segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

O mito de São Paulo como uma cidade cara.


Vez por outra ouço que São Paulo é uma cidade cara, cujo acesso a cultura é para poucos.


Não concordo.


Eventos no Sesc, por exemplo, ocorrem todo mês. Desde shows musicais a peças de teatro, incluindo mostra de cinema e concertos de música clássica, a preços módicos que variam de 3,00 a 20,00 reais. Estou me referindo a shows do Frejat, Lenine, Ed Mota, Nuno Mindelis, Zelia Duncan e outros grandes nomes da música brasileira.


Claro que para os que não querem dispor de um centavo sequer, há - além da Virada Cultural que ocorre uma vez por ano - os shows gratuitos no Centro Cultural Vergueiro, no Ibirapuera e próprio Sesc.


O Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural Vergueiro e O centro Cultural Itaú: tudo grátis.


No Parque da Juventude existem aulas de tênis, futebol, basquete e taekwondo: tudo gratis.


Isso sem mencionar que aos sábados a visitação à Pinacoteca também é grátis.


Piscinas, quadras e toda a estrutura do Sesc: gasta-se algo como 60 reais ao anos e uso ilimitado.


No campo grastronômico há os restaurantes de comida regional, sem muito requinte na apresentação mas com qualidade e ótimos preços, os quais são boas opções para quem quer gastar pouco e se deliciar com iguarias de todo o Brasil. Claro que se pode gastar ainda menos comendo bem nas barracas da feira da Liberdade e da Praça Benedito Calixto, por exemplo.


E o transporte?


Eu mesmo experimentei, váris vezes, sair de bicicleta e circular pela Paulista, pelo Centro e pela Luz, além de outros bairros. De dia e de noite. Pode não ser o mais cômodo, o mais confortável, mas oferece uma boa oportunidade de se conhecer bem a cidade sem gastar nada e com a possibilidade de se retornar de bicicleta usando o Metrô.


A foto acima ilustra bem isso: à noite, de bike, na Estação da Luz.


São Paulo é uma cidade que bem explorada pode oferecer muitas oportunidades de cultura, lazer e gastronomia a preços módicos ou no vasco, basta querer conhecer.

5 comentários:

  1. MArcão, legal saber que a bike tá circulando. Vamos voltar a dar aqueles rolês a noite em Sampa! Abs.

    ResponderExcluir
  2. Tenho voltado do escritório no pedal também. Caso você queira fazer o mesmo dia desses, me avise. Pego sua bike e levo comigo. No final do expediente voltamos juntos.

    Fez boa viagem? Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Temos muitas coisas interessantes e bastante acessível, basta dar uma procurada. O bom de São Paulo é que oferece boas opções para todos os bolsos.

    Em relação a bike tomem cuidado para não pegar chuva e ficarem ilhados em algun lugar... pois esta situação infelizmente esta vergonhosa! Cadê o prefeito Kassab que simplesmente não faz nada.. será que ele mandou transferir o gabinete para a casa dele? Pois é só desta forma que talvez ele consiga brincar de governar!

    Marta Traldi

    ResponderExcluir
  4. Legal, Marcão! Boas dicas e uma declaração de amor a Sampa. Obrigada.
    Vale lembrar ainda que Sesc oferece (não só para comerciários) a possibilidade de você se cadastrar e desfrutar dos curosos/ serviços/ espetáculos culturais oferecidos por preços abaixo dos da "tabela cheia" que praticam.

    Martinhaaaaa! quanto tempooo! Assino embaixo do teu comentário.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Marta
    Concordo que o prefeito teria que fazer algo, mas para mim a prioridade é EDUCAR essa população a não jogar lixo. Esta semana estava andando na PAULISTA - A MAIS AVENIDAS DAS AVENIDAS, e me deparei com garrafas pets, papelão, sacos de lixo e tudo mais jogados pela rua, não tem dinheiro que baste para limpar a cidade se ninguém for educado a não sujar. A situação é assim na Paulista,imagina nas outras regiões menos "nobres".
    bj

    ResponderExcluir