quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Arguta Café e Nada é Certo


Dois amigos blogueiros em diferentes momentos e com diferentes abordagens postaram verdadeiras odes às mulheres: um dizia o quanto a mulher é melhor que o homem, outro deu dicas de como a mulher é mais interessante que futebol ou cerveja com os amigos.

Claro que fiz um resumo bem tosco de tudo quanto escreveram e desde já sugiro que se houver algum interessado no assunto que visite os blogs desses amigos (muito interessantes por sinal) para ler o texto integral.

Muito bem, diante disso eu me senti à vontade para dizer que tenho visão bem distinta sobre o tema.

Sim mulheres têm habilidades interessantes, sim mulheres são melhores que futebol e cerveja (mas, pergunto eu, o que não é melhor do que essas duas coisas?????), sim gosto da companhia feminina muito mais do que gosto da companhia masculina, sim sou hetero.

Gosto de ter amigas, gosto de ter sobrinhas, queria ter uma filha e vejo a figura feminina como algo muito mais bonito, agradável e palatável do que a figura masculina.

Até entre os animais eu prefiro a fêmea: gosto mais da minha cadela do que do meu cão.

Mas essa minha preferência não cega meus olhos e não sou tão romântico no trato com a questão.

Mulheres têm várias qualidades mas...não obstante, contudo, porém, todavia...penso que a maioria das mulheres é chata e tem defeitos opulentos!

São reclamonas, controladoras, dissimuladas, vitimizadoras, insatisfeitas, não são tão divertidas e, não raramente, se demonstram incapazes de se debruçar sobre o universo masculino para procurar entendê-lo melhor como os homens já vêm fazendo há anos com relação às mulheres.

Elas não são exigentes no seu sentido positivo mas em seu sentido destrutivo. São defeitos opulentos e brochantes.

Dizem elas que adoram amantes a moda antiga mas se esquecem de que suas avós (que viveram a moda antiga) trocariam fácil, fácil, os homens daquela época pelos homens atuais e são elas as primeiras a dizerem que as mulheres de hoje não sabem aproveitar o têm.

A par disso, achei oportuno trazer uma breve transcrição de um estudo de uma antropóloga quanto às mulheres brasileiras:

"As mulheres que se mostraram mais satisfeitas com suas vidas, entre as brasileiras pesquisadas, são aquelas casadas há muitos anos. Apesar de afirmarem que estão muito satisfeitas, disseram que os seus maridos são completamente dependentes, acomodados, inseguros e infantis. O interessante é que, em quase todos os casos, o marido é o principal provedor da família, tendo um salário muito superior ao da esposa. A partir dos depoimentos das minhas pesquisadas, constatei a existência de uma riqueza extremamente valiosa para as brasileiras: o marido.

Ter um marido, um casamento considerado sólido e satisfatório, é considerado um verdadeiro capital para as brasileiras pesquisadas. Elas se sentem duplamente poderosas, pois, além de terem um marido, acreditam que são mais fortes, independentes e interessantes do que ele. Em um mercado de casamento em que os homens são escassos, principalmente na faixa etária pesquisada, as casadas sentem-se poderosas por terem um produto raro e altamente valorizado pelas mulheres brasileiras e, também, por se sentirem superiores, únicas e imprescindíveis para os seus maridos."
...
"Elas gostam de falar mais sobre esses temas do que eles. Os homens são muito objetivos. No questionário, na pergunta "Quais os principais problemas de uma relação?", a maioria escreveu apenas: "Falta de compreensão". Entre as mulheres, algumas escreviam tanto que tinha até anexo. Era "falta de amor, de romance, de desejo, de cumplicidade, de companheirismo, de diálogo, falta, falta, falta". O homem tem uma visão mais global. Olha para a mulher como um todo. Já a mulher é detalhista. Fica procurando as imperfeições nela mesma e nas relações. O que o homem quer de uma relação é compreensão, tranqüilidade, sossego, paz. A mulher quer romance, amor, tesão, coisas que, numa relação mais duradoura, são impossíveis."

