmente por duas características: o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor. O telencéfalo altamente desenvolvido permite aos seres humanos armazenar informações, relacioná-las, processá-las e entendê-las. O polegar opositor permite aos seres humanos o movimento de pinça dos dedos o que, por sua vez, permite a manipulação de precisão."

    ResponderExcluir
  2. Oi A. Marcos, não sei o que distingue os homens dos animais e nem acho que seja algo passível de comparação. Cada um tem sua especificidade e sua função específica na natureza.
    Abraços

    ResponderExcluir