quinta-feira, 30 de junho de 2011

Para reflexão


Muitas pessoas que lêem alguns textos que escrevo ou que ouvem alguma opinião minha relacionada a importância que dou a luta ou à belicosidade em prol do exercício da cidadania, confundem essa minha opinião com a instigação à violência, como aversão à paz.

Ao mesmo tempo, é comum notar que pessoas confundem a passividade, a subserveniência, a não reação, com paz.

É possível recorrer à violência ao mesmo tempo em que se busca a paz. É possível estar num estado não belicoso alimentando a violência ou a ausência de paz.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Myriam Rios x Dr. Fernando Henrique Pinto

Ontem a Deputada Estadual pelo Rio de Janeiro Myriam Rios explicou publicamente aquilo que considera um direito do cidadão cristão que ela representa: tolher o emprego de qualquer pessoa cuja orientação sexual seja diversa da sua (hetero) por entender que homossexuais são nocivos à família.

De outro lado, indo na contramão da reacionária e estúpida compreensão daquela "missionária" aqui em São Paulo o realmente douto Juiz de Direito Fernando Henrique Pinto homologou a conversão da união estável de pessoas do mesmo sexo em CASAMENTO, reconhecendo a entida familiar por eles formada.

De um lado, o retrocesso representado por alguns membros do legislativo do Rio de Janeiro na voz da ex-atriz.

De outro lado, a voz da tolerância, do respeito à dignidade humana, do exercício da cidadania e do avanço cultural no sentido de se alcançar uma sociedade equalitária, justa e sem marginalizações ou discriminações de qualquer natureza.

Esses dois exemplos mostram que mesmo diante da tristeza do retrocesso que muitos tentar impingir à nossa nação, há sempre que se contar com a luz da decência e do respeito ao progresso que representantes de um Estado laico podem nos assegurar.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Direito de não contratar gays e Myriam Rios

Cada um dá o que tem. Pessoas felizes não semeiam a infelicidade, assim como pessoas infelizes não conseguem semear a felicidade.

Eu sempre achei que, no fundo, a miséria do mundo é causada pela miséria individual somada, ampliada, massificada: quem é ganancioso não pode frutificar ao seu redor o desprendimento, quem é
ímpio não pode levar aos seus pares a justiça e assim por diante.

Logo a existência dessas mazelas em grande escala só fará disseminar a miséria mundial.

É combatendo a miséria individual que podemos erradicá-la ou mitigá-la em nível mundial.

E quem é ignorante e teme o desconhecido torna-se intolerante. Por isso é que dizem que o erro e a ignorância são o pai e a mãe da intolerância.

O intolerante não aceita a felicidade do outro que lhe é diferente ou contrário, não aceita o acesso ao direito de ser feliz que todo ser vivo tem e jamais poderá gerar equidade e felicidade ao seu redor.

E é para o indivíduo que temos que voltar nossos olhos quando queremos corrigir essa limitação geradora de iniquidade.

Pois bem, vou voltar meus olhos para a "grande" ex-atriz e atualmente deputada estadual Myrian Rios, cujo início de carreira incluiu diversas fotos nuas para revistas masculinas e que hoje faz parte daquele grupo "seleto" de políticos católicos que pregam a iniquidade contra homossexuais, não obstante neguem a ululante intolerância e ignorância de seus discursos.

Na ALERJ ela assim discursou (sob aplausos de seus pares):
“Não sou preconceituosa e não discrimino. Só que eu tenho que ter o direito de não querer um homossexual como meu empregado, eventualmente”

“Por exemplo, digamos que eu tenha duas meninas em casa e a minha babá é lésbica. Se a minha orientação sexual for contrária e eu quiser demiti-la, eu não posso. O direito que a babá tem de querer ser lésbica, é o mesmo que eu tenho de não querer ela na minha casa. São os mesmos direitos. Eu vou ter que manter a babá em casa e sabe Deus até se ela não vai cometer pedofilia contra elas, e eu não vou poder fazer nada”.

E como se não bastasse, assim continuou discursando: 
“Se eu contrato um motorista homossexual, e ele tentar, de uma maneira ou outra, bolinar meu filho, eu não posso demiti-lo. Eu quero a lei para demitir sim, para mostrar que minha orientação sexual é outra”....“Eu queria que meus filhos crescessem pensando em namorar uma menina para perpetuar a espécie”.

"Nunca antes na história desse país" (como diria o Lula) se ouviu tanta asneira junta...tudo fruto de que mesmo??? Ignorância e erro!!!

Algumas indagações que revelam as mazelas de seu discurso e de seu pensamento bastam para exibir o quanto essa senhora é jejuna sobre as questões por ela tratadas.

Por exemplo: será que na opinião dessa "missionária"(como ela própria se designa) a homossexualidade é como uma doença contagiosa, que seus filhos culminarão por contraírem ao terem contato com gays e lésbicas? Ou será que queria ela dizer que todo homossexual é tarado e/ou pedófilo? Na opinião dela empregar heterossexual elimina a possibilidade de pedofilia ou estupro em seu lar porque heteros não o fazem? Ou será que ela queria dizer que aceita suas filhas sendo molestadas por um heterosseual e seus filhos ser bolinados por uma heterossexual? Será que ela aceita a pedofilia quando esta é praticada entre heterossexuais? Fiquei confuso...

E quanto à perpetuação da espécie humana? Será que ela desconhece as novas técnicas de inseminação e fertlização que estão disponíveis para hetero ou homossexuais? Adoção, pelo visto, nem pensar...isso sim é que é cristã!

E quando ela fala que quer a lei para demitir pessoas que venham a molestar seus filhos, esqueceu-se ela de que há o Código Penal com expressas tipificações dessa conduta como crime, seja ela praticada por homo ou heterossexuais? Ou será que ela nem sabe o que vai pelo CP? Ou será que ela não sabe que lei nenhuma dá guarida a quem não contém seus ímpetos e poderia ela demitir o safado (a) por justa causa? Ou será, ainda, que ela conhece a lei mas acredita que só homossexuais é que devem sofrer por tais atos enquanto heterossexuais podem ser tolerados? Continuo confuso...

Agora, de uma coisa eu não estou confuso: ela diz que pedofilia é orientação sexual (e ela faz essa refrência de modo explícito).

Ignorância? Óbvio!

Mas não está sozinha...basta ver o vídeo que segue abaixo:


Uma coisa é certa: ela erra feio ao correlacionar a homoafetividade a pedofilia, algo que é absolutamente descabido para alguém que está ocupando o cargo que ocupa.

De toda sorte, se ela tem tanto medo assim de homossexuais e da pedofilia, deveria ela, que se disse missionária cristã, se preocupar com o que ocorre dentro da própria Igreja Católica à qual representa porquanto, como se sabe, cada vez mais no mundo inteiro temos mais e mais notícias de casos de menores fiéis molestados despudoradamente nas igrejas. A coisa parece até uma epidemia e isso sim parece bem preocupante (não para ela, claro).

Pessoa alguma está obrigada a acolher a orientação sexual do outro para si. A vida íntima de cada qual não cabe a ninguém saber ou sequer discutir no nível profissional.

Logo, se ela aceita ou não a homossexualidade em sua vida íntima isso é um problema dela, o que não pode é, sim, por questões de orientação sexual demitir alguém ou deixar de admití-lo, caso contrário estará, sim, praticando ato de discriminação e intolerância.

O que me causa espécie é que na qualidade de parlamentar (na verdade "pralamentar") essa senhora desconhece as bases sobre as quais nossa nação busca se erigir.

E tais bases (chamadas de clausulas pétreas) estão na constituição federal que é superior à constituição estadual do Rio de Janeiro:
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
...
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
...
Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
...
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

Logo, alterar ou não a constituição estadual para acolher ou não a tal PEC (proposta de emenda constitiucional) é inócuo porque a CF não acolhe, não permite, a aberrante pretensão ditidamente discriminatória dessa missionária.