...
"Parece que as mulheres não observam muito bem a realidade. Elas demandam como se tivessem 50 homens para escolher e algum vai ser perfeito. É contraditório, para não dizer pouco inteligente, que num mercado afetivo-sexual tão desfavorável elas exijam tanto. É também interessante observar que, num mercado tão favorável aos homens, eles peçam tão pouco às mulheres. Elas ficam reclamando que falta homem no mercado, um clichê. Mas é que estão olhando só para um homem que não existe. Se olharem com uma visão mais compreensiva, vão encontrar."


Palavras de uma mulher que estuda outras mulheres. E a voz da verdade não faz caridade!

Claro que não será por conta dessas características que vou deixar de gostar das mulheres mas sempre tive uma postura muito menos indulgente com elas e isso não tornou menos prazerosas as relações.

Em tempo: Esqueci de inserir a fonte mas é fácil de achar no Google com parte dos textos supra.

20 comentários:

  1. Ta ficando rabugento ...
    Se as mulheres são exigentes e os homens não, creio que a afirmação sobre o mercado deve ser falsa.
    Como também é falsa, e digo por experiéncia de duas relações longas (30 anos e 5 anos), a afirmação de que romance, amor e tesão são impossíveis depois de um certo tempo.
    É verdade que a mulher pode ser chata. O homem também.
    Mas estou convencido de que a mulher chata é a mulher errada.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. FF, eu não estou reclamando...rsrsrs

    Apenas pouso um olhar diferebte sobre a questão. Afinal meu dia a dia é esse: devolver paz aos casais que estão em fase dissolução. O faço por meio de instrumentos jurídicos, como vc já sabe. Por isso observo frente a frente o drama dessa relação homem x mulher e posso assegurar que a pesquisadora em questão não está no caminho errado.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que vc vai receber muita pedrada de tudo que é lado com esse post. Mas tenho de dizer que concordo muito com vc...não quero me estender muito mas eu poderia escrever um livro sobre esse comportamento estranho das minhas companheiras.
    Tem muita coisa bizarra.
    Faço idéia do que vc vê no frente a frente!

    ResponderExcluir
  4. Bem ...podia mandar umas pedradas, rs...
    Acontece que gostaria muito de conhecer o universo que a pequisadora pesquisou, atualmente todo casal trabalha e se não for asim dificilmente teriam uma vida melhor, daí a se sentir poderosa com um marido que ganha muito!!?? deve ser minoria.
    A verdade é que toda radicalização é errada, todo mundo tem acertos e erros, e você só pega o casal no seu pior momento rs.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  5. Se eu acreditasse num criador, teria a certeza de que sua melhor ideia é a mulher. Salvo se houvesse reservado algo melhor para si...

    ResponderExcluir
  6. Bom além de tudo isso as diferenças se completam e seu olhar unilateral junto com a da pesquisadora. Tb gostaria de conhecer a fonte de amostra dela, e num país em que o homem ainda ganha às vezes 50% mais que a mulher pra fazer o mesmo trabalho fica fácil do maridão ganhar mais e elas reclamam porque geralmente a jornada dupla de trabalho é delas.... ficam mesmo meio rabugentas e eles surdos......hahahaha
    Bom o post, bem polêmico! Fico só imaginando se vc desgostasse das mulheres... enfim estou mais pra concordar com FF e Palavras vagabundas!
    beijocas,
    mari

    ResponderExcluir
  7. Jussara,
    Pegar o casal num mal momento é bem revelador. Todos estão sensíveis o suficiente para revelar os aspectos positivos e negativos das relações, de seus conjuges e de si mesmos.
    Além disso, não é difícil estabelecer algumas co-relações: quem é mais belicoso nas relações conjugais? Homem ou mulher? Quem abre mais mão de direitos para efetivar uma separação? Homem ou mulher? Quem cria mais transtornos para o ex após encerrada a relação? Homem ou mulher...e assim vai.
    E quando falamos ou discutimos assuntos em que usamos os gêneros "homem" ou "mulher" o fazemos não com espírito de preconceito ou de radicalização. Fazemos tratando da questão como fazem os psicólogos, publicitários, juristas e etc: o olhar pousa sobre o homem médio ou sobre a mulher média.
    As pessoas médias exibem comportamentos previsíveis e meio padronizados. Por isso é possível vender produtos por meio da publicidade que atinge o cidadão médio ou criar leis que levam em conta a atividade média do cidadão.

    ResponderExcluir
  8. Mari,
    Eu não penso que tenho uma visão unilateral.

    Basta ver como os posts da Irma se encaixam na questão: "Quanto tempo dura o luto?"; "Mulheres que controlam homens" e "Porque as relações não duram".

    Há, ainda,o post da Zoe: "Um bom menino".

    Dizem por aí que o amor é cego. Eu não concordo. O verdadeiro amor é aquele que conhece e aceita as vicissitudes do amado e que é centrado, antes de mais nada, no amor próprio e no auto-conhecimento. É com racionalidade e discernimento que o amor se sustenta (na minha opinião, é claro).

    Por isso é que eu digo: amo as mulheres mas as observo com uma lente mais realista.

    Foi essa racionalidade, inclusive, que me permitiu encontrar ao longo de minha vida mulheres amigas ou namoradas (e hoje minha mulher) com padrão de comportamento diverso daquelas mulheres a que o texto faz referência.

    ResponderExcluir
  9. Esse Roger é um filósofo ...
    Marcos ... entendi ... vício profissional ... acontece que estou me formando em massagem tântrica e tenho olhado para as mulheres por um outro ângulo ...

    ResponderExcluir
  10. Aliás, o ângulo de visão de quem pratica a massagem tântrica é tudodebom.com ....rsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Querido Marcos,

    Você citar apenas esses posts do blog ficou muito chato....hahahaha... eu escrevi por quase um mês sobre violência contra a mulher! Foi logo depois que a Geisa sofreu aquele ataque na Uniban, como vc mencionou em seu post anterior e depois que a Elisa Samudio desapareceu! Como já discutimos anteriormente há vários ângulos de observação de uma mesma história e como vc leu em meu último post uma única história é muito perigoso, e então vemos os esteriótipos surgindo! O que você falou no post acima existe sim e eu não estou ignorando isso, concordo também com os posts da Irma e Zoe, mas dê uma lidinha num post que escrevi chamado: mulheres sobre mulheres! Anyway sou mesmo talvez a mais feminista das três...hahaha... E não acho que você tenha uma visão unilateral, acho que neste post sua visão foi unilateral, o que lhe deu condições de escrevê-lo, sendo pois válido aqui!
    E só não o convidei para o Sarau porque fui boba, vc já está convidado para o próximo que será em Janeiro, principalmente agora que você e Zoe compartilharão de boas risadas e bons vinhos nos Alpes Chilenos!!!!hahahaha
    beijocas,
    Mari

    ResponderExcluir
  12. Mas aí é que está Mari: as posturas masculinas negativas já são conhecidas ao extremo. São sempre motivação - válida - para que se empreendam movimentos de "conscientização" e "educação" social visando amenizar ou erradicar a violência do homem contra a mulher, as diferenças de tratamento e por aí vai.

    Em terras brazucas endeuzam as mulheres, como fez o Rô do "Nada é Certo" ou dão um ângulo de visão "privilegiado" como no caso FF do Arguta.

    Diante disso, o que me propus a fazer foi mostrar o "outro lado da moeda".

    Polemizar mesmo!

    Fazer um contraponto aos dois posts aos quais me referi numa tentativa de desmistificação da figura feminina vitimizada e maravilhosa, como já venho fazendo noutros posts (veja o Ninguém é Santo) mas que, pela sutileza, passaram olvidados.

    Vc acompanha este blog e deve notar que sou a favor da inclusão social verdadeira, da tolerância entre gêneros e fazer essa defesa do mundo masculino é tao legítimo quanto as que faço do mundo feminino.

    ResponderExcluir
  13. Pra defender o mundo masculino você não precisa denegrir o feminino!!!!hahahahaha..... E eu gostei muito do post "Ninguém é Santo", comentei!!! E já fiz grandes homenagens aos homens em meu blog tb! "Para os homens importantes, em especial meu pai" do mês de Abril, acho que foi meu melhor. Aminha visão do homem de hoje, que vc me deu inspiração tb!
    Anyway....
    Bom fim de semana.... tenhoum festão pra ir agora!!
    Beijocas,
    Mari

    ResponderExcluir
  14. Mari,

    Olha só a diferença: se as mulheres dizem "os homens isso", "os homens aquilo"...tudo bem. Nenhuma alma viva diz que há generalizações....rsrsrs

    Se fala do machismo que impera na sociedade, mas nem todos os homens são machistas. Se fala da violência dos homens contra as mulheres, mas nem todos os homens são violentos. Se fala da infantilidade dos homens, mas nem todos os homens são infantis. Reclama-se da falta de compromisso dos homens, da falta de atenção dos homens, da insensibilidade dos homens, da infidelidade dos homnes e, advinhe, nem todos os homens são assim.

