quinta-feira, 28 de julho de 2011

Tupi or not tupi

"Quem espera sempre alcança", assim dizia minha avó.

"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer", é o refrão da música "Para não dizer que não falei das flores".

Duas posições diferentes de vida, duas formas diferentes de se encontrar no mundo.


Por vezes eu me pergunto: por que será que não somos mais xavantes e menos tupiniquins?


quarta-feira, 27 de julho de 2011

Desfaçatez

Vivemos uma época estranha mas providencial. Tudo leva a crer que ninguém mais disfarça nada. É a época da desfaçatez.
Experimente lançar o olhar sobre a questão da violência, por exemplo. Eu, que nasci e me criei na periferia de São Paulo onde hoje é apenas um suburbio porque a periferia já está mais distante, me incomodo com o conformismo da população em geral diante da violência. Se antes os agressores eram batedores de carteira, trombadinhas e ladrões de bicicleta usando, quando muito, canivete ou faca, hoje a coisa mudou. Se antes havia "ética" na bandidagem deixando a violência armada para confrontos entre ladrões de banco e a polícia, hoje o buraco é mais embaixo. Se antes os ladrões eram perseguidos pelas vítimas e por vizinhos, hoje a covardia e o comodismo imperam. De um lado nenhum bandido se peja em usar arma, em roubar trabalhadores e em matar a troco de nada. De outro lado a população já não quer mais saber e deixa a coisa correr frouxa....pura desfaçatez de mabos os lados. Ninguém mais se envergonha de nada!
E a corrupção política, então??? Desfaçatez já nem é palavra apropriada para descrever a postura dos políticos diante do lido com a coisa pública e dos eleitores diante da nomeação de seus representantes.
Mas o que me causa espanto é o lido das pessoas umas com as outras. Para onde vcoê olhar verá umas pessoas tratando outras sem o devido respeito, seja na rua, seja no trabalho, seja nas relações íntimas.
Ninguém mais tem pudores. Dão toda sorte de escusas para justificar seu escancarado descaso e  desfaçatez no lido com o próximo. Desde horários não cumpridos, compromissos desrespeitados, ligações não retornadas, recados não deixados, obrigações desrespeitadas e deveres violados. Ninguém está nem aí pro circo...ligaram o "foda-se!"
E a internet tem parcela garnde de responsabilidade nisso: escondidos pela rede os seres humanos expõem seus namorados e namoradas ao ridículo postando vídeos íntimos para o mundo ver; xenófobos pregam abertamente contra gays, negros e nordestinos; terroristas usam a rede social para avisar as atrocidades que farão; políticos postam suas façanhas; homens e mulheres mostram sua sexualidade espontaneamente para os olhos perplexos dos mais conservadores que, aliás, também saciam suas perversões não declaradas protegidos pelo anonimato do pc no quarto escuro.
É essa mesma internet que por meio de correios eletrônicos  e redes sociais permite que as pessoas não olhem uns nos olhos dos outros ao ofenderem e mentirem.
Também é essa internet que permite que post experiências "on line"como a da menina que "tuitou" o racha do qual participava antes de sofrer uma cidente que a levou à morte.
E as autoridades? E o poder público? Eternos ausentes, antes ao menos tinham a pessoalidade entre funcionários e cidadãos como uma solução que hoje nem mais existe! Dane-se o contribuinte e suas dificuldades. Ninguém mais se envergonha do serviço publico não prestar serviço algum que preste. 
Na escola os professores tinham algum pudor no trato com os alunos. Educar era imperioso. Hoje, entretanto,  ninguém dá a mínima se material didático é ou não feito com palavras chulas e erradas.
Cristãos já não dissimulam mais: querem o direito legal de serem intolerantes como já deixaram bem claro dois parlamentares cariocas.
Mulheres já não dissimulam mais: casar com homem pobre, nem pensar.
A época da desfaçatez é também elucidadora porque nos mostra quem é quem.
É uma época reveladora essa nossa. Meio triste mas reveladora.

Ateus e agnósticos


Podiam ter aproveitado e informado que Hitler era vegetariano...

Eita paisinho agitado é a Ucrânia

Mulheres ucranianas protestando contra medidas econômicas ontem...

terça-feira, 26 de julho de 2011

Fernando Pessoa



"A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo."

"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso."

Bem me quer, mal me quer

Eu te amo!
É uma frase ou oração?
Só quem sabe é o coração
Para dizer prescinde de paixão
Descnecessário ter tesão
Do contrário não o faria o cristão
Que prega amar o outro como irmão
Por isso está aí a revelação
Não se esqueça e preste atenção
Quem não te diz isso em nenhuma acepção
Ou acha que tal sentença é palavrão
Ou simplesmente te quer longe então.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

27 Club

Assim é chamado o rol de astros do rock que morreram aos 27 anos de idade e ao qual  Amy Winehouse passou a fazer parte.