E mais: como cristã que essa pessoa se diz ser, ela parece não conhecer os preceitos religiosos do credo que professa. 

Vejamos, por exemplo, o que dizem os versículos do capítulo 2, do evangelho de Pedro:

13 Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano,
14 quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.
15 Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens insensatos,
16 como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus.
17 Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei.
18 Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus.
19 Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente.
20 Pois, que glória é essa, se, quando cometeis pecado e sois por isso esbofeteados, sofreis com paciência? Mas se, quando fazeis o bem e sois afligidos, o sofreis com paciência, isso é agradável a Deus.
21 Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas.
22 Ele não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano;
23 sendo injuriado, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;
24 levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados"

Ou Romanos, 13 e seus versículos 1-10:
Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.
Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.
Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela;
porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal.
Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência.
Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo.
Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.
Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.

Aos cristãos, servos de Deus, caberia espalhar amor: e não é por meio da pregação em favor do desemprego de gays, da discriminação pela condição sexual, que ela estará manifestando o seu amor para com estes! 

Mas ela não pode dar amor, porque amor só dá quem traz a genuína felicidade dentro de si! Porque quem é feliz quer que o outro o seja também, aceitando o seu modo de ser feliz sem interferência em seus direitos, em sua dignidade e em sua individualidade.

Poder-se-ia dizer que essa senhora é uma vergonha porque não somente prega contra a Constituição Federal mas contra a bíblia, quando a ambas deveria defender!

E poder-se-ia dizer que ela é uma vergonha porque desconhece que as bases filosóficas sobre as quais a igreja católica erigiu o seu cristianismo estão calçadas nos estudos de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, dois homens "de fé" que buscaram em Platão e em Aristóteles toda a estrutura lógica para a doutrina católica, mesmo sabendo-se que ambos os filósofos gregos eram PEDERASTAS (claro que se a douta parlamentar/misssionária existisse naquela época e tivesse poderes para decidir os destinos da igreja, jamais se teria buscado nesses dois filósofos tal inspiração; ou sequer eles teriam sido exitosos como filósofos já que se ela fosse viva e com poderes na época deles talvez os deixasse morrer de fome por discordar de suas orientações sexuais).

Mas talvez não seja o caso de vergonha. Não podemos censurar o cego porque ele não pode ver, podemos?
Assim, termino o post voltando ao que eu dizia no início e que jamais poderemos esquecer, ou seja, cada um dá o que tem: quem é ignorante não pode semear outra coisa.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Vício Social

Não se preocupam com a pinga
Mas com o canudo ou com a seringa
Quem se importa com o tabaco
Quando seda e pipa é que dá papo
Remédios, jogo, cigarro e alcool
Têm o uso estimulado
O comércio incentivado
O vício premiado
Mas vício é vício em qualquer lado
Rompe e destrói vínculos
Torna o ser humano degradado

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Coisificação

Ela queria ser amada
Ela queria ser respeitada
Ela queria ser sublimada
Teve tudo, não tinha nada

Preferiu ser admirada
Também queria ser louvada
Pensava até em ser invejada
Tudo vazio, era como nada

É que para o reverso estava fadada
Sentiu prazer ao ser subjugada
Lá estava ela sodomizada
De sublimação não havia nada
E não estava escandalizada
Apenas queria ser coisificada
Como objeto, sexualizada

Dali pra frente sentir-se usada
Não era mais ser humilhada
Não era mais ser maltratada
Não lhe fazia indignada
Espontaneamente escravizada






quinta-feira, 9 de junho de 2011

Daniela Aranguiz e as Marias chuteiras

A modelo chilena e "desinteressada" esposa de Valdívia, Sra. Daniela Aranguiz, causou polêmica ao afirmar em abril, no twitter, que “a maioria das mulheres brasileiras” seriam “piranhas” e “marias-chuteira”. Suas declarações estavam relacionadas com o constante assédio de mulheres ao seu príncipe!

