sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fazendo a diferença

Quem não se pergunta: passei por esse mundo incólume mas fiz alguma diferença na vida de alguém?

Acho que isso tem a ver com a busca de um sentido na atividade de viver ou com o desejo vaidoso de deixar um legado, um pedaço de si no mundo de forma a perpetuar a própria existência e torná-la eterna. Algo talvez relacionado ao medo de que a morte ponha um ponto final em tudo o que se fez e se acreditou ao longo da existência.

Freudiano, não! Tá me parecendo que a explicação talvez achemos nas obras de Sartre. Nunca tive paciência de ler "O SER E O NADA", sua obra existencialista sobre essa angústia humana.

O fato é que ainda que algumas pessoas possam ter consciência e certeza íntima de que fizeram diferença na vida dos outros, o reconhecimento por parte desses últimos é como um prêmio.

Talvez por isso tanta gente queira ter um filho, afinal quase sempre os pais influenciam a vida dos rebentos e não raramente são recompensados com o carinho e com a gratidão esperados sabendo, sobretudo, que sua semente prosperará na pessoa de seus netos e bisnetos. Quem sabe até esteja aí a raiz da homofobia: para quem quer ver sua "semente" prosperar ficaria difícil aceitar que seu filho (a) homossexual encerraria a perpetuação genética da família.

De todo modo, quando alguém que não é seu filho lhe diz claramente que você mudou a vida dele, quando alguém olha nos seus olhos e confessa espontanea, desinteressada e honestamente que a vida dele jamais seria a mesma sem você, que não passa um dia sem atribuir ao seu talento, ao seu amor, à sua amizade, ao seu carinho, à sua atenção e a sua sabedoria o rumo positivo que a vida dele tomou, acredite, isso é algo energizante e muito, mas muito, recompensador.

Agora se você ouve isso de pessoas diferentes, que não se conhecem e em momentos distintos desabafam esse reconhecimento aí o resultado íntimo é ainda mais gratificante.

Se eu morresse hoje, morreria em paz por saber disso. Algo como uma sensação tranquilizadora de que minha existência nesse mundo não foi em vão.

3 comentários:

  1. Apesar do que fazer diferença na vida de alguém é uma ENORME responsabilidade ...

    ResponderExcluir
  2. Tô vendo que vou morrer sem fazer diferença nenhuma na vida de ninguém, pelo visto nem na minha. Fato!

    AbraçoZzz

    ResponderExcluir
  3. seria muita presunção sua achar que não fez diferença na vida das pessoas.. so avaliar o tanto que vc escreve e fala! rsrs Vc fez, faz e fará diferença para muitas pessoas! rsrs bjs

    ResponderExcluir