Os mais conhecidos são Janis Joplin, Jimmy Hendrix, Jim Morrisson, Brian Jones e Kurt Cobain, todos morreram também aos 27 anos de idade e tornaram-se ícones mundiais por conta de seu talento musical.

No caso da mais recente diva musical, parece estar descartada a overdose como causa mortis.

De todo modo sua morte reacende a discussão sobre as vidas ceifadas precocemente pelas drogas. No mundo inteiro pessoas morrem direta ou indiretamente por conta disso: ou morrem por overdose ou morrem pelas complicações que o abuso traz para o organismo.

Além disso há, ainda, aqueles que morrem pelas mãos dos dependentes químicos ou pelas mãos da violência do tráfico.

E vale a pena indagar: existe algum debate público sobre a melhor política para se tratar a questão das drogas? Ela deve ser vista pelo prisma dos cuidados à saúde pública ou pelo prisma da segurança pública? O que fazer para conter o avanço das dorgas ou troná-las menos perigosas?

Eu acredito que é preciso primeiro contornar a desinformação: explicar para a população a diferença entre uso e vício; explicar que as drogas mais utilizadas são as lícitas (alcool, cigarro e anfetaminas encontradas nos remédios para aemagrecer) e que exatamente por terem o uso socialmente incentivado ou tolerado são as que mais causam danos; e por aí vai.

Desmistificar é preciso... 

Afinal fala-se muito das drogas ilícitas mas as mais consumidas e as portas para as ilícitas são, justamente, as lícitas com ênfase para o alcool (já notaram que todos os roqueiros mais pirados são - antes de mais nada - alcoolizados? já viram a Amy no palco sempre tomando umas biritas?)

Agora, convenhamos, será que alguém acredita possível exterminar o uso de droga, seja ela qual for? 

Timothy Leary acreditava que não e eu ouso concordar com ele.

Na verdade esse senhor que morreu de câncer de próstata aos 75 anos de idade foi o gurú do LSD nos anos 60 e, segundo dizem, usava drogas atéo final de sua vida!

E como ele há outras tantas pessoas usuárias de drogas, inclusive pesadas, que estão em avançada idade, criativos e saudáveis.

Isso deve deixar de ser um drama para a sociedade e precisamos encontrar um meio de contornar os danos causados pelas drogas. receio que tenhamos um loooongo caminho a percorrer, ainda, antes de conseguirmos um avanço nesse sentido.

Arrogância

A auto-confiança em excesso somado ao orgulho gera a aquilo que conhecemos por arrogância. 

Arrogante é aquela pessoa que se sente segura e orgulhosa de si, de seus conhecimentos e de seu valor, não tendo pudor de arrogar-se diante dos outros como o detentor de tais qualidades e tampouco de se fazer impor em função delas.

É o contrário da humildade. Porém não se confunde com o pedantismo.

No dia a dia é muito comum que as pessoas confundam arrogância com pedantismo, tal como ilustrado na imagem ao lado.

Pedante é a aquele que faz alarde de si, de conhecimentos ou qualidades superiores aos que efetivamente possui.

As pessoas, em geral, não suportam alguém seguro de si. Isso afeta a autoestima e a vaidade de quem o vê.  No fundo as pessoas se incomodam ou por não ser tão seguro quanto o arrogante ou por ser tão arrogante quanto ele.

Quem não conhece a história de Narciso na mitologia grega? O pobre Narciso morreu por sua autoestima muito elevada, porque as damas por ele desprezadas não suportavam o fato dele sentir-se seguro demais de si mesmo e clamaram para que a deusa Nêmesis (responsável pela vingança) desse cabo do rapaz.

No fundo estamos a falar de vaidades confrontadas.

Não vejo um problema na arrogância tirante o fato de que , não raramente, o orgulho cega e ensurdece.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

E o fim de semana chegou

Bom descanso a todos...

Os bastidores da corrupção paulistana

Quanto mais eu conheço os políticos que comandam o Brasil, mais e mais eu me envergonho da população brasileira. Afinal, os primeiros são a imagem dos demais.

Ontem a Folha divulgou um esquema de corrupção que o PR tem no município de São Paulo e que chega até o Ministro dos Transportes...

