segunda-feira, 25 de julho de 2011

27 Club

Assim é chamado o rol de astros do rock que morreram aos 27 anos de idade e ao qual  Amy Winehouse passou a fazer parte.

Os mais conhecidos são Janis Joplin, Jimmy Hendrix, Jim Morrisson, Brian Jones e Kurt Cobain, todos morreram também aos 27 anos de idade e tornaram-se ícones mundiais por conta de seu talento musical.

No caso da mais recente diva musical, parece estar descartada a overdose como causa mortis.

De todo modo sua morte reacende a discussão sobre as vidas ceifadas precocemente pelas drogas. No mundo inteiro pessoas morrem direta ou indiretamente por conta disso: ou morrem por overdose ou morrem pelas complicações que o abuso traz para o organismo.

Além disso há, ainda, aqueles que morrem pelas mãos dos dependentes químicos ou pelas mãos da violência do tráfico.

E vale a pena indagar: existe algum debate público sobre a melhor política para se tratar a questão das drogas? Ela deve ser vista pelo prisma dos cuidados à saúde pública ou pelo prisma da segurança pública? O que fazer para conter o avanço das dorgas ou troná-las menos perigosas?

Eu acredito que é preciso primeiro contornar a desinformação: explicar para a população a diferença entre uso e vício; explicar que as drogas mais utilizadas são as lícitas (alcool, cigarro e anfetaminas encontradas nos remédios para aemagrecer) e que exatamente por terem o uso socialmente incentivado ou tolerado são as que mais causam danos; e por aí vai.

Desmistificar é preciso... 

Afinal fala-se muito das drogas ilícitas mas as mais consumidas e as portas para as ilícitas são, justamente, as lícitas com ênfase para o alcool (já notaram que todos os roqueiros mais pirados são - antes de mais nada - alcoolizados? já viram a Amy no palco sempre tomando umas biritas?)

Agora, convenhamos, será que alguém acredita possível exterminar o uso de droga, seja ela qual for? 

Timothy Leary acreditava que não e eu ouso concordar com ele.

Na verdade esse senhor que morreu de câncer de próstata aos 75 anos de idade foi o gurú do LSD nos anos 60 e, segundo dizem, usava drogas atéo final de sua vida!

E como ele há outras tantas pessoas usuárias de drogas, inclusive pesadas, que estão em avançada idade, criativos e saudáveis.

Isso deve deixar de ser um drama para a sociedade e precisamos encontrar um meio de contornar os danos causados pelas drogas. receio que tenhamos um loooongo caminho a percorrer, ainda, antes de conseguirmos um avanço nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário