Trata-se do dia em que foi promulgada a lei que criou os cursos jurídicos no Brasil.
Odiados por uns, amados por outros e temidos por todos, os advogados são imprescindíveis para defender os direitos e interesses de uma nação.
Retratados como mocinhos nuns filmes e vilões em outros, a verdade é que na vida real os advogados, na história da humanidade, estão estreitamente ligados a passagens ímpares de luta por ideologia e respeito ao ser humano.
É preciso vocação para se dedicar a essa profissão, aguentar o dia a dia de um sistema já rançoso e que em nada ajuda na distribuição da justiça. É preciso ter vocação para diante de tantas dificuldades acreditar na justiça que se busca para seu cliente. Afinal, é como disse Piero Calamandrei: "PARA ENCONTRAR A JUSTIÇA, É NECESSÁRIO SER-LHE FIEL. ELA, COMO TODAS AS DIVINDADES, SÓ SE MANIFESTA A QUEM NELA CRÊ."
Logo, advogados não se fazem numa faculdade de Direito. Ali são apenas encaminhados no ofício.
Não é à toa que desde a antiguidade há o brocardo: "Advocati nascuntur, iudices fiunt." (Advogados nascem feitos, juízes fazem-se.)
Um viva aos meus colegas advogados e uma pequena homenagem a todos que lutam diuturnamente para fazer o melhor por seus clientes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário