sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Azulejo: etimologia da palavra

mostra de azulejo português
Outro dia eu ouvi uma explicação muito difundida para a origem da palavra "azulejo": derivaria da cor azul utilizada nos revestimentos cerâmicos da corte portuguesa.

Eu sabia que a explicação estava errada, apenas não tive paciência para corrigir e, sendo mais franco, também não detinha de cor os detalhes da etimologia dessa palavra.

Hoje eu ouvi essa explicação novamente e não me contive. Corrigi.

E como esse erro é comum, postarei aqui a explicação tida como correta: o azulejo é um termo cuja raiz etimológica é árabe e vem da palavra azzelij (ou al zuleycha, al zulaco) que significa "pequena pedra polida".

Foram os mouros que trouxeram para a península Ibérica a prática e o uso da cerâmica introduzindo esse vocábulo (com as variações locais ) do modo como se perpetua até os tempos modernos.

mostra de azulejo persa
Como se vê, não há nenhuma relação com a palavra "azul".

A origem das técnicas de corte e fabricação de azulejos é oriental e o mundo árabe já fazia uso desse revestimento cerâmico desde o século IX, sendo que a prática de uso de azulejos na arquitetura remonta a longínquas tradições orientais, assírias, persas, egípcias e chinesas.

Apenas lá pelos séculos XV e XVI se deu as primeiras tentativas ocidentais de emprego da cerâmica - escultórica e azulejera - na decoração e valorização da arquitetura exterior, quebrando, com desenhos e cores, a monotonia das fachadas de tijolos dos palácios e templos religiosos.

5 comentários:

  1. Ovo ou galinha ... os portugueses certamente pintaram de azul por causa do nome, então ...

    ResponderExcluir
  2. Não tira sarro dos portugueses só porque eles sabiam que os azulejos existiam com essa mesma expressão em outras línguas e não eram só pintados de azul.

    ResponderExcluir
  3. ?!? Então me mostre outros q não eram pintados de azul? Até o início do século xix??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, enquanto portuguesa posso lhe garantir que existem toneladas de azulejos que não são pintados de azul, e bem antes do século XIX.
      Basta procurar azujelo hispano-arabe. Datam do século XV, são bem coloridos.
      As cores são limitadas porque são extraídas de minérios: cobalto para o azul, cobre para o verde, manganésio para o castanho, violeta e preto, ferro para os amarelos e estanho para o branco.
      O azul é a mais viva das cores, e entra na moda após a descoberta das porcelanas chinesas. Era portanto, a cor mais luxuosa!

      Excluir