Vael à pena ler a matéria publicada no UOL: http://www1.folha.uol.com.br/poder/947486-empresario-contou-sobre-propina-em-carta-a-kassab.shtml

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Peripécias partidárias

Hoje, após ler sobre a idéia russa das mulheres daquele país tirarem suas roupas em prol da candidatura de Putin, li outra notícia sobre política na terra dos lobos guarás.

O Uol trazia a informação de que a cúpula do PR (Partido da República) está irritada com as demissões paulatinas determinadas pelo Governo Dilma no Ministério dos Transportes em função dos últimos escândalos envolvendo a pasta.

As demissões afetam indicações do PR, mas não só.

E por isso teriam procurado o governo e os petistas para avisar que "estão brincando com fogo".

Os tais líderes políticos do PR estariam preocupados com um possível desgaste à imagem do partido.

Pois bem, ocorre que também hoje o UOL, fazendo menção a uma matéria da FOLHA, noticiou que o vereador paulistano Agnaldo Timóteo, que é do PR, mandou carta em papel timbrado da Câmara Municipal de São Paulo a um antigo aliado em que menciona cobrança de propina por "oportunistas" de seu partido e cita o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP).

Na carta, Timóteo se explica por ter demitido de seu gabinete a filha de Geraldo de Souza Amorim, a quem diz ter "levado" a reuniões com o prefeito Gilberto Kassab e o ex-ministro Alfredo Nascimento (Transportes), do PR.

Geraldo de Souza Amorim era sócio da GSA, empresa que em 2004 obteve da RFFSA (Rede Ferroviária Federal) autorização para instalar, em terreno da antiga estatal, a Feira da Madrugada, que reúne ambulantes no bairro do Pari (centro de SP).

Para os que não se lembram, Valdemar da Costa Neto (a quem se refere o parlamentar ex-cantor) era o Deputado Federal líder parlamentar do Partido Liberal que antes dava apoio ao PSDB e que passou a integrar a oposição e a base de sustentação do PT desde os anos de governo do Lula até agora e que acabou renunciando após denúncias de estar ligado ao mensalão por ter recebido propina de Delúbio Soares.

O PL fundiu-se com o PRONA após a morte do Enéas deu origem ao PR.

Dito isso, me pergunto: que imagem mesmo esse partido não quer ver desgastada??? Se não fosse triste seria risível!!!

Filhas do Putin

Tira, tira, tira....essa deveria ser a frase a ecoar nas ruas de Moscou!

A um ano das eleições presidenciais russas, um grupo lançou uma campanha online inusitada para incentivar o voto feminino em Vladimir Putin: as moças russas deverão arrancar suas roupas e produzir vídeos ousados em apoio ao candidato!

A mais ousada ganhará um IPAD 2.

Essas eleições russas parecem que vão esquentar aquele país gelado e, por certo, serão muito mais interessantes do que as demonstrações de canalhice, corrupção, hipocrisia, ignorância, charlatanice e deslealdade que assolam o país, sobretudo em tempos de eleições,  de nossos candidatos tupiniquins.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Recado pop

"I've seen angels fall from blinding heights
But you yourself are nothing so divine
Just next in line
Arm yourself because no one else here will save you
The odds will betray you
And i will replace you"
  
Algo interessante:  durante a segunda guerra mundial a Inglaterra dispunha de equipes militares para se infiltrar entre os alemães e obter os segredos destes. Eram espiões. Pessoas comuns ou militares, mas sempre com habilidades especiais. Podiam ser ladrões saídos da cadeia para serem aproveitados na guerra, podiam ser mulheres com habilidades em escalar e por aí vai. O chefe da inteligência da marinha britânica era Ian Fleming que, posteriormente, seria o escritor responsável por um dos maiores personagens do cinema, qual seja, JAMES BOND imortalizado pelo ator da foto ao lado, Sean Connery....you know my name.

Essas mulheres maravilhosas


"O sexo faz parte da natureza. Eu só sigo a natureza." 
Frase atribuída a Marilyn Monroe

terça-feira, 19 de julho de 2011

Hoje estou romântico


Paula Fernandes-Pra Você por helio995

Batisti: Itália, França e Brasil num espetáculo internacional de hipocrisia e mentiras

A França, como todos sabem, está geográficamente colada na Itália e abrigou o fugitivo Caesare Battisti, homem acusado de ser terrorista e homicida na terra da máfia onde foi condenado por seus crimes.

Tomando vinho de bordeaux, vendo a torre Eiffel e vivendo tranquilamente em terras francesas, foi assim que esse senhor ficou durante um longo lapso temporal antes dele criar todo o rebuliço que temos visto envolvendo o Brasil. 

