sexta-feira, 9 de julho de 2010

O que se comemora no dia 09 de julho?

09 de Julho é o Aniversário da Revolução Constitucionalista de1932 que, segundo historiadores, foi um dos maiores conflitos civis do Brasil, assim como um dos mais importantes acontecimentos políticos da história de nosso país.

O Movimento político com duração de 03 meses que teve curso em São Paulo e visava impedir a continuação do governo provisório de Getúlio Vargas, instaurado em 1930. Os revolucionários exigiam uma nova Constituição e eleições presidenciais.

No início de 1932, Getúlio tentou conter a pressão popular organizando uma comissão encarregada de elaborar um novo Código Eleitoral. Em fevereiro de 1932, o código foi publicado e o civil Pedro de Toledo foi nomeado interventor para o Estado de São Paulo. Em maio, Vargas marcou a data das eleições para dali a um ano.

As medidas não foram suficientes para conter a conspiração política. Sociedades civis tramavam secretamente para derrubar o governo. Finalmente, em 9 de julho, o movimento ganhou as ruas da capital e do interior de São Paulo.

A revolução recebeu apoio de vários setores da sociedade paulista. Estudantes, intelectuais, políticos ligados à República Velha ou ao Partido Democrático pegaram em armas durante os três meses de luta.

O conflito armado ficou restrito ao Estado de São Paulo. Os governos do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, a princípio simpáticos à constitucionalização, não quiseram enfrentar a força militar do governo federal. Sozinhos, os paulistas não conseguiram manter a revolução e assinaram rendição em outubro de 1932.

A revolta civil despertou o governo para a necessidade de acabar com o perfil revolucionário do regime. Isso acabou acontecendo em maio de 1933, quando foram realizadas eleições para a Assembléia Nacional Constituinte, que mais tarde elaboraria a Constituição de 1934.

2 comentários:

  1. Estudei no MMDC ...
    "Nós somos os estudantes
    Que só chegamos depois
    Dos gloriosos instantes
    De julho de 32
    Herdamos seu heroismo
    E a sua tenacidade
    O seu gesto de civismo
    Defendendo a liberdade"

    ResponderExcluir
  2. Então esse foi o motivo do feriado rs.....dia para descansar........beijão

    ResponderExcluir