segunda-feira, 2 de maio de 2011

Anos 80

Se tem algo que não é característica minha este algo é o saudosismo.

Nasci em 69 e pude atravessar muitas mudanças de costumes.

Testemunhei vários eventos políticos, várias catastrofes naturais ou não, muitas evoluções em ciência, em medicina e em toda sorte de tecnologia de modo que tenho consciência de que o mundo mudou e em vários aspectos está melhor.

Assisti desde a queda da ditadura militar no Brasil e em outros países ao renscimento da China como potência mundial; desde a extinção comercial massificada dos LP´s, das fitas K7 e do VHS ao nascimento e ocaso do CD e do DVD, hoje sustituídos (respectivamente) por cartões sd que tocam em vários formatos e pelo blue-ray; desde o nascimento do PC e do notebook até os atuais tablets, desde o uso do telex até a internet; desde as câmeras analógicas com flash portátil e descartável até as atuais digitais; desde casas sem telefone até a massificação dos celulares. E mais: vi a paulatina integração digital de tudo isso.

Eu sou da época em que enciclopédias eram vendidas de porta em porta e eram resultados de pesquisas sérias e aprofundadas a fim de que os jovens a ela tivessem acesso como mecanismo de estudo. Hoje o Google porvê tudo isso, mas de modo menos esmerado e confiável...mas acessível a todos, o que não ocorria com os compêndios.

Por outro lado, desde criança ouço música de diversas épocas e origens. Dedsde criança que sinto a música como atemporal mas como resultado da cultura de uma época. E é por isso que cada qual tem sua beleza, inclusive as que a galera curtem hoje. Basta saber o que ouvir.

Sábado, porém, estive na festa de aniversário de uma amiga em que se tocou músicas dos anos 70, 80, 90 e contemporâneas e lá eu vi a força que os anos 80 exercem sobre as pessoas.

Os convidados na faixa dos 40 anos, em média, estavam delirando com as músicas dos anos 80 porque são, justamente, aquelas em que essa galera a caminho da velhice ouvia em sua puderdade ou recém saídos dela. São músicas que acompanharam aquelas mudanças, aquelas experiências e  aqueles sonhos que são típicos dessa faixa etária e por isso ficam gravadas na lembrança de muitos trazendo-lhes o mesmo prazer de tempos atrás, como se estivessem provando novamente o sabor do frescor daquela idade.

Claro que ninguém se lembra mais das calças "bag", das "cintura alta", das "ombreiras desestrturadas", das roupas coloridíssimas "new wave", dos cortes de cabelo "poodle" e dos exageros e extravagâcias daquela época refletidos em ídolos cinematigráficos como Madonna, Cindy Lauper, B 52´s, Stallone e Arnold: tudo brega "bagarai".

Foi uma época em que os "nerds" ainda eram vitimizados e se preparavam para dar o troco. Em que Michael Jackson ainda era negro; a XUXA saía nua em revistas e filmes e não fazia tipo de boa moça; o Partido Comunista não era de direita; o Lauro Corona, o Ricky Martin e George Michael ainda eram símbolos juvenis de virilidade; Arnold Schwarzeneger ainda era um fisoculturista/ator, o Iraque era parceiro dos EUA e o Bispo Edir Macedo era visto como um enganador e oportunista que não iria a lugar algum com sua nova Igreja (a Universal do Reino de Deus).
Foi uma época que teve como ícones cinematográficos do ideal cultural de diversão, que hoje está levado ao extremo da alienação, os filmes "CURTINDO A VIDA A DOIDADO" e "BETH BALANÇO", assim como no seriado "ARMAÇÃO ILIMITADA".



Quem viveu nos anos 80 conheceu o prazer do sexo sem preservativo (camisinha era Camisa de vênus e ninguém ousava pedir em farmacias, onde o produto fica escondido e era vendido para quem tinha vida sexual promíscua) e de um bom sono em dias de verão com janelas escancaradas.

Enfim, foi uma ótima época, com músicas marcantes, bandas bem loucas e gente querendo se divertir mais e trabalhar menos, como dizia a banda DEVO: TIME OUT FOR FUN.

Nós abrimos as portas para que o ideal de entretenimento fosse levado às últimas consequências como vemos hoje....por isso fica complicado reclamar da garotada.

Afinal se os anos 80 eram tão bons e marcantes para nós graças a isso tudo, imagine para a galerinha que vive nos tempos contemporâneos fazendo uso de toda a evolução que temos deixado???

Segue aí uma música dos primórdios da música eletrônica comercial que é a cara dos anos 80:

4 comentários:

  1. Marcos, hoje é dia de saudosismo na blogosfera. Acabei de ler um ótimo post sobre o mesmo assunto só que falava mais dos anos 60,mais perto de mim, rs
    Aí vai o link, vale a pena
    http://butecodolufe.blogspot.com/
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Hoje temos muitas coisas novas, sem falar na internet que vivemos conectados a todo momento falando com qualquer pessoa em qualquer lugar,isto é maravilhoso! Mas tem coisas que passamos que deixaram saudades, a musica, a amizade, a brincadeira, a ausencia da paranóia em relação ao "perigo" constante que hoje paira sobre muitas pessoas. Saudosimos não tem jeito!!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. tbm sou da época da barsa... eu amava fazer trabalho de escola com aquele livrão!


    rs
    bjsmeus

    ResponderExcluir