Battisti viveu no país do champagne com apoio explícito de políticos e intelectuais de lá, desde  1.990 até 2004. Ali ele trabalhou como escritor, editor e zelador de um prédio e teve "por duas vezes" reiterados pedidos de extradição negados pela Corte de Acusação de Paris. Chegou até mesmo a pedir naturalização francesa e teve uma sentença favorável que depois foi cassada.

Naquelas longínquas terras de Napoleão, militantes de esquerda conseguiram reverter a detenção do homem tachado pela Itália de perigoso terrorista.

Diante disso o país napolitanoi fez o que mesmo? Fez algum escândalo? Não! Seus deputados foram fazer alarde nas cortes européias? Não tenho conhecimento de que fizeram isso. Ingressaram com algum recurso numa corte internacional? Ameaçaram cortar relações? Não que eu saiba...

Alguém poderá dizer: oras, mas a Itália não esculachou com a França porque em fevereiro de 2004, o Conselho de Estado daquela nação analisou novo pedido italiano de extradição e autorizou que Cesare Battisti fosse extraditado e isso se deu graças às pressões políticas o que redundou num mea culpa que o Brasil resiste em fazer.

Claro que, de fato, naquele momento, formalmente, o país do brioche fez o papel de bom moço e cedeu à pressão italiana.

Mas, todavia, porém contudo, não obstante....nos bastidores a França agiu de forma bem diversa! do bom mocismo!

Aparentemente apoiando o tal terrorista, a França preferiu jogar a batata quente para outro país resolver e escolheu o Brasil.

Ao mesmo tempo em que tirava de suas mãos aquele senhor e limpava a sua barra concedendo a extradição do caçado ao país da pizza, a França tratou de agir por baixo dos panos e ajudou o "procurado"a fugir de seu território em direção ao nosso país.

Foram essas as afirmações do próprio Battisti.

Antes que o decreto de extradição francês fosse assinado, Battisti conseguiu vir da Europa para o Brasil pelas mãos do serviço secreto francês que arquitetou, viabilizou e patrocionou sua fuga.

Dito isso, duas coisas me vêm à mente: uma é que não se pode confiar em governos; outra é que tanto os governos italiano quanto o francês parecem não serem flor que se cheire. 

Afinal, se de um lado a França dificultou a extradição do pateta para seu país natal e - pior - patrocinou sua fuga para outro continente; de outro lado a Itália não fez alarde contra seu vizinho, quando foi por ele traída, ficando caladinha sem dar um piu de protesto e, pior, nada fez quando veio à tona que seu líder máximo, aquele mesmo que patrocina festas com moças menores de idade para satisfazer sua lascívia, Berlusconni acertou com o Lula para que o Battisti ficasse em terras da jaboticaba.

Por isso é que fica complicado falar da posição brasileira diante do problema. É como o roto falando do rasgado...

O que me deixa intrigado é o seguinte: porque tantos países conseguem dar cobertura a uma única pessoa tão insignificante quanto esse tal Battisti? Ou será que ele não é tão insignificante assim?

Sem ter qualquer experiência com essas coisas de políticas internacionais, terrorismo e tal, fico com a impressão de que ninguém é santo nesse história e que há algo maior por trás que não conseguimos entender corretamente.
A única coisa que me parece certa é: assim como é um direito do país não extraditar seu próprio cidadão por crime cometido noutro território; também é direito de qualquer país decicir ou não sobre dar asílo político a alguém e não extraditar quem estiver nessas circunstâncias.

A Itália manteve seu cidadão (o Cacciola) por lá, exercendo seu direito. O Brasil manteve mais um suspeito aqui, exercendo também sua soberania.

Se os italianos não gostaranm, cá entre nós, o problema é deles. Certa ou errada, francamente eu não sei, o que eu sei é que a decisão do STF é para ser cumprida e ponto final!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Retrato em preto e branco

Ela passava alegre em frente a câmera. Não fazia esforço para ser elegante porque isso lhe era peculiar. Ao olhar para a lente seu semblante reluzia. Sentia-se segura de si. Despida mas sem nada mostrar, seduzia a qualquer um que a visse. Era a primeira vez que fazia tal registro de sua intimidade. Há tempos pensava em algo assim, sexy! Uma forma de afagar sua própria vaidade, mas o medo de parecer vulgar a fazia abandonar suas intenções. Enfim estava ali satisfeita, quem sabe colocaria aquela foto em seu quarto, pensou. Foi assim que se vestiu e, com alguma timidez, contemplou o resultado daquilo que chamou de arte à moda antiga. Um retrato em preto e branco de um momento colorido. Tinha que sair correndo pois não poderia haver qualquer atraso na pernoite, afinal haveria multa e mais uma diária a pagar. Voltava para casa, pro seu marido, leve e feliz.


