terça-feira, 2 de março de 2010

Você sabe o que é ACME?



É a marca dos produtos usados pelo Pernalonga, Piu Piu, Gaguinho, Coyote, Papaléguas, e até por Lucy de I Love Lucy, entre outros personagens da Warner Bros. ACME, é a sigla para "A Company that Makes Everything".

O curioso é que nos desenhos animados esta é a única marca que aparece, o que nos leva a crer que não existe concorrência no mundo do Cartoon WB.

Pensando nesta falta de concorrência animada, trouxe o tema para o mundo real. Já faz muitos anos que vemos empresas sendo compradas ou incorporadas por outras e se tornando grandes da noite para o dia, e maiores no dia seguinte ao se unirem a outras, que se associam a outras e se tornam gigantes ou megas.

Empresas como Pepsico, Coca-Cola, Unilever, Procter & Gamble, não param de crescer. Vejam o caso do Pão de Açúcar, que não satisfeito com as três marcas fortes de supermercados ainda incorporou o Ponto Frio e Casas Bahia. E o concorrente Carrefour não deixou por menos, e se uniu ao Dia% e Atacadão e agora pretende entrar no mercado de telefonia móvel
Estaríamos caminhando para um modelo ACME?



Um comentário:

  1. Os consumidores não conseguem exergam como cada vez mais estão envolvidos no sistema... Hj vc compra de uma empresa, totalmente independente da outra, mas na realidade todas estão interligadas pela mesma holding... Onde fica a concorrência? com certeza na mão do mesmo grupo e infelizmente são eles que ditam as regras do mercado.

    ResponderExcluir