Embora eu saiba que o cérebro das pessoas nem sempre é o órgão mais utilizado antes de falar algo e que, não ramente, algumas pessoas pensam que os ouvidos e olhos dos outros são penico, de tanta merda que saem falando ou escrevendo, eu me senti ofendido.

Primeiro por ser brasileiro e não gostar de afirmações preconceituosas acerca de pessoas de meu país.

Segundo porque minha mãe, minha mulher, minha irmã, minhas sobrinhas e minhas amigas são todas brasileiras e não se interessam por gente da estirpe futebolística para deles retirar proveito.

Claro que as respostas da vida muitas vezes vêm à cavalo: nesta data o advogado de Valdivia, Carlos Castro, confirmou que o jogador em questão está sendo vítima de extorsão no Chile, conforme consta da matéria da UOL.

Segundo o site, em entrevista ao jornal La Cuarta, ele admitiu que o palmeirense pagou R$ 17 mil para que alguém não divulgasse fotos de uma chat erótico dele com uma moça chilena de 18 anos que, à época, era menor de idade.


A garota em qustão não é brasileira é chilena, assim como a senhora Daniela.

Angie Alvarado seria o nome da moça de bem que teria participado do chat erótico com Valdivia e que teve um caso com o irmão dele.

Essa senhora agora deve saber por experiência própria que "piranhas" estão em qualquer parte do mundo e que "Marias Chuteiras" também, algumas estão até mesmo casadas...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Lição da vida

As coisas da vida
Lembram um dia após o outro
Ao passo que um nasce
O outro está morto





Enseada

Canto um pranto armanso
Canto e num recanto remanso
Danço, balanço e avanço
Descalço, realço o percalço
Me espanto
Mas o balso é falso
Romanço 
Abraço o cachaço
Beijo o regaço sem embaraço
Suo e sinto um mormaço
Quebranto

Schadenfreude x Netinho de Paula

No caso do episódio do uso temerário de notas ficais para justificar os gastos de seu gabinete, Nentinho se disse vítimado por perseguição política: afinal seus algozes querem exterminá-lo por ser ele um pré-candidato ao cargo majoritário à prefeitura de São Paulo com possibilidade de êxito, segundo entende.

Bom, seja ele corrupto, mentiroso, tenha agido com violação ao decoro parlamentar ou não isso pouco importa no caso dele.

É que ninguém poderia ter a chance de ser um candidato à administração de uma cidade quando já tenha se declarado pobre sem ser, quando deu mostras de destempero tamanho que o conduziu a bater em sua ex-companheira e num inócuo palhaço de TV, menos ainda quando, indiscutivelmente, não soube usar o dinheiro público.

Se ele não foi corrputo foi, ao menos, mal gestor do dinheiro público ao gastar tanto dinheiro para alugar equipamentos de informática que poderiam ser comprados e ainda seriam infinitamente mais baratos.

Se ele não é mentiroso é, ao menos, hipócrita ao se dizer pobre para não pagar custas processuais.

E mais: que é destemperado, isso não temos dúvida.

Aniquilem a carreira política do Netinho de Paula, ele merece e o povo agradece.

Obs: este post foi feito antes da Câmara Municipal destilar, mais uma vez, sua profunda filosofia de proteger pilantras acusados de graves desvios de conduta. O posto anterior sobre cada um ter o que merece aplicável a São Paulo e sua população de néscios que votam nesses ogros.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Cada um tem o que merece

O episódio que envolve o recente enrriquecimento do Sr. Ministro Antonio Palocci que não consegue explicar de forma razoável e crível como logrou comprar bens em nome de sua empresa que superam a casa de R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais) revela porque nosso país não vai para frente.


Vale aqui lembrar que se uma empresa tem patrimônio esse patrimônio, em última análise, beneficia o dono da empresa. O mais curioso é que Palocci (que tem formação em medicina) se nega a revelar que serviços foram esses que sua empresa de consultoria  teria prestado para ter tamanho ganho e quem são seus clientes.
Como se não bastasse isso, o Ministro também é locatário de um imóvel de "640m2" que está avaliado em R$ 4 milhões de reais e que pertence a uma empresa de "fachada" (segundo matéria publica no UOL e na VEJA) cujos sócios moram na periferia de Mauá (cidade satélite de São Paulo que é paupérrima) e são pobres e "laranjas". Mais uma situação obscura e pendente de respostas que envolve tantos rolos que, cá entre nós, retira a credibilidade de qualquer pessoa, quanto mais de alguém que ocupa um cargo tão importante numa nação.

Sabe aquela história do "não basta ser honesto, tem de parecer honesto"? Então, aqui parece que o ditado não vale.

Político que se prese deveria exibir credibilidade e ter uma conduta ilibada, acima de qualquer suspeita e que o fizesse merecer o tratamento de "excelência" a ele dispensado.

Diante desse espetáculo de comportamentos suspeitos o que o governo fez? Nada! Manteve o Ministro firme e forte. Dilma lhe dá apoio, Lula lhe dá apoio e nem mesmo seus opositores FHC e Serra criticam a situação o que, por seu turno, é conduta que já os coloca em pé de igualdade.

Agora, vejamos só a diferença de postura em outros países:
a) em 2009, após ser flagrado com aparência de embriaguez em evento público internacional, o então ministro das finanças japonês, Sr. Shoichi Nakagawa, se rendeu às pressões populares e do governo tendo renunciado ao cargo;
b) em 2009, após fazer um mísero gesto ofensivo com as mãos em forma de chifres no congresso nacional português, o ministro das finanças daquele país renunciou ao cargo graças às pressões governamentais;
c) em 2010, o minsitro de defesa chileno Jaime Ravinet renunciou ao seu cargo por estar envolvido em suspeita de superfaturamento em US$ 2.000.000,00 (valor bem inferior ao patrimônio da empresa de nosso ministro) na construção de uma edificação.

E o comportamento do povo???

Vale aqui fazer apenas uma observação: neste ano de 2011 o minsitro da defesa alemão, pessoa em ascensão e estrela política cotada como um dos mais brilhantes do atual governo, renunciou ao cargo por acusação de plágio em sua tese de doutorado. Sua renúncia se deu debaixo de protestos efusivos da população.

Lá, na Alemanha, o ministro em questão não se viu envolvido em denúncias de possível enrriquecimento ilícito ou suspeita de conduta imprópria ou de envolvimento com gente suspeita, não pairava sobre ele a suspeita de corrupção mas, "apenas", de não ter sido ético na condução de seu trabalho de finalização de doutorado.

Já, em nossas bandas verde-amarelas...temos os políticos que merecemos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Terra de Gigantes

Quando se é jovem
Se tem o mundo aos pés
O tempo é infinito
Se sorri mesmo aflito
Tranquilamente se contorna o revés

Quando se é jovem
O pouco parece muito
O muito parece tudo
Nada é absurdo
O futuro é caso fortuito
Quando se é jovem
Sempre se sonha acordado
Esteja ou não em guerra
No mar, no ar ou na terra
O jovem é sempre soldado
Quando se é jovem
Apenas se é jovem.

Violência doméstica

Matéria do UOL de hoje dá conta de que o número de mulheres presas por violência doméstica na Inglaterra e País de Gales mais do que dobrou nos últimos cinco anos. O lastro da informação é o resultado de uma investigação feita pela BBC Radio 5, uma emissora doméstica da Grã-Bretanha.

Dados fornecidos pelo Crown Prosecution Service (órgão britânico responsável por levar crimes investigados pela polícia aos tribunais) mostram que quase 4 mil mulheres foram presas por cometer violência doméstica no ano passado, em contraste com 1,5 mil em 2005 - um aumento de 169%.

Para alguns especialistas, os índices são um sinal preocupante de uma cultura cada vez maior de violência por parte da mulher. Outros dizem que quem mudou foram os homens, hoje mais dispostos a contar que foram agredidos por esposas e namoradas.

Todavia, a chefe de polícia local, Carmel Napier, especialista em violência doméstica de uma associação de oficiais da polícia da Grã-Bretanha, disse que os números indicam uma maior tendência por parte da população de denunciar incidentes: "Sabemos sobre mais casos agora porque há melhores respostas por parte da polícia, agências e serviços voluntários e por causa de uma mudança na forma como a sociedade vê o crime", disse ela.

Em depoimento à BBC, uma vítima, identificada como Peter, contou ter sido vítima de maus-tratos físicos e emocionais pela esposa durante quase um ano. Quando, finalmente, decidiu chamar a polícia, não teve coragem de apresentar queixa.

O cara, durante meses, ele foi obrigado a dormir na mesma posição, de costas. Se virasse de lado, a esposa lhe dava socos e chutes. Peter disse que o primeiro incidente de violência o pegou completamente de surpresa. "Não estava esperando o soco no rosto. Não esperava que alguém fosse me bater tão rápido."

Ele respondeu o mesmo que muitas mulheres respondem quando indagadas o porque não largou a rixosa: "Sabe quando você ama alguém tanto e você acredita que a pessoa simplesmente pode mudar? Eu tinha esperança de que ela ia mudar".

Outra vítima, Kieron, foi esfaqueado no peito pela ex-mulher. Hoje ela cumpre uma pena de quatro anos e meio na prisão. Segundo Kieron, o abuso começou durante a gravidez da mulher. Na noite em que ele foi esfaqueado, sua esposa voltou para casa após ter visitado amigos e exigiu que ele cozinhasse para ela. Eles começaram a discutir, e ela ameaçou esmurrá-lo. Kieron a empurrou. A mulher foi para a cozinha, pegou uma faca e enfiou-a no peito de Kieron.

Uma demonstração clara qde que a lei Maria da Penha foi um avanço social mas também de que seus ganhos devem ser aplicadas para ambos os sexos e de que é um grande mito terem mulheres e homens, respectivamente, como característica a passividade/submissão e a violência/dominação.

Como há poucas organizações oferecendo suporte a homens que foram vítima de violência feminina, seja naquelas terras seja em terras tupiniquins, não ficam esclarecidos pontos cruciais para elucidar questões dessa natureza.


Segundo o presidente da Mankind Initiative, que presta serviços a homens vítimados, apesar do número de mulheres condenadas, algumas organizações ainda se recusam a reconhecer que homens também podem ser vítimas de violência doméstica.

"Há vários serviços telefônicos locais e nacionais de ajuda. Há administrações regionais e forças policiais que fazem um grande trabalho, incentivando e apoiando homens quando fazem denúncias, mas são muito poucos", disse Brooks.

Na opinião dele, os serviços que existem estão cerca de três décadas atrás dos que se dedicam a vítimas mulheres.

A matéria informa que em se tratando de violência doméstica os homens continuam a ser, no entanto, os principais infratores. Por lá o número de condenações subiu de mais de 28 mil em 2005 para mais de 55 mil em 2010.

Mas a pergunta é: se homens ficam constrangidos em mostrar sua relidade de vítimas ao grupo social com medo de chacota, com o receio de não serem atendidos, com medo do próprio sentimento de rejeição e por aí vai, como saber se esses números poderiam ser menores ou equivalentes aos de mulheres agressoras?

Hoje já se sabe que caiu por terra o mito de que homens traem mais do que mulheres, haja vistas para o fato de que diversas pesquisas já demonstram uma equivalência na infidelidade.

Hoje já se sabe que mulheres estão capacitadas para a maior parte dos trabalhos que, antes, eram dedicados à mão de obra masculina. Hoje, mais e mais mulheres espontaneamente buscam práticas de atos libinosos antes restritas a profissionais do sexo e aos homens. Hoje, mais e mais mulheres também deveriam ser condenadas por violências praticadas contra homens: desde assédio moral, violência psicológica e física.

Aceitar essa realidade como algo a ser combatido (a vitimização apenas das mulheres) é algo imperioso se quisermos um mundo de igualdade e respeito.



sábado, 4 de junho de 2011

Corações Sujos

Vez por outra eu reclamo por aqui que o Brasil tem feito produções cinematográficas bem pífias, toscas mesmo.

Mas o que me dá ânimo é que a estética do crime e da favela que parece ter tomado o lugar da poesia e da criatividade dos homens do cinema ainda consegue  ser vencida por aqueles que se esmeram por algo mais apetecível, mais interessante, mais belo e mais criativo como ESTOMAGO, TROPA DE ELITE, A MULHER INVISÍVEL, MEU NOME NÃO É JOHNY, ANTES QUE O MUNDO ACABE, O CHEIRO DO RALO, À DERIVA  e por aí vai.

Agora estamos prestes a ver um filme baseado num livro homônimo: "CORAÇÕES SUJOS".

Tenho grandes expectativas sobre esse filme porque a obra literária é muito interessante e reveladora: mostra um lado da cultura japonesa que ainda nos tempos de hoje é muito forte, assim como revela uma faceta do comportamento brasileiro (que sempre se gaba de aceitar bem os estrangeiros) que muita gente não conhece.

Espero que ele esteja a altura do livro, espero que reabra nossos caminhos para o reconhecimento internacional do cinema brasileiro e estimule os outros produtores a tocarem projetos assim, proveitosos...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Não consigo deixar comentários nos blogs

Algo curioso está ocorrendo: não consigo deixar comentários nos blogs que sigo e tampouco em qualquer outro blog.

A Heat, que escreve tão bem em seu blog, não tem me visto mais por lá pela simples impossibilidade de fazê-lo.

E agora? Quem me ajuda?

Vc não gosta de seu corpo?

MUDE...

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia internacional da prostituta

Algumas sofrem preconceito social e são esculachadas, enquanto outras frequentam e circulam pelos mais altos circulos sociais com desenvoltura e intimidade, sendo paparicadas pela mídia e tidas como divas.

Como em toda e qualquer profissão há as bem e as mal sucedidas; as pobres e as ricas; mas "populacho" e as glamourizadas; as bonitas e as feias...mas qualquer uma delas merece respeito, afinal de seu serviços se serve quem quer e não estão roubando nada de ninguém.  Há quem, inclusive, veja na atividade por elas desenvolvida certa importância social, não só por ser a mais antiga profissão do mundo mas também por acalentar corações sufocados.

Me refiro às prostitutas. Hoje é o dia internacional dedicado a elas. Um brinde!

Latinos, EUA, Romero Britto e Slut Walk

A população hispânica dos Estados Unidos cresceu 43% na última década, quatro vezes mais que o conjunto demográfico do país, que aumentou 9,7%, segundo os dados publicados nesta quinta-feira pelo Escritório do Censo americano.

Entre 2000 e 2010, os hispânicos aumentaram em 15,2 milhões, o que representa mais da metade dos 27,3 milhões que cresceu a população total dos EUA.

Segundo o Censo de 2010, 63% dos latinos que vivem nos EUA são de origem mexicana, um grupo que passou de 20,6 milhões de pessoas em 2000 para 31,8 milhões dez anos depois.

Os porto-riquenhos, o segundo maior grupo, cresceram 36% e passaram de 3,4 milhões para 4,6 milhões. Já a população de origem cubana aumentou 44%, chegando a 1,8 milhão em 2010.

A partir de 2000, outras três comunidades de origem hispânica ultrapassaram o 1 milhão de pessoas nos EUA: a salvadorenha (1,6 milhão), a dominicana (1,4 milhão) e a guatemalteca (1 milhão).

Na última década, a população hispânica cresceu em todo o país, mas sobretudo no sul e no centro-norte, assinalou o Escritório do Censo em comunicado. Os hispânicos do sul aumentaram 57%, enquanto no centro-norte cresceram 49%.