Abrindo a semanda com pique de verão



Cool me down

The Black Seeds

Alright
From the hillside to the sea
Let your love wash over me
Oh yeah
Over river- mountain- skies
Watch it drift on through the skies
Tide rolls out- tide rolls in
Let your love inside begin to grow
Let it bloom
Into something beautiful
Something beautiful
Yeah yeah
Come on just
Cool me
Cool me
Cool me down
Cool me down
Cool me down
x4
Let your love wash over...wash over me
Let your love wash over me
Wash over me girl
(Yeah yeah yeah)
I feel your seasons changing me
Winter fires- autumn breeze
A sweet song rises- watch it breathe
Your shining light for all to see
Tide rolls out- tide rolls in
Let your love inside begin to grow
Let it bloom
Into something beautiful (yeah yeah yeah)
Something beautiful

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Para quem anda meio deprê...DEVO!

 

 

Time Out For Fun

Hello
This is devo
We would like to say
Things go both ways
New ideas stupid moves
Nightmares or dreams come true
Mucho work minus play
Tension mounts in a twisted face
Dark clouds in the crystal ball
Tension mounts in a foreign place
The screw turns someone calls
Time out for fun!
So you're living under the gun
Circumstances have you on the run
A doctor frowns you feel bad
Take this you've just been had!
Don't you lose it now listen to us
Everything's going to be all right
Take a break take some time
Everything's going to be all right
Don't you lose it remember to take
Time out for fun!
So your life has just begun
Somebody else is saying that it's done
Nurses whisper others grin
Something's funny at your expense again

O que vc faria se só te restasse um dia?


 


Meu amor
O que você faria
Se só te restasse um dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria
Ia manter sua agenda
De almoço, hora, apatia?
Ou esperar os seus amigos
Na sua sala vazia
Meu amor
O que você faria
Se só te restasse um dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria
Corria pr'um shooping center
Ou para uma academia?
Prá se esquecer que não dá tempo
O tempo que já se perdia
Meu amor
O que você faria
Se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria
Andava pelado na chuva?
Corria no meio da rua?
Entrava de roupa no mar?
Trepava sem camisinha?
Meu amor
O que você faria?
O que você faria?
Abria a porta do hospício?
Travanca da delegacia?
Dinamitava o meu carro
Parava o tráfego e ria?

No Brasil e no mundo

Para quem pensou que certas coisas só ocorrem no Brasil:



Crianças e Preconceito

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Aridez do sentimento

Infrutífera é a árvore
Sedenta e desnutrida
Para dar frutos e flores
É preciso clima e terra propícios
É preciso luz, é preciso água e é preciso nutrientes
Assim também é com qualquer sentimento
Amor abandonado
É como uma árvore em meio à aridez
Não dá frutos, não dá flores
hostilizada pelo ambiente, seca e morre
Poucos sentimentos são como o mandacarú
Que prospera em meio a caatinga
Sobrevive com pouca umidade
E mesmo fustigado pelo calor incessante
Cresce, floresce e dá frutos
Mas não se engane,
Sua beleza é rústica
E é repleto de espinhos.

Xeque-Mate

No xadrez como na vida, é preciso estratégia e reflexão.
Ganha o jogo quem tem mais perspicácia e atenção.
É preciso desenvolver a capacidade de ver longe, para além dos fatos imediatos e saber "ler nas entrelinhas"das jogadas.
Mas uma diferença entre a vida e jogo é crucial: na vida nem sempre se pode corrigir o erro noutra partida.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Reflexões sobre o EGO

Outro dia vi um filme de ação bem louco...chama-se REVOLVER. Roteiro e direção do ex-marido de Madonna, Guy Ritchie (que também dirigiu JOGOS, TRAPAÇAS E DOIS CANOS FUMEGANTES; SNATCH, PORCOS E DIAMANTES e ROCK'N'ROLLA).

Por trás de mais uma obra hollywoodiana escondia-se uma grande reflexão sobre o ego, sobre quem somos e o que fazemos em função dessa máquina destruidora de relações. 

Abaixo está um bem editada compilação de trechos do filme que bem resume a mensagem da história.

Nudez

Nudez infantiliza
Nudez erotiza
Nudez comercializa
Nudez politiza

Nudez escandaliza
Nudez otimiza
Nudez minimiza
Nudez romantiza

Nudez vulgariza
Nudez estigmatiza
Nudez sinaliza
Nudez humoriza
Nudez traumatiza
Nudez ridiculariza
Nudez penaliza
Nudez extremiza
Nudez eterniza
Nudez uniformiza
Nudez naturaliza
Nudez simboliza

Nudez heleniza
Nudez responsabiliza
Nudez escraviza
Nudez ironiza

Nudez espiritualiza
Nudez demoniza
Nudez exorciza
Tantos significados para algo simples
Nus nascemos, nus morreremos







segunda-feira, 11 de julho de 2011

Vênus Calipigia

Calipígia assim chamaram
A escultura helenística
De uma jovem desnudada
Com uma bela forma física

Essa Vênus como disseram
De semblante bem sereno
Levantava a vestimenta
E mostrava o seu "terreno"

Se havia pederastia
Entre gregos de outras eras
Eles por certo bem gostavam
Do bumbum de suas donzelas


Recados

O telefone não pára de tocar
Me fazendo desconcentrar
Quando a linha está ocupada
E a secretária eletrônica ligada
Qualquer um pode deixar recado
Mas cometer esse pecado?
Preferível insistir até cansar
No meu pobre celular
A dizer nome e questão
E esperar meu retorno então
Já experimentaram fazer isso com o dentista
Com o médico ou psicanalista?
Mas com nós, advogados
Não se fazem de rogados
Quando resolvem deixar o assunto
Fazem cara de presunto
Mal citam o próprio nome
Sempre sem o sobrenome
Confundindo a recepcionista
Como se Paulo, Raquel ou Lurdes
Só tivesse um na lista


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Impostos Sobre Grandes Fortunas e a desigualdade social

Vivemos num país de grande desequilíbrio social, no qual a distribuição de renda é iníqua e cria um circulo vicioso que não raramente mantém o pobre num estado de pobreza que se perpetua no tempo e passa de pai para filho. 

Na Grécia antiga entendia-se que homens livres, cidadãos, eram aqueles que não precisavam trabalhar e que podiam dedicar todo o seu tempo livre para o ócio criativo: atividades físicas, religiosas e intelectuais. Entendia-se que aqueles que dependiam do trabalho para viver eram escravos e não tinham tempo para desenvolver suas potencialidades.

E é exatamente isso o que vemos hoje!

Empresas de consultoria tributária que se debruçaram sobre o estudo da carga fiscal no Brasil chegaram à conclusão que ela é muito mais severa com as pessoas de classe C, D e E que com as de classe A e B. Menos severa, ainda, com as empresas de maior porte que com aquelas de menor porte.

Noutras palavras: o sistema tributário beneficia os ricos em detrimento dos pobres. 

Poderia ser diferente! Poderia haver progressividade em alguns tributos, poderia haver um único tributo incidente sobre o consumo, poderia haver a simples mitigação da carga tributária mas não há e ficam os especialistas apenas no campo das hipóteses.

Há tempos se discute, por exemplo, sobre a criação do IGF (imposto sobre grandes fortunas).

"Sobre a criação?", diriam alguns, "Como assim? Ele Já existe! Está previsto na Constituição Federal mas dependente de simples regulamentação...de simples Lei Complementar."

Ledo engano. Nem existe e nem é simples sua criação.

Os entes tributantes (União, Estados, Municipios e Distrito Federal) só poderão criar ou aumentar um tributo por meio de lei atendendo ao que tecnicamente se usa chamar de "princípio da legalidade".

A rigor, a normatividade legal para criar o tributo é a Lei Ordinária ou, simplesmente, lei (que é a lei comum).

Logo, a existência de dispositivo constitucional prevendo a possibilidade eventual da "instituição" de referido tributo e preconizando qual dos entes tributários terá exclusividade para fazê-lo não o cria efetivamente, antes, visa evitar maiores debates sobre a constitucionalidade de sua criação na medida em que permite expressamente a mesma.
Para leigo entender (ou seja, sem entrar em termos técnicos) o tributo - basicamente - só existirá quando um dos entres tributantes exercer seu direito, sua prerrogativa, sua "competência tributária" e criar validamente (instituir) o tributo, ou seja, por meio de mecanismo legal próprio , minimamente, explicitar o fato gerador do tributo (em que circunstâncias ele será exigível), os sujeitos (ativo e passivo; inversamente quem paga e a quem se deve pagar); a alíquota (o quanto se deve pagar) e a base de calculo (sobre o que exatamente incidirá o tributo)!

No caso do IGF sua inexistência no mundo jurídico fica ainda mais evidenciada pela forma legislativa exigida para a sua criação: por meio de LEI COMPLEMENTAR!

