quinta-feira, 31 de março de 2011

Cancro exposto

Jair Bolsonaro é um cancro. Um tumor no seio de nossa sociedade. Como político ele deveria ser extirpado. Como cidadão deveria ser condenado por preconceito (já que ignorância e estupidez não são crimes).



Por que ainda se continua a tratar as mulheres de maneira desrespeitosa? Por que ainda existe o preconceito racial num Brasil em que a maioria da população tem raízes negras? Por que a violência gratuita contra homossexuais corre frouxa na maior cidade sul americana?

Porque o brasileiro apóia o preconceito.

Essa mazela social tem em Bolsonaro sua voz mas, na verdade, é silenciosa e muito mais forte do que se pode imaginar.

Explico: nas eleições recebi uma série de e.mails de gente metendo o pau no Lula, na Dilma e no Serra.

Antes e depois das eleições circularam e.mails indignados com isso ou aquilo que nossos políticos fazem ou deixam de fazer. Claro que o foco maior é o PT...São e.mails criados por pessoas que se dizem "cidadãos conscientes" e circulam pela net graças a internautas que se dizem preocupados com a nossa nação.

Agora, pergunto: onde estão os conscientes e os preocupados que fizeram circular tantos e.mails? Por que agora, diante desse espetáculo de indignidade e ofensa, patrocinado por essa excrescência política que é o Sr. Jair Bolsonora, permanecem calados? Não estão eles ofendidos diante da manifestação inequívoca de preconceito racial e de gênero? Não se sentem envergonhados pela falta de urbanidade, pela descompostura, pela falta de respeito para com o ser humano (lembrando que gostemos ou não, apoiemos ou não a homossexualidade e as diferenças de cor de pele, todos somos seres humanos)? Homofobia e racismo não são tão graves quanto corrupção?

A resposta a essa indagação é aparentemente simples e singela: estão calados porque no íntimo apoiam essa conduta. No íntimo o Bolsonaro fala aquilo que seus eleitores e outros tantos não se sente à vontade de falar, seja por medo de punição jurídica, seja por apego ao "politicamente correto". 

Podemos manifestar nossa vontade sendo diligentes ou negligentes, ativos ou omissos, ou seja, podemos dar apoio a algo por meio de ação ou pela ausência dela.

Aquele cidadão indignado de outrora, que disparava e.mails enfurecidos contra esse ou aquele político curiosamente não faz e.mail algum diante desse despudor e reforça a atitude do agressor sendo, pois, com ele complacente e cúmplice. Idem para outros cidadãos conscientes que repassam e.mails pseudo-politizados mas que, diante desse tema, preferem ficar longe da "controvérsia".

Quando o Bolsonaro afirma que “[Homossexualidade] para mim é grave. Eu não admito fazer apologia ao homossexualismo, idolatrar o homossexual, deixar que o homossexual entre na escola” sua atitude, sobremaneira como político que é, consubstancia-se em que mesmo???? Intolerância de gênero, preconceito, homofobia, instigação ao desrespeito aos direitos individuais, instigação ao desrespeito à constituição e às leis ordinárias. Está ele pregando um apartheid de gênero.

É uma contradição que as pessoas contrárias à promoção da tolerância e da inclusão social dos homossexuais acreditem que aos mesmos não se deve franquear direitos individuais (como os de livre expressão, acesso a estudo, liberdade de pensamento, acesso à constituição de família pelo casamento e adoção) mas sequer cogitam de isentar-lhes de pagamento de tributos ou cumprimentos de deveres cívicos.

Não se vê um lider católico, evangélico, hebreu ou muçulmano levantando-se contra essa ofensa que é, antes de mais nada, contrária aos ensinamentos biblicos (sim, todas essas religiões têm em comum ao menos o primeiro testamento). Estes mesmos líderes, no entanto, se levantam prontamente contra proibições de uso de burca, de manifestações religiosas, de uso de símbolos religiosos, de ensinamentos religiosos em escolas públicas e tudo quanto lhes pareceu uma ofensa o direito de liberdade religiosa! Bem hipócrita, na minha opinião...

Nenhuma sociedade é livre, nenhuma sociedade é civilizada quando não se promove o bem estar geral da população, respeitando as diferenças entre as pessoas e suas potencialidades.

Vergonhoso...

3 comentários:

  1. Oi Marcos. Obrigada por visitar-me no meu blog. Também, vou segui-lo, uma vez que gostei da tua forma sincera e profunda de abordar teus pontos de vistas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Marcos...estava lendo um livro essa semana que dizia assim...”toda loucura só deixa de ser loucura, quando ela é compartilhada , aceita e dignificada por um grupo”. Mastiguei muito essa frase.
    Aplicando essa máxima ao caso do Bolsonoro, aliás, para nossa sociedade, (pois como você bem disse, o “moço” em questão é porta-voz de milhares de brasileiros), muito provavelmente mediante a aquiescência de uma grande maioria, os preconceitos atribuídos a toda forma de ser diferente, deixa de ser fora do propósito, para ser o propósito. Mas, ao contrário do que existia antes, as discussões estão sendo ampliadas dando re-significado para a diversidade, através de reflexões sobre muitas crenças doutrinadas incutidas no nosso modelo de educação. Acredito, ou talvez eu queira acreditar que a jornada vai ser longa, mas vamos chegar lá. O bom e bonito é isso....que tem pessoas preocupadas em fazer um mundo melhor...como eu e você e mais tantas outras gente.
    Bjs

    ResponderExcluir