No ano 2000, mais da metade dos hispânicos dos EUA se concentravam em três estados: Califórnia, Texas e Flórida. No entanto, em 2010, 75% dos hispânicos viviam distribuídos nos oito estados que têm população latina superior a 1 milhão: Califórnia, Texas, Flórida, Nova York, Illinois, Arizona, Nova Jersey e Colorado.

Na última década, os hispânicos passaram a representar a maioria da população em 82 dos 3.143 condados do país. Os condados com maior proporção de hispânicos são os dos estados que fazem fronteira com o México: Texas, Novo México, Arizona e Califórnia.

Não é à toa que tanto em Nova York quanto em Miami (nessa principalmente) é possível se comunicar em espanhol com tranquilidade. Parece uma segunda língua por lá (e o português também já está bem comum).

Por outro lado, os brasileiros são os latino-americanos que mais viajam aos EUA a turismo.

Segundo um analista em turismo nos EUA, 500 mil brasileiros visitaram o país em 2008, número que caiu em relação a outros anos. Ainda assim, a comparação com a Argentina, segunda no ranking, mostra que o Brasil lidera com folga a lista.

O especialista falou sobre a situação do turismo numa entrevista coletiva na International Pow Wow, a maior feira internacional do setor, que acontece em Miami Beach e conta com a participação de representantes de mais de 70 países.

Em média, os turistas brasileiros gastam aproximadamente US$ 5 mil por pessoa e são os que mais tempo passam nos EUA - duas semanas, geralmente -, de acordo com dados da indústria.

A Argentina é outro mercado importante para o turismo americano, ao passo que a Colômbia está prestes a entrar para o clube de países latino-americanos com grande potencial, afirmou Dow, que não deu mais detalhes a respeito.

Além disso, o especialista disse que, de modo geral, a América Latina tem grande potencial para o mercado e que seu objetivo é atrair um maior número de visitantes. "Toda a zona latino-americana tem grande potencial e os turistas adoram vir a Miami, Los Angeles, Nova York, Las Vegas, Texas.

Portanto, é uma grande associação, e o que é mais importante: os viajantes da América Latina gastam mais que os demais turistas, com exceção da China, porque eles gostam de vir para fazer compras", disse.

Tudo isso demonstra a grande dependência que o EUA tem em relação aos latinos, sobretudo em relação aos brasileiros!

Não é a toa que a tolerância com os ilegais (totalmente conhecidos e absolutamente tolerados) é gigantesca no país da Coca-Cola.

Não é à toa também que um dos maiores artistas pop que o Brasil já teve - Romero Britto - é tão expressivo naquelas bandas.

Suas obras estão espalhadas por Miami e pelo resto do país, de forma tão grandiosa e portentosa que dá orgulho de ver sua saga e seu brilho representando nossa bandeira verde e amarela.

E para os críticos da obra e da pessoa de Romero Britto, que entendem nele uma figura muito mais comercial do que artística, quero lembrar que não foram poucos os artistas plásticos que, como ele, sofreram do mesmo preconceito, tendo lugar de destaque: Picasso e Dalí.

Mas o que mais me impressionam é que os maiores críticos dele são os brasileiros!

Gente que parece não saber que a chamada POP ART (movimento que reconhecia o ocaso da arte tradicional e que propunha levar a arte para o universo popular e para o consumo das massas) teve como um dos seus grandes nomes o norte-amaericano Andy Warhol, bastante cultuado em terras tupiniquins.

É a síndrome de baixa autoestima que afeta os brasileiros e nos faz sermos como a "Maria Vai Com As Outras", aceitando tudo que vem de fora e negando o valor do que temos por aqui.

Algo como esse SLUT WALK que ocorrerá no dia 04 próximo-fuctura na Paulista: ninguém por aqui se mexeu para fazer um movimento assim quando humilharam a Geissy Arruda (sorte dela, porque assim ganhou uma boa grana) mas depois que fizeram o movimento no Canadá e no mundo os hipócritas descoladinhos resolveram pagar de conscientes e foram imitar o movimento internacional. Mais "fake" impossível...