E qual a diferença entre LEI COMPLEMENTAR e LEI ORDINÁRIA? Basicamente é o "quórum" para sua aprovação! 

E o quórum é, por si só, fator que nos dá uma idéia do que nossos políticos entendem como mais relevante ou menos relevante.

Enquanto para aprovação de uma proposta de lei ordinária faz-se necessária apenas a maioria simples dos parlamentares (número de votos correspondente a qualquer fração superior à metade dos presentes à sessão), o cenário muda quando a lei exigida é a lei complementar que exige a aquiescência da maioria absoluta dos membros das casas legislativas, ou seja, votos positivos equivalentes a mais da metade dos componentes de cada plenário.


O que isso significa? Maior dificuldade para que o tributo exista! Quanto menos politicamente relevante é um tema, menos quórum. Quanto mais politicamente relevante, mais quórum.
Ao contrário do que muita gente possa imaginar, "lei complementar" não é mera regulamentação e embora tenha nível hierárquico igual à lei ordinária o fato é que sua aprovação - e por conseguinte a criação do tributo - torna-se mais difícil.

Trocando em miúdos: relevante são os interesses das classes dominantes, da minoria que detém a fortuna capaz de reverter esse desequilíbrio social; menos relevantes é o interesse de todo o resto da população.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

O poder é afrodisíaco

Meu post de sexta-feira útima, dia 1o., não rendeu nenhum comentário oficial (diretamente no blog) mas vem sendo objeto de risadas e discussões entre amigos.

Naquela mesma noite, sentados numa mesa de bar, eu e um grupo de amigos de ambos os sexos rimos muito sobre o assunto fazendo toda a sorte de achincalhamento dos seres do sexo masculino e de seus hábitos nem sempre muito seletivos quando o assunto é companheira sexual.

Mas também falamos com seriedade sobre a atitude social diante de escândalos sexuais envolvendo homens e da relação das pessoas em geral com o "PODER".

A bola da vez, na conversa, foi o político francês acusado de estupro por uma camareira de hotel e que, não obstante seu histórico de escândalos sexuais, teve as acusações abrandadas porque a tal camareira - em verdade - teria feito sexo oral consensual (dizem que seria em troca de alguma remuneração e, exatamente por não tê-la recebido, resolveu ferrar com o cara).

Uma amiga, contrariando uma observação que fiz quanto ao fato de que "quem pode, pode" e de que "as pessoas têm tanto mais direitos quanto mais poderes também detiverem", me afirmou o seguinte: "Os homens poderosos acham que podem tudo! Esse caso do Strauss mostra que NÃO, eles não podem tudo e a carreira política promissora dele está arruinada agora, graças aos seus abusos."

Pois é, para desespero dessa minha amiga, neste domingo (dia 03) divulgou-se que nada mais, nada menos, que 60% da população (homens e mulheres) francesa quer Dominique de volta ao cenário político daquele país.

De outro lado, a mulher dele continua ao seu lado, dando-lhe apoio.

Pior: até mesmo uma amiga jornalista que disse ter sido vítima de tentativa de estupro em 2002 noticiou que não havia divulgado o caso até agora só para não prejudicá-lo!

Não dá para dizer que isso significa uma carreira política arrasada, dá?

Quando a esposa de um infiel compulsivo lhe dá apoio, quando a vítima de um suposto caso de assédio se cala para não prejudicá-lo e quando mais da metade da população de um país quer esse ser de volta à política isso quer dizer que ele está investido de PODER popular que o autoriza a sentir-se e a, efetivamente, ter prerrogativas que acabam por colocá-lo acima dos demais mortais. Esse é o recado dado implicitamente.

É mundialmente sabido que Georg W. Bush empreendeu uma verdadeira cruzada contra os iraquianos, destruindo vidas e arruinando lares sem que, de fato, houvesse motivação outra que não a de ordem comercial e o que ocorreu com ele? Nada!

Fidel Castro manteve um país inteiro na miséria e eliminou seus adversários e contra ele deu-se o que mesmo? Nada!

Outros ditadores, empresários, assassinos e toda sorte de pilantras no mundo todo pintaram e bordaram sem nada lhes acontecer. Muitos ainda pintam e bordam e são aclamados.
Hitler só é maldito porque perdeu a guerra, caso tivesse ganho a história seria bem outra.

Assim é o PODER!

E nas questões de ordem sexual? Bom, como alguém disse, ele parece ser afrodisíaco.

terça-feira, 5 de julho de 2011

"Yummy Bummy Pippa"












Mas cada coisa que aparece nessa terra...tem gente que faz aulas de academia para ficar com as nádegas iguais às da Pipa Midleton!

