Um derivado da cocaína mais barato e mais aterrorizador do que o crack chegou ao país e já está fazendo um belo estrago por aqui.
Estou falando da droga chamada "oxi", droga barata que é consumida e procurada por jovens e crianças de todas as classes socioeconômicas.
O nome é uma abreviação de "oxidado": trata-se de uma mistura de base livre de cocaína e combustível (como querosene ou gasolina). É semelhante ao crack por ser uma pedra branca fumada em cachimbo, que custa mais barato e mata mais rápido.
É uma droga tão forte que seu poder de dependência se mostra no primeiro uso!
Usuária de Crack ao longo de 08 anos |
Causa efeitos devastadores no organismo humano: doenças no sistema renal, emagrecimento, diarreia, vômitos e até perda de dentes, por conta do processo corrosivo provocado pela presença dos combustíveis na composição do oxi.
Por outro lado, seis das maiores fabricantes de cigarro do mundo usaram ou fizeram planos de usar aditivos químicos em seus produtos para reduzir o apetite, de acordo com uma pesquisa feita por médicos da Universidade de Lausanne, na Suíça.
Os documentos citam o uso de anfetamina, efedrina, gás do riso e ácido tartárico, entre outras substâncias. Anfetamina e efedrina são conhecidos redutores de apetite. Gás do riso suprime a fome ao alterar o sabor dos alimentos, segundo os autores. Ácido tartárico reduz a fome ao ressecar a boca. A pesquisa foi publicada na última edição do "The European Journal of Public Health", editado pela Universidade de Oxford.
A prática durou pelo menos 50 anos, de 1949 a 1999, ainda de acordo com o grupo de pesquisadores. O levantamento foi feito em documentos da própria indústria do cigarro. Os papéis se tornaram públicos por conta de uma ação dos EUA na qual as empresas foram condenadas por terem omitido os males provocados pelo fumo por 40 anos.
A vantagem do supressor de apetite para a indústria é que ele amplia uma característica do cigarro que é a capacidade de reduzir a fome e deu certo: até hoje, muitas mulheres dizem que não vão parar de fumar porque engordariam.
Sabe-se que o cigarro ajuda naturalmente a controlar o peso porque a nicotina diminui a ação da insulina, reduzindo a entrada de glicose nas células. O efeito disso é a diminuição na sensação de fome, afirma Costa e Silva. A adição do supressor de apetite potencializa essas características.
O plano de incluir aditivos que diminuem a fome, segundo os documentos, visava conquistar novos consumidores: as mulheres.
E quem educa os filhos: as mulheres! As mães são a maior influência sobre os filhos do que os pais, tanto assim que o comércio tem muito mais venda para o dia das mãe que para o dia dos pais.
Conquistando as mães a industria dos cigarros conquista os filhos.
Mas e qual a relação entre o OXI e os cigarros?
È que a nicotina vem sendo cientificamente considerada a porta de entrada para o uso de drogas ilícitas, pois, freqüentemente, os usuários de drogas como álcool, maconha e cocaína revelam ter iniciado suas experiências consumindo, antes, os cigarros.
Esta afirmação faz parte do relatório anual do Ministério da Saúde dos EUA, publicado em 1992.
Segundo o relatório, o hábito de fumar e a conseqüente dependência da nicotina geralmente se estabelecem na adolescência, ou mesmo antes, e são responsáveis por aproximar os jovens de outras drogas que causam danos à saúde.
Para comprar crack e oxi, crianças se prostituem. |
Está comprovado que nas pessoas com faixa etária entre 12 e 18 anos a dependência à nicotina se instala mais fácil e fortemente, já que é nesta fase que ocorre a formação da personalidade e da consciência crítica e a construção da auto-estima. Os jovens formam suas crenças e incorporam hábitos e comportamentos da vida adulta, tornando-se, por isso mesmo, mais suscetíveis às mensagens veiculadas ao seu redor.
Esta suscetibilidade mais intensa na juventude fica evidente quando se compara, por exemplo, os dados sobre o número de fumantes no Brasil, em 1989. Na faixa etária entre 10 e 14 anos havia 370.000 fumantes enquanto que entre os jovens de 15 a 18 anos o número de fumantes era aproximadamente 600% maior, ou seja, 2.341.000 fumantes.
Hoje é dia das mães e fica um convite à reflexão para as fumantes: vale a pena alimentar aqueles que induzem e lucram com a desgraça alheia? Qual a diferença entre o traficante de OXI e aquele industrial ou comerciante de cigarros? Você vai continuar se prestando como instrumento da industria do cigarro para angariar a vida de seus filhos para o mundo das drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas? Pense nisso!
Feliz dia das mães!
credo. jeitos mais e mais rapidos de se deteriorar
ResponderExcluir