segunda-feira, 14 de março de 2011

Armadilhas

A vida é cheia de armadilhas: de algumas não conseguimos sair e de outras saímos ilesos, mas a maioria deixa marcas.
Não me refiro às técnicas de guerra ou guerrilha, tampouco às emboscadas criminosas...me refiro ao dia a dia e às sacanagens que as pessoas fazem deliberadamente (ou inconscientemente) umas com as outras, assim como das surpresas desagradáveis que nos aguardam nas encruzilhadas ou nas curvas da vida.

Quanto às surpresas da vida não há nada o que se possa fazer. Apenas aceitá-las como são e buscar uma recuperação se estragos houverem.

Mas e quanto às armadilhas que outras pessoas nos fazem, como nos protegermos delas? Me parece que parte da resposta é: seja sociável e faça o maximo de simpatizantes possível (assim haverá sempre pessoas em seu favor, prontas a te ajudar), esteja sempre preparado para receber uma surpresa desagradável (assim o golpe não o pegará desprevenido e ficará mais fácil se desvencilhar dele), não confie plenamente em ninguém (todas as pessoas são falíveis), ouça o seu instinto (não foi a toa que a natureza lhe dotou dele), abandone a inocência e a ingenuidade (elas não têm mais espaço no mundo adulto), seja cauteloso (cuidados nunca são demais) e seja implacável com quem lhe for desleal ou queira lhe prejudicar (afinal, isso servirá de alerta para outros não fazerem o mesmo).

Quem vive as amarguras do chamado "mundo corporativo" sabe bem sobre o que eu estou falando e isso se aplica a todos os espaços da vida.

7 comentários:

  1. Ai... que realidade mais realista pra uma segunda feira.... :(

    ResponderExcluir
  2. Nem me diga! Nem me diga!
    Ainda bem que me aposentei, agora só aturo o que quero.
    Bjs
    Jussara
    Achei elegante a nova cara do blog.

    ResponderExcluir
  3. Jussara, ainda bem que gostou. Eu queria dar uma aparência mais leve ao blog.

    ResponderExcluir
  4. Marquito querido....
    Amei o novo visual do blog....
    mas o post tá mesmo meio down e depois daquele sábado divertidíssimo.... achei que vc ia falar do "eu nunca"... e eu e o Fábio entornando a garrafa do licor azul, mas que entendo que as armadilhas estão por aí ah....estão mesmo!
    beijocas,
    Mari

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Isso é lúgubre, triste...todavia a mais clara concepção da realidade.

    Bjunda,

    Seu cunha na área.

    ResponderExcluir
  7. Fala cunha....é isso aí. Participando.

    ResponderExcluir