Em 2004 eu comecei um mestrado em Filosofia do Direito. Terminei os créditos mas, infelizmente, não consegui apresentar a dissertação.
Meu projeto versava sobre "A RESPONSABILIDADE OBJETIVA DOS MEIOS DE COMEUNICAÇÃO POR PROPAGANDA ENAGNOSA" e tinha por finalidade dar um ponta pé inicial numa discussão mais ampla sobre a responsabilização, junto aos consumidores, das empresas que veiculassem publicidade com informações sobre produtos que fossem sabidamente falsas ou que contrariassem o senso comum e científico.
Neste ano de 2010 foi a vez de um desses produtos tomar corpo em venda no mundo a fora.
As pulseiras PowerBalance foram vistas em muitos pulsos em 2010, dos mais famosos aos anônimos e virou mania.
Elas, supostamente, davam um incrível poder de equilíbrio, sendo inclusive usadas, elogiadas e recomendadas por vários esportistas!!!
Tudo isso, contudo, sem nenhuma base científica concreta. Nem mesmo lastro empírico se tinha...
Agora, veio a tona que os efeitos da pulseira eram puro engodo.
Em nota divulgada na Austrália, a empresa afirmou que tudo era balela!
Afirmaram: “Em nossas propagandas, nós afirmamos que os braceletes Power Balance melhoram seu vigor, equilíbrio e flexibilidade. Nós admitimos que não há provas científicas confiáveis que sustentem nossas afirmações, e portanto nós assumimos uma conduta enganosa, em violação da s52 do Trade Practices Act 1974”.

Para mim isso serve de lição aos que incautos que vivem desembolsando altas somas para emagrecer, com aparelhos e soluções mirabolantes recomendados por profissionais de diversos segmentos que, na verdade, só estão pensando em seu próprios bolsos.
Serve também para que brasileiros se lembrem: desonestidade, pilantragem e sem-vergonhice existe em todos os cantos do mundo e não só no Brasil.
Marcos, que bom que voltou, como foram as férias?
ResponderExcluirEu sou meio São Tomé, preciso ver para crer... e não acredito em nada que promete milagre, mas o povo acredita e como voê provou tem otário prá tudo nesse mundo.
bjs
Jussara
Já vi até propaganda de "água desidratada"... E uma religião com muitos fiéis que diz que o fundador conseguiu ler "egípcio reformado" de um livro de folhas de ouro que somente ele viu com a ajuda de "óculos mágicos" dados por um certo anjo...
ResponderExcluirAh, e ainda hoje há muitas lojas que vendem "água polarizada"!
ResponderExcluirDr.,
ResponderExcluirVou arrecadar as pulseiras de todos os amigos para fazermos uma única ação pra pedir o $$ de volta... Topa??
PS: Falo pros amigos que se o $$ fica pra nós e prometemos sigilo absoluto...rsrsrs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCara, ainda bem que eu, quando fui apresentada a essa pulseirinha esteticamente cafona, foi por uma matéria de um jornal que levantava exatamente essa questão: "será que as pulseirinha holográficas funcionam mesmo?" E a resposta vinha logo a seguir, com pessoas sendo testadas ao mesmo tempo, sendo uma das pulseiras do teste falsa e tendo o mesmo efeito que a possivelmente verdadeira.Além de um parecer de um professor de holografia da USP que examinou a pulseira e disse que aquilo não passava de um adesivo que, quando muito, dava um efeito visual, nada mais. Concluindo: a pulseira era um engodo.
ResponderExcluirÉ como uma cura milagrosa praticada por uma religião travestida de artefato moderno ou coisa do tipo.
E como qualquer religião, tem sempre um bando de tolos pra acreditar piamente.
Voltou!!! êêêê
ResponderExcluirEntão..meus amigos lá em Orlando compraram 3 por 50 dólares.
Bicho, na boa..tava na cara que era palhaçada, né?
Vc jpa fez os testes?
Com pulseira ou sem pulseira vc terá a mesma sensação de equilíbrio porque é o seu cérebro que comanda isso. Poderioa ser qq pulseira, sabe.
Enfim...não sou a pessoa certa para falar pois tô tomando Caralluma para emagrecer (oiiiii)))
Mas que nêgo gosta de ser enganado, ahh gosta.
Foda...
ResponderExcluir----
O mestrado vai indo...
e vou descobrindo que nao nasci pra ciencia...
¬¬
eu comprei de um amigo,para esperementar é estou gostando muito fiquei mas tranquila,estou dormindo bem melhor,acho até que melhorei mentalmente.Foi uma ótima compra o importante é eu agraditar.
ResponderExcluir