sábado, 4 de dezembro de 2010

Datena e o Ateísmo

Li na internet que o Ministério Público Federal está tomando medidas contra a Bandeirantes e contra o Datena em virtude de declarações preconceituosas que ele teria proferido contra ateus ao vinculá-los à criminalidade.

Pior é que, segundo consta, ao ser contrariado pelo público em geral que ligava para o programa discordando de suas estapafurdias assertivas, o apresentador fez troça afirmando que os contrários seiam meliantes.

Em primeiro lugar, sejamos sinceros: o que esperar da mídia em geral e do Datena em particular?

O nível daquele programa já dá uma dica de que tipo de pessoa o apresenta e os vídeos abaixo não nos deixam quaisquer dúvidas:



As afirmações desse senhor não são só preconceituosas mas, também, de uma ignorância fática impressionante. É esse o tipo de gente que quer evitar o controle da imprensa, querem estar acima do Estado e imune a controle externo.

Em segundo lugar, apenas para ilustrar o nível de ignorância desse senhor, cabe aqui algumas perguntas: são ateus os representantes de diversas igrejas que molestam seus fiéis e praticam estupro, pedofilia e afins? são ateus os líderes e os marionetes das guerras santas? George W. Bush é ateu? Hitler e demais nazistas eram ateus? Os membros da extinta KluKluxKlan? Os líderes do Apartheid eram ateus? Os cruzados eram ateus? Os líderes da Santa Inquisição eram ateus?

Por outro lado, falando como advogado que sou, a maioria dos criminosos que conheci são cristãos: quando não são católicos, são evangélicos e quando não são evangélicos são umbandistas.

Mas ateu eu nunca conheci.

Digo mais: num post anterior dei a informação de entes da alta cúpula do Vaticano que se declaram culpados por lavagem de dinheiro. Seriam eles ateus?

E os tantos pastores evangélicos implicados em diversos crimes? Seriam eles ateus?

Gente esse cara é tão tosco quanto tosco é seu programa. Não educa e nem cumpre o papel social a que deveria se destinar numa rede de TV que é concessionária de serviço público.

No meu humilde modo de ver ele deveria ser sutilmente conduzido a se retirar da programação televisiva brasileira e condenado por intolerância à crença de uma parcela razoável da população mundial.

É por conta de gente assim que eu me poupo do desprazer de ver TV há mais de 06 anos!

7 comentários:

  1. Sabe por que eu sou ateu? Não tendo religião eu tenho um motivo a menos para odiar meu semelhante.

    ResponderExcluir
  2. Marco, nem vou falar do dito cujo....
    Você já percebeu que os piores criminosos,tipo os que comentem genocídio, são fundamentalistas religiosos?
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Oi, A. Marco, Datena tem cavado a própria sepultura e qualquer dia a hora dele vai chegar. Mas assim como ele, diversos ouros comunicadores demonstram esta faceta preconceituosa.
    Boris Casoy é outro que deveria ser condenado ao ostracismo, quando disse que os garis pertenciam ao mais baixo escalão da hierarquia ou algo do tipo.
    Dias desses um fulano que não sei o nome, comentou num programa da afiliada da Globo que as causas do aumento dos acidentes em rodovias é por causa dos pobres que tem conseguido comprar carro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Depois o cara reclama do IBOPE porque a audiência é baixa ...

    ResponderExcluir
  5. Caraaaaleooo..não tinha visto isso...que nojo..ascoo
    Processo nele.

    (gente..é muita ignorância, por isso estamos nessa merda sem tamanho)

    ResponderExcluir
  6. Quando eu frequentava a igreja, os "irmãos" sempre diziam que os crentes sofriam perseguições das pessoas "do mundo"
    Perseguições estas que nunca percebi enquanto crente.
    No entanto, quando passei a não mais acreditar naquilo que me enfiaram goela abaixo como verdade e me posicionar em relação a isso, aí sim, foi que vi de onde partia o preconceito e as represálias.

    ResponderExcluir
  7. Ele é mesmo um babaca! Preconceito é uma bosta hein!
    Gostei do texto e sua posição!
    beijocas,
    Mari

    ResponderExcluir