sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Comida Mexicana ou Mexican Food?


Crema mexicana autêntica semelhante a coalhada ou ao creme azedo

Há uma tendência geral de se substituir ingredientes de pratos típicos de uma determinada cultura, por outros que estejam mais fácilmente à mão numa região diferente. Por exemplo: moqueca capixaba não leva azeite de dendê como se faz na moqueca baiana.

Outras vezes a questão é mais mercadológica: as pessoas de uma dada região não gostam de um dado tempero e o mesmo é retirado da receita ou substituído por outro. O exemplo pode ser o mesmo da moqueca baiana e da capixaba.

Se assim o é dentro de um país, imagine de um país para o outro? Somam-se a esses problemas a absoluta falta de ingredientes e, exatamente por isso, usam-se coisas parecidas para não desnaturar a receita.

Mas sempre tem aqueles que inovam...

De uns tempos para cá se tem usado cream cheese em receitas que vão desde a culinária japonesa até a mexicana.

Casas de comidas rápidas (fast food) preferem o cream cheese em seus pratos, mesmo que os mesmos não tenham qualquer ligação com a receita original porque são mais baratos e mais fáceis de se manusear e de se manter estáveis, além de terem maior durabilidade e possibiliar o acondicionamento maciço.

Na comida mexicana, por exemplo, ele foi introduzido para substituir a original "crema mexicana" um "condimento" usado no café da manhã, sobremesas e pratos salgados como os nachos, burritos, tacos e até no guacamole.

Eu que já comi comida mexicana feita por mexicanos no México e no Brasil e que também tive a oportunidade de comer "mexican fastfood"em Miami e em N.Y. posso dizer que, de fato, um elemento (crema) e outro (cream cheese) não têm semelhança senão pelo fato de comungarem a mesma origem, qua seja, a vaca!

A crema mexinaca é uma espécie de creme fraiche ou creme azedo (conhecido como sour cream) e tem consistência, sabor e técnica de preparo diferentes de um queijo cremoso (cream cheese) o qual (de invenção norte americana) também é derivado da coalhada, porém, mais firme.

Agora, o que é um creme azedo? É uma coalhada mais cremosa ( e bem mais cremosa que o cream cheese) porque ao invés de se tirar todo o soro (coalhada) se deixa um pouco dele (creme azedo). Ele pode ser obtido a partir do creme de leite ou do próprio leite já coalhado.

Se quiser usar o creme azedo na comida mexinaca, ótimo!

 Caso contrário, ok, pode usar o cream cheese e terá uma "mexican fastfood"....rsrsrsrs

3 comentários:

  1. Eu não gosto de cream cheese! A única vez que comi comida mexicana (no Rio, isso não ia dar certo!) não gostei muito.
    bjs e bom fim de semana
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Muitas misturas ficam boas, principalmente da comida mexicana.... mas concordo com a Jussara cream cheese na comida japonesa não dá!

    ResponderExcluir
  3. Olha Marcos, teu blog é muito engraçado. Porque um dia a gente entra aqui e tem uma bunda de mulher e vc falando de comportamento, outro dia tamo metendo o malho na igreja, no outro vc discute a justiça penal do Brasil...
    Sinto dizer mas seu blog é super sushi com cream cheese.
    Eu particularmente adoro Hot Filadelphia, e como toda gorda amoooOOO cream cheese e todas as outras porcarias que americano inventa pra gente morrer cedo.

    Bjs!

    ResponderExcluir