quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O que vc acha de ser feito de trouxa???

Em 2004 eu comecei um mestrado em Filosofia do Direito. Terminei os créditos mas, infelizmente, não consegui apresentar a dissertação.

Meu projeto versava sobre "A RESPONSABILIDADE OBJETIVA DOS MEIOS DE COMEUNICAÇÃO POR PROPAGANDA ENAGNOSA" e tinha por finalidade dar um ponta pé inicial numa discussão mais ampla sobre a responsabilização, junto aos consumidores, das empresas que veiculassem publicidade com informações sobre produtos que fossem sabidamente falsas ou que contrariassem o senso comum e científico.

Neste ano de 2010 foi a vez de um desses produtos tomar corpo em venda no mundo a fora.

As pulseiras PowerBalance foram vistas em muitos pulsos em 2010, dos mais famosos aos anônimos e virou mania.

Elas, supostamente, davam um incrível poder de equilíbrio, sendo inclusive usadas, elogiadas e recomendadas por vários esportistas!!!

Tudo isso, contudo, sem nenhuma base científica concreta. Nem mesmo lastro empírico se tinha...

Agora, veio a tona que os efeitos da pulseira eram puro engodo.
Em nota divulgada na Austrália, a empresa afirmou que tudo era balela!

Afirmaram: “Em nossas propagandas, nós afirmamos que os braceletes Power Balance melhoram seu vigor, equilíbrio e flexibilidade. Nós admitimos que não há provas científicas confiáveis que sustentem nossas afirmações, e portanto nós assumimos uma conduta enganosa, em violação da s52 do Trade Practices Act 1974”.

David Beckham foi um dos adeptos da Power Balance e chegou a usar uma em cada pulso em partidas de futebol. Além dele, o ator Robert DeNiro, o ginasta Diego Hipólito, o piloto Rubens Barrichello, o cantor Zeca Pagodinho e o jogador de basquete e garoto propaganda da marca, Shaquille O'Neal, seriam eles todos idotas? Ou co-responsáveis pelo estelionato comercial como garotos propagandas???

Para mim isso serve de lição aos que incautos que vivem desembolsando altas somas para emagrecer, com aparelhos e soluções mirabolantes recomendados por profissionais de diversos segmentos que, na verdade, só estão pensando em seu próprios bolsos.

Serve também para que brasileiros se lembrem: desonestidade, pilantragem e sem-vergonhice existe em todos os cantos do mundo e não só no Brasil.

9 comentários:

  1. Marcos, que bom que voltou, como foram as férias?
    Eu sou meio São Tomé, preciso ver para crer... e não acredito em nada que promete milagre, mas o povo acredita e como voê provou tem otário prá tudo nesse mundo.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Já vi até propaganda de "água desidratada"... E uma religião com muitos fiéis que diz que o fundador conseguiu ler "egípcio reformado" de um livro de folhas de ouro que somente ele viu com a ajuda de "óculos mágicos" dados por um certo anjo...

    ResponderExcluir
  3. Ah, e ainda hoje há muitas lojas que vendem "água polarizada"!

    ResponderExcluir
  4. Dr.,
    Vou arrecadar as pulseiras de todos os amigos para fazermos uma única ação pra pedir o $$ de volta... Topa??

    PS: Falo pros amigos que se o $$ fica pra nós e prometemos sigilo absoluto...rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Cara, ainda bem que eu, quando fui apresentada a essa pulseirinha esteticamente cafona, foi por uma matéria de um jornal que levantava exatamente essa questão: "será que as pulseirinha holográficas funcionam mesmo?" E a resposta vinha logo a seguir, com pessoas sendo testadas ao mesmo tempo, sendo uma das pulseiras do teste falsa e tendo o mesmo efeito que a possivelmente verdadeira.Além de um parecer de um professor de holografia da USP que examinou a pulseira e disse que aquilo não passava de um adesivo que, quando muito, dava um efeito visual, nada mais. Concluindo: a pulseira era um engodo.
    É como uma cura milagrosa praticada por uma religião travestida de artefato moderno ou coisa do tipo.
    E como qualquer religião, tem sempre um bando de tolos pra acreditar piamente.

    ResponderExcluir
  7. Voltou!!! êêêê
    Então..meus amigos lá em Orlando compraram 3 por 50 dólares.
    Bicho, na boa..tava na cara que era palhaçada, né?
    Vc jpa fez os testes?
    Com pulseira ou sem pulseira vc terá a mesma sensação de equilíbrio porque é o seu cérebro que comanda isso. Poderioa ser qq pulseira, sabe.

    Enfim...não sou a pessoa certa para falar pois tô tomando Caralluma para emagrecer (oiiiii)))
    Mas que nêgo gosta de ser enganado, ahh gosta.

    ResponderExcluir
  8. Foda...

    ----

    O mestrado vai indo...
    e vou descobrindo que nao nasci pra ciencia...

    ¬¬

    ResponderExcluir
  9. eu comprei de um amigo,para esperementar é estou gostando muito fiquei mas tranquila,estou dormindo bem melhor,acho até que melhorei mentalmente.Foi uma ótima compra o importante é eu agraditar.

    ResponderExcluir