quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Só reflexo

Quem é você? Ao olhar no espelho seu rosto me é familiar! 
Vejo algo em você que me remete a um passado distante, de momentos ingênuos, românticos, alegres e vivazes. 
Agora, olhando melhor, você me parece aquele rapaz que conheci há alguns anos, indisciplinado, interessado, sincero, sério mas bem humorado, cheio de vida, solidário, sonhador, nem tão seguro de si que tivesse coragem de trilhar qualquer caminho que bem desejasse, nem tão hesitante que impedisse seu ímpeto de lutar por seus sonhos.
Sim, agora eu o vejo melhor, quase não o reconhecia mais!
Seu semblante exibe marcas de expressão que parecem escrever a história de sua vida, tal como num quadro de Dorian Gray.
Seus olhos, ahhh, seus olhos!!! Foram eles que me permitiram identtificá-lo. Dizem que o olhar não engana. Não é à toa que hoje se sabe que a íris é melhor meio de identificação que a digital. Talvez porque seja ela o RG da alma.
Vejo nos seus olhos o mesmo brilho altivo daquela época em que você era um infante teimoso, sonhador e ávido por viver uma vida repleta de novas experiências.
Lembra da melancolia de viver uma vida que você achava que não era sua? Sentia-se como um ator interpretando um personagem que não era seu...lembra-se disso?
Quantas e quantas vezes você sentia o peso da solidão por ver o mundo por uma ótica gritantemente diferente de seus pares e até de seus familiares? Uma pena que tenha conhecido seu amigo Nietzsche tanto tempo depois. Talvez ele tivesse ajudado a aplacar a dor que lhe feria o peito por sentir-se incompreendido.
Quantas e quantas vezes você se sentia atormentado com tantas indagações existenciais, com temores diversos quanto ao que o futuro lhe reservava e com a preocupaçõa típica de quem se sente perdido numa selva prestes a ser engolido por um grande animal desconhecido? Teria sido mais fácil se Fernando, o Pessoa, tivesse se apresentado para você na adolescência.
Hoje, passados tantos anos, chega a ser engaçado reencontrar você. É engraçado ver esse seu rosto de homem maduro, traços firmes, olhar duro, porque quando eu o conheci você exibia traços pueris de bochechas rosadas como as de um garoto bem criado.
Agora, passados tantos anos eu te reencontro e te olho nos olhos com a seguinte pergunta: valeu a pena? você acha que fez as coisas certas? sua vida hoje é como você esperava? mirou muito baixo na caçada?
Seja qual for a resposta que venha à sua mente eu só tenho algo a dizer: Feliz Aniversário!

2 comentários: