quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Exmo. Sr. Deputado Federal Tiririca

A Folha de São Paulo noticiou que hoje a Justiça Eleitoral absolveu o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, da acusação de falsidade ideológica.

O candidato foi eleito com recorde de votos: mais de 1,3 milhão de votos e segundo noticiado, o TRE entendeu que Tiririca comprovou que possui pelo menos noções básicas de leitura e escrita, asseverando, ainda, que: "A Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos, e não os funcionais".

Fez-se a Justiça! Ele representa uma respeitavel parcela de nossa população. Não mentiu nas propagandas eleitorais e, só por isso, a ele se deve tirar o chapéu.

Os políticos são a cara de seus eleitores e democracia é isso aí: a representação do povo pelo povo!

E a maioria do povo é o que ele é: humilde, inculto e com a alfabetização precária.

Pode não ser - e da fato não é - o ideal que sejamos representados por pessoas que aparentemente têm nível de escolaridade que compromete sua atividade parlamentar.

Mas ele é só a ponta do iceberg. Isso afeta uma grande parcela, senão a maioria, de nossos parlamentares e ninguém jamais pensou em processá-los por isso. Por que, então, agora pegar o pobre para cristo?

Ademais temos demonstrações abundantes de que ilustres membros de nossa sociedade, políticos ou não, com imensa capacidade intelectual e bagagem cultural de fazer inveja ao Tiririca, fazem atrocidades com os interesses públicos, se corrompem, deixam de agir com honra e integridade na vida pública e pessoal.

Veja o caso do próprio promotor que estava à frente da medida judicial contra o Tiririca: agora ele é o acusado já que a Corregedoria do Ministério Público entende ter havido excessos em sua atuação no caso em questão que maculam, por completo, a idéia de isenção e desprendimento que alguém de sua estatura profissional deveriam ter.

Na hora que deixarmos de ser tão incautos e exercermos corretamente a cidadania - com militância e engajamento políticos - quem sabe, as coisas mudem em nosso favor.

4 comentários:

  1. O mais triste é tanta resistência a aceitar um legítimo representante do povo, Ele não tem instrução? E os políticos entrevistados pelo CQC que não sabiam onde fica Pernambuco?
    Depois nós temos coragem de falar dos ianques...

    ResponderExcluir
  2. uhu..... outro ângulo da questão!
    E quem está por trás dele? Está impunimente?
    E por que o mininstério Público não processa os outros tb???
    Mari

    ResponderExcluir
  3. Eu só acho que ele deveria pagar por fraudar um documento, afinal de contas não podemos sair por aí pedindo para que pessoas escrevam em nosso lugar. O fato dele ser analfa não me incomoda nem um pouco, o de ser desonesto sim.

    ResponderExcluir
  4. E tenho que concordar com vc. Ele é a cara do povo.

    ResponderExcluir