quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O ser humano, esse adorável animal.

Em período de ovulação, as mulheres se vestem melhor e compram roupas e acessórios para atrair um parceiro mas, também, para desencorajar as rivais, segundo estudo de marketing realizado por uma universidade americana e publicado na última segunda-feira (16).

É inconsciente! É o comando dos hormônios sobre a mente. Do instinto sobre a razão. Mas, pelo que se vê, as mulheres em período de ovulação vestem-se "para impressionar" não apenas os homens, mas as que poderiam ser suas rivais, afirma o estudo da escola de administração da Universidade de Minnesota (norte dos Estados Unidos) e divulgado no Journal of Consumer Research, que busca estabelecer as ligações entre a compulsão de compra e fatores hormonais.

Não é de hoje que a ciência (biologia e psicologia) se prestama a auxiliar as empresas a vender mais explorando o inconsciente humano: seja em sua atividade hormonal, seja em sua atividade psicológica, seja em seus instintos!
"O desejo que têm as mulheres, no momento importante de sua fecundidade, de escolher inconscientemente artigos que destacam sua aparência é movido pelo desejo de serem mais sedutoras que as rivais", afirma Kristina Durante, autora da pesquisa que ouviu 269 mulheres. "Se você é mais desejável que a concorrência, tem mais chances", resume ela que segue explicando: "Descobrimos que, quando estão em período de ovulação, as mulheres escolhem artigos de moda mais 'sexy', tendo como ponto de referência outras mulheres sedutoras de seu entorno".

Durante o estudo, fotografias de mulheres sedutoras moradoras nos arredores foram mostradas a mulheres em período de ovulação. Elas deveriam, em seguida, escolher roupas e acessórios.

"Descobrimos que as mulheres em período de ovulação compravam artigos mais sexy quando tinham na cabeça a imagem de mulheres sedutoras da vizinhança", acrescentou a pesquisadora. "Se você mora em Nova York, outra mulher que mora em Los Angeles não será percebida como concorrente".

Esta rivalidade com mulheres sedutoras da vizinhança é inconsciente. "Durante cinco a seis dias por mês, as mulheres que ovulam, são mais de um bilhão de consumidoras", precisa o estudo de marketing.

Este desejo de compra de artigos e serviços que destaquem a aparência, levado pelo ciclo ovariano, aplica-se não apenas a roupas e calçados, mas também a produtos de beleza, suplementos vitamínicos, artigos de fitness e à cirurgia estética.

O cuiroso é que as mulheres que comandam esse estudo ou que leiam esse artigo não devem se surpreender com o "achado científico". Devem comentar isso com naturalidade aceitando o reinado dos hormônios sobre o ser humano. Afinal, se já sabemos que os níveis de seratonina no organismo demandam maior ou menor grau de sensação de satisfação e felicidade, se já sabemos que os hormônios durante a TPM causam aquele mal humor todo, fica fácil aceitar outras influências hormonais no ser humano não é mesmo?

A resposta é não! Afinal que mulher aceita que motivos hormonais e inconscientes levam seu parceiro à traição? À infidelidade?

O ser humano, meus caros, é um animal, mais bem sucedido que os demais - talvez - mas com seu comportamento totalmente dependente de hormônios e instinto!

É isso que essa pesquisa demonstra.

Agora, como é difícil o ser humano se aceitar assim, um mero e singelo animal!


3 comentários:

  1. O livre arbítrio é uma falácia. Somos genetica, cultural e socialmente determinados.

    ResponderExcluir
  2. Hoje por exemplo eu poderia estar trajando uma roupa de guerrilheira com direito a um porrete na mão. Ia ser ótimo dar com ele na cabeça de quem está me azucrinando desde cedo.
    Bom, se a mulher se veste mais..digamos assim..ousada..quando está ovulando...me explica a ovulação da Viviane Araújo, hein?
    Vai ovular assim lá longe!
    Ela e aquela Graciane..
    Já acordam ovulando.

    Mas concordo, somos socialmente determinados.

    ResponderExcluir