quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Freira grávida em anúncio provoca polêmica

A marca de sorvetes italiana Antonio Federici arrumou encrenca no Reino Unido ao divulgar um anúncio mostrando uma freira grávida.

Com um barrigão, ela se delicia com um pote de sorvete. O slogan da peça é "Imaculada Conceição" e faz parte de uma campanha intitulada "Sorvete é a nossa religião".

A Advertising Standards Authority, agência independente que regula o setor publicitário no país, deu início a um inquérito sobre o anúncio depois de receber 40 reclamações de pessoas criticando o fato de se fazer piada com o nascimento de Jesus.

Matt O’Connor, diretor criativo da companhia italiana, alegou que se trata de um comercial "inteligente, desafiador e iconoclasta".

No ano passado, o órgão proibiu um anúncio da Antonio Federici que mostrava uma freira e um padre prestes a se beijar.

Outro dia eu assisti um filme que tratava sobre parte da vida de Charles Darwin, aquele célebre naturalista que criou a teoria da evolução.

Não dá para deixar de ter profundo apreço e respeito por ele: uma pessoa à frente de seu tempo, com visão claramente desembaçada sobre a desvinculação do homem com a idéia da criação por deus à moda judaico/cristã. E ainda ter coragem de afrontar a sociedade clerical vigente para expor susa conclusões empíricas e científicas.

Afinal, se nos dia de hoje as pessoas se ofendem e o Estado se movimenta junto com a Igreja contra míseras campanhas publicitárias que nada mais fazem do que usar da liberdade de pensamento e de expressão artística sobre uma tema controverso, imagine o que ocorria naqueles tempos remotos em que a Igreja tinha um poder muito maior que hoje?

Oras, sejamos sinceros, acreditar em Jesus ou acreditar que Maria, sua mãe, foi fecundada por deus sem a cópula e portanto era ainda virgem, não é diferente de acreditar nos dogmas da Cientologia, religião que prega que há 75 milhões de anos vários planetas se reuniram numa "confederação das galáxias" governada por um líder maléfico chamado Xenu que mandou bilhões de seus habitantes para Terra, em espaçonaves, onde foram jogados dentro de vulcões e mortos com bombas de hidrogênio e seus espíritos, que foram recapturados e reunidos em cachos (como uvas, ou talvez bananas), são chamados de "thetans", ou seja, os seres humanos.

Tanto uma quanto outra religião são lastreadas em histórias risíveis, minimamente difíceis de se acreditar e sem qualquer demonstração de que não passam de mera invencioníce.

Tudo bem, eu sei que é preciso respeitar a fé alheia! Mas se de um lado é preciso respeitar quem nisso acredita e nas milhares de demonstrações públicas de apreço a essas e outras religiões, de outro lado é preciso respeitar quem lucidamente nisso não acredita e tem a ousadia de expor seus pensamentos de forma não violenta, mesmo que seja para fazer troça da crença.

E em se tratando de religião católica a coisa fica mais feia: as tantas investidas da Igreja contra direitos humanos, contra valores éticos, contra os avanços da ciência e contra a própria doutrina do amor que se afirma foi pregada por Jesus já basta para retirar-lhes qualquer possibilidade de reclamções quando se deparam com campanhas publicitárias desse tipo.

Afinal, sexo entre padres e freiras, freias grávidas e por aí vai é algo que já se tornou trivial no seio da Igreja!


3 comentários:

  1. Não vejo nenhum problema em mater a sacanagem entre os membros da igreja... mas, por favor, poupem as crianças!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não existem seres humanos mais preconceituosos do que os adeptos da religião. Seja ela qual for.

    ResponderExcluir