    Homem algum se sente molestado com essas afirmações...rsrs

    Ninguém sai por aí dizendo que fomos denegridos só porque as afirmações são, de fato, verdadeiras mas aplicáveis ao homem médio e não a todos.

    Agora, quando o inverso ocorre (e este tópico é um exemplo típico), quando fatos são trazidos de modo explícito à moda que as mulheres (com razão) sempre fizeram quando a questão estava em seu favor, a postura muda de figura. Como assim?

    Isso me lembra um fato que marcou meu inicio de carreira profissional: naquela época homnes trabalhavam e mulheres cuidavam da casa e ao ensejo da separação do casal o marido queria burlar a divisão dos bens porque ele entendia que foi ele quem criou o patrimônio e não fazia sentido dividí-lo em partes iguais com alguém que, segundo ele entendia, não fez nada a não ser cuidar da casa. Mulheres, com muita razão, ficavam indignadas com isso e lutavam com unhas e dentes contra isso. Porém, nos tempos contemporâneos, quantas não foram as vezes em que ouvi exatamente a mesma indagação de mulheres modernas que criaram seu patrimônio por ganharem mais que o marido e não aceitam dividir o que construiram...

    C´est la vie! Ninguém é santo, como eu já disse noutro tópico.

    Boa diversão...rsrsrs

    ResponderExcluir
  15. Antonio Marcos,

    Eu tenho que me manifestar sobre esta questão, de fato eu so tenho algo a lhe dizer: o "pau de macarrão" vai rolar solto em casa e é melhor vc se organizar porque a louça e o fogão estão solicitando a sua presença!

    Em casa é assim o sexo fragil é bem submisso!

    ResponderExcluir
  16. Oi Marcos, já inha percebido que você tem uma visão um tanto contraversa sobre a vida e deve estar adorando a polêmica que criou rsrsrs.
    Até sua mulher se manifestou, se não estou enganada e eu queria ser uma mosquinha para te ver de avental no fogão!!!
    Quanto ao post, concordo em alguns aspectos, acho que a maioria das mulheres precisam evoluir muito, principalmente no quesito homem.
    Temos uma tendência a sermos reclamonas e chatas, mas deve ser por que os homens em muito colaboram com isso.
    Muitos preferem a companhia da cerveja e dos amigos a esposa, acham que trabalhar fora é sua única obrigação e que companherismo é coisa apenas entre homens.
    E discordo veementemente que não somos divertidas!!!Essa doeu!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Você está muito mas muito enganado meu querido... Os homens se sentem sim MUITO molestados pelas afirmações em tom genérico das idiotices atrocidades e barbéries que muitos cometem em relação às mulheres! Inclusive alguns ou melhor todos os meus irmãos dizem não ler o meu blog porque é muito feminista.... nem sequer deram uma chance!!! E saem sim por aí dizendo que o feminismo denegriu e tirou o poder do homem, que o castour, que os deixaram impotentes.... nem vem que não tem!!!!
    E quanto às mulheres poderosas de hoje não quererem dividir seu patrimônio com o ex, bem duas coisas a dizer: 1- a escola foi boa, e quem se fode muito acaba aprendendo nem que não sejam as lições corretas. 2- o homem diferentemente da mulher que talvez naquele tempo não tivesse escolha e tivesse que ficar em casa e não teve condições iguais de competição poderia ter ganhado o dele.... mas se estavam juntos sou sim a favor da divisão igual, o que não quer dizer que a situação seja comparável de igual pra igual!!!
    beijocas...
    E estou aqui rindo pensando se Marta usou ou não o "páu de macarrão"!!!!! hahahaha
    beijocas,
    Mari

    ResponderExcluir
  18. Nada como uma boa controvérsia para aquecer nossos neurônios...rsrsrs

    Agora que vcs conheceram a Marta digam: ela não é um doce? rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. hahahahaha...amei a Marta! Sucinta e precisa!
    Mulher Rodiasol!
    bjs.

    ResponderExcluir