sexta-feira, 11 de março de 2011

Nêmesis

Nêmesis é uma figura que, fazendo parte da mitologia grega, representava a força encarregada de abater toda a desmesura. Criada ao como irmã de Thêmis (deusa da justiça) ela tinha os mesmos atributos mas era a deusa da vingança.

Respondia, ela, ao ideal helênico de que todo o excesso deve ser combatido: "Tudo que se eleva acima da sua condição, tanto no bem quanto no mal, expõe-se a represálias dos deuses. Tende, com efeito, a subverter a ordem do mundo, a pôr em perigo o equilibrio universal e, por isso, tem de ser castigado, se se pretende que o universo se mantenha como é."

A Deusa Nêmesis castigou Narciso que, demasiado contente com sua própria beleza, desprezava o amor e as jovens por ele desprezadas pediram vingança aos céus que teve como resposta um forte calor, assim, depois de uma caçada, Narciso debruçou-se sobre uma fonte para saciar a sede causada pelo calor e nela viu seu belo rosto, de modo que ficou apaixonado por sua própria beleza e ali quedou-se, definhando até a morte pelo amor impossível que nutria por si mesmo.

O termo nêmesis tornou-se corriqueiramente usado para descrever o pior inimigo de uma pessoa, normalmente alguém ou algo que é exatamente o oposto de si mas que é, também, de algum modo muito semelhante a si: uma vingança à altura daquele cujo ato se espera vingar ou, noutras palavras, uma justa retaliação aplicada pelo agente ofendido.

Na minha opinião, os políticos atuais deveriam sofrer as consequências de seus atos na medida exata da dor e da miséria que promovem.

E o povo é o agente implicado que tem poder e estatura para aplicar a justa retaliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário