terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sexo ontem e hoje: o mundo não mudou.



Vez por outra ouço algumas pessoas revoltadas com a liberdade sexual e a respectiva expressão dessa liberdade nos tempos modernos com frases do tipo: "esse mundo está uma perdição!" ou "Aonde vamos parar?" ou "Antigamente não havia dessas coisas, as pessoas eram mais decentes".

Em primeiro lugar eu não sei bem o que é o "antigamente" a que essas pessoas se referem. Afinal, em tempos remotos me parece que o sexo era praticado com muito mais liberdade do que hoje se vê entre os cidadãos medianos. Ora, basta se ler um pouquinho sobre história para se saber das festas romanas, dos comportamentos dos gregos, dos babilônios e dos coríntios. Em Sodoma e em Gomorra tanto se fez que a ira divina as destruiu.

Agora, num passado mais recente...bom, também nada mudou!  Afinal, essa foto não é "de hoje em dia":


Nem essa:

Nem essa:

E olha que aqui eu só postei fotos comportadas!

Agora imaginem só o que se fazia naquela época e que ninguém registrava?

As diversas obras literárias a respeito de sexualidade nos permitem entender como, na verdade, o mundo hoje não é diferente de ontem, exceto, talvez, pelo fato de que mais gente voltou a ter acesso ao que uma minoria reservou para si: sexo mais livre.

Soneto Da Donzela Ansiosa, escrito por Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805), é um exemplo de como as pessoas eram "comportadas" nos séculos 18 e 19: 



"Arreitada donzela em fofo leito,
Deixando erguer a virginal camisa,
Sobre as roliças coxas se divisa
Entre sombras sutis pachacho estreito:
De louro pêlo um círculo imperfeito
Os papudos beicinhos lhe matiza;
E a branca crica, nacarada e lisa,
Em pingos verte alvo licor desfeito:
A voraz porra as guelras encrespando
Arruma a focinheira, e entre gemidos
A moça treme, os olhos requebrados:
Como é inda boçal, perde os sentidos:
Porém vai com tal ânsia trabalhando,
Que os homens é que vêm a ser fodidos."

6 comentários:

  1. "A branca crica nacarada e lisa..." - e quer dizer que a mulherada já se depilava nos tempos de Bocage ...

    ResponderExcluir
  2. Nossa..hoje somos muito mais livres e por incrível que pareça mais comportados digamos assim...a putaria rolava solta, sempre rolou...quem diz isso hoje em dia é que quer viver de aparência..é hipócrita.
    pelo amor de Deus..olha a igreja...ela é o exemplo perfeito.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Exemplo perfeito da putaria, tá? Só para deixar claro.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um livro que se chama "A Coisa Obscura" que trata desses assuntos.
    Meu livro, embora seja de história (recomendado na faculdade), é muito obsceno e perverso. Tem coisas lá que nem nos tempos de hoje imagina-se que se façam.
    E tem um outro que li recentemente que fala bem disso: Gênesis, de Robert Crumb. É o mesmo gênesis bíblico, porém ilustrado. O que muita gente não sabe ou não repara porque a linguagem é disfarçada, é que nos tempos de Noé já havia muita sacanagem. Sogro com nora, patrão com escravas, filhas com pai e outras tantas coisas que me deixaram boquiaberta.
    Então, sacanagem sempre houve. Como também violência, desigualdade, etc. O que mudou foi que hoje em dia a informação se propaga mais facilmente. E com as pessoas parecem gostar de se expor. Exibicionismo.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, e antes mesmo da era romana há relatos de 'libertinagem'. Antes do século XV as casas não eram separadas por cômodos e todos os familiares dormiam no mesmo local, ou seja, filhos viam seus pais fazendo sexo e era normal. Concordo com a Atitude, nós somos muito mais recatados.

    ResponderExcluir