segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Limitações humanas

O ser humano é extremamente curioso, vaidoso e preguiçoso. Um amontoado de “oso” s…rsrsrs

E essas três características humanas são as responsáveis por levar o ser humano para além de tudo aquilo que qualquer outro animal até hoje já fez.

Entretanto, me parece que a humanidade é incapaz de romper com algumas limitações que lhe são inatas!

Por exemplo: o homem consegue viajar para o espaço e explora com sondas outros planetas, todavia se mostra incapaz de se aprofundar na própria Terra. 70% de nosso planeta é coberto por água mas ainda não se desenvolveu tecnologia para conhecer o fundo do oceano e viajar até suas profundezas.

O mesmo se pode dizer de nossa sempre constante empreitada externa: regrar o mundo é fácil, falar das mazelas dos outros é mais fácil ainda. Pregar a paz mundial e etc…é tranquilo quando a questão é meramente dialética. O problema é que se muitas vezes – e não raramente – as pessoas mal conseguem entender a si mesmas, não conseguem fazer uma viagem ao seu próprio interior, como podem arrogar-se entendedores dos males do mundo?

3 comentários:

  1. Santa falácia, Batman ... cabe ai um comentário clássico do meu avô sobre a correlação entre as calças e os fundilhos ...

    ResponderExcluir
  2. É muito mais fácil falar dos defeitos dos outros do que ter que encarar os nossos próprios defeitos...

    ResponderExcluir
  3. Exatamente Fá. A humanidade é feita de indivíduos. Tratar as mazelas da humanidade não é possível sem tratar os indivíduos que, por seu turno, não conseguem uma introspecção adequada e, por isso, jamais poderão resolver os problemas dos outros e do mundo.

    ResponderExcluir