Imagine só se as londrinos conhecessem as mulheres brasileiras????

AMOR

Conceito geral indeterminado cujo significado é prenchido de valores por seu intérprete e segundo seus conceitos pessoais, sociais e neurológiocos.

Ao longo dos tempos várias pessoas tentaram sintetizar ou criar fórmulas para o que schamamos: AMOR.

Alguém já deve ter ouvido falar de O BANQUETE, em que vários filósofos da antiguidade, dentre eles Sócrates, tenta formular uma idéia geral do que é o amor.

E sempre tem quem apareça para dizer como deve se comportar quem ama ou quem é amado.

Ledo engano...

Não é possível padronizar, formular, sintetizar, generalizar o conceito de amor ou regrar a conduta de quem ama ou é amado.

Isso varia de pessoa para pessoa e, assim como as edificações podem ter várias formas diferentes e métodos construtivos divresos sem por isso deixarem de ser  edificaçoes, também o amor pode ser de um modo para uma pessoa e de outro para outra pessoa sem perder sua natureza. Do mesmo modo,  variável será a forma como quem ama e quem é amado se comportam.

"A base neurológica do amor romântico", esse é o título de um artigo científico publicado em 2000, na Inglaterra, que se propunha pela primeira vez olhar para o cérebro de 17 pessoas e ver quais as áreas que ficavam luminosas perante fotografias dos seus amados.
 
Segundo consta, os investigadores Andreas Bartels e Semir Zekl, que na altura trabalhavam na University College de Londres, escolheram voluntários que diziam estar "verdadeiramente, profundamente, loucamente apaixonados" por alguém e resolveram submetê-los a um aparato tecnológico que forma imagens tridimensionais do cérebro por ressonância magnética.

Graças ao olhar científico sabe-se hoje que existem 12 regiões do cérebro que são recrutadas quando pensamos na pessoa que amamos e que existem diferenças neurológicas quando se sente o amor de paixão, quando se sente o amor incondicional (o sentimento que se tem relativo a pessoas doentes, por exemplo) e o amor maternal.

As imagens por ressonância magnética mostram aquilo que empiricamente já deveríamos saber: o amor é complexo. 

"Apesar de muitas teorias da emoção terem incluído o amor como uma emoção básica, é mais do que isso", disse outra cientista ao jornal britânico The Independent. 

"O amor inclui emoções básicas e emoções complexas, motivações direccionadas para objetivos, imagens do corpo, cognição e apreciação."

A ligação do amor à dor, por exemplo, é um dos lados dessa complexidade já cientificamente observada.

Mas, também, empiricamente todos nós sabemos que há pessoas mais sensíveis à dor, mais dispostas ao prazer e mais disponíveis ao vício o amor também está ligado a campos neurológicos relacionados ao vício o tal "núcleo accumbens").

Isso seria o bastante para sabermos que se de pessoa para pessoa é diferente a forma como uma e outra obtém prazer, assim como é diferente o que lhes causa dor, também será diferente a concepção de amor, já que esses três sentimentos estão totalmente correlacionados!

Mas aí vêm as pessoas achando que podem padronizar tudo, que de um jeito é melhor que do outro, que tem de ser assim ou assado e vemos crescer um bando de gente infeliz por não aceitar seu modo pessoal de amar que, por vezes, é diferente do modo do outro.

Ser feliz (ou não) depende, antes de mais nada, de se aceitar, de se conhecer e de saber se se está caminhando ou não na direção certa dentro de uma relação que se escolheu estabelecer.

Noutras palavras: "conhece-te a ti mesmo".

segunda-feira, 4 de julho de 2011

INVERNO AQUECIDO

Enfim o inverno chegou!
O tempo suscita dores e amores.
Dor no rosto quando confrontado com a baixa temperatura trazida pelo vento, dor nas mãos refriadas por estar ao relento, dor no coração quando se tem que encarar um cama fria e vazia.
O inverno muito me parece a solidão: faz o desamparo parecer ainda pior do que é!
Mas também aproxima os amantes.
Não há melhor época para se dormir abraçado ou para demonstrar carinho pela pessoa amada trazendo-lhe uma boa xícara de chá quentinha na cama.
E se o amor não for entre dois apaixonados, há espaço para igual demonstração de afeto: bolinhos de chuva preparados pela avó numa tarde gelada, acompanhados de um achocolatado quentinho são tão acalentadores quanto um cobertor.
Enfim, o inverno chegou.

sábado, 2 de julho de 2011

Soberba

Nem tudo está