quinta-feira, 25 de março de 2010

Minhocário ou Composteira eletrônica

É um enorme desperdício o que se faz com o lixo orgânico por aqui e tenho certeza de que os ecológicamente de corretos sabem disso.

Sabem mas fazem o que: nada!

Preferem dizer que instalaram isso ou aquilo em casa porque diminui o consumo de energia e tal mas não conheço ninguém, por exemplo, que tenha triturador de alimentos instalado em sua pía, assim como não  conheço quem tem minhocários.

Lixo orgânico vira chorume, metano, exige montanhas de investimento para ser tratado, enquanto poderia simplesmente virar adubo ou ir pelo esgoto devidamente triturado para passar pelo processamento que se dá à água.

Melhor do que triturar é transformar em adubo para usar no jardim, nas plantas, na horta...

O minhocário requer trabalho (coisa que muito ecologicamente corretos não querem ter) e a composteira elétrica usa energia e custa mísers US$ 300,00.

Links:


6 comentários:

  1. Minhocário ... e isso lá é coisa de macho ?

    ResponderExcluir
  2. Acho que poderíamos começar por menos (já que minhocário no apartamento seria complicado...). Não jogamos lixo nas ruas, mas o que fazemos quando vemos alguém jogando?

    ResponderExcluir
  3. Rogério,
    Os "minhocários" cabem em apartamento. E mesmo que sejam incômodos seria de se admitir que mais incômodo são as consequências da dispensa do lixo orgânico como fazemos. Pelo menos isso seria a conduta esperada dos sempre ecologicamente corretos de plantão.
    Contra quem joga lixo nas ruas se pode fazer o que? Pegar o lixo de volta e por na lixeira. Passar um pito no safado e criar confusão com ele.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, hoje cabe em apartamentos. Não faz muito tempo meu cunhado, quando vivia em Brasília comprou um minhocário mas a intenção era produzir humos de minhoca para vender. Na verdade arrendou um rancho para isso. Mas não chegou nem na primeira produção desistiu antes. Muito trabalho. Ter um que cabe debaixo da pia é ótimo. Gostei!

    ResponderExcluir
  5. Marcão!
    Não sabia que cê era ciumento, não!
    Eu vim aqui outro dia e deixei um comentário (no post daquele filme publicitário) pensando que estivesse falando com você!

    ResponderExcluir
  6. Gostei desta ideia... Rogerio, eu acho que podemos pegar a pessoa que joga lixo na rua e jogar no minhocario...rsrsr

    ResponderExcluir