segunda-feira, 28 de março de 2011

A criança, o céu e o inferno

Neste fim de semana lá estava eu com minhas sobrinhas indo passear.

A mais velha conta com 07 (sete) anos e, assim como eu quando era criança, está sempre atenta a toda sorte de assuntos existenciais.

Ela queria ela saber onde estava deus e o que era o inferno.

Toda pessoa sabe, ainda que instintivamente, que não existe alguém totalmente bom, assim como não existe pessoa totalmente ruim. Todos os seres humanos são falíveis e, como tal, num momento ou noutro de nossas vidas agimos de um modo censurável aos olhos dos outros ou de nós mesmos.

A pobre criança, já sabia disso e, claro, por não saber quais eram os critérios de "seleção" para sua aprovação no céu, estava aterrorizada com a idéia de eventualmente ir para o inferno.

Expliquei que sempre há aqueles que acreditam numa figura de deus tal como a figura do ser humano (afinal, para judeus, cristãos e muçulmanos, nós fomos criados à sua imagem e perfeição) acreditam que ele fica no céu recebendo as pessoas "boas" ou os "arrependidos de coração", enquanto que para o inferno iriam os maus e aqueles que não acreditavam em deus, ainda que tivessem sido bons a vida inteira.

Deixando claro que eu não acredito em deus no padrão judaico-cristão e que não acredito em céu ou inferno, expliquei, que há quem acredite em deus sem acreditar nessa dualidade entre céu e inferno e há quem, simplesmente, não acredite que deus exista.

Foi então que ela insistiu em saber como é o inferno: novamente eu disse que para os que acreditam, é um lugar de sofrimento eterno.

E, com aquelas preocupações dignas de criança, ela me pergunta: "Então, tio, lá não tem nem água para beber????" rsrsrsrs

Tá me parecendo que será ambientalista quando crescer....kkkkkk

3 comentários:

  1. Cresci aterrorizada com o inferno! Tinha um medo absurdo, tipo de chorar à noite.

    Depois que cresci, descobri que o inferno nada mais é do que o "lugar inferior", o lugar pra onde todos nós vamos um dia: debaixo da terra. Mais precisamente, sete palmos.

    E onde haveria de ser o pior lugar para o ser humano? Debaixo da terra, na morte, no fim. A consciência humana é extraordinária demais para ter um fim.

    E aceitar esse fim é uma pancada horrível. Tudo aquilo que a gente leva na consciência, o amor pelos nossos entes, as lembranças das coisas boas, anos e anos de estudo, Para quê? Para levar tudo pra sepultura?

    Olhando sob essa perspectiva não é de todo mau ter uma crença.

    ResponderExcluir
  2. Certa vez conheci uma praia na Peninsula de Yucatan. Eu tinha certeza absoluta que estava no céu... Um lugar lindo, natureza incrível, o mar... ah... uma paz indescritível.
    Saindo de lá, andando cerca de 2 km conheci um pequeno vilarejo onde moram os trabalhadores de Cancún... tive certeza absoluta que estava no Inferno!!!!
    Como tudo nesta vida... é só uma questão de ponto de vista...rs
    Uma fofa sua sobrinha!!!

    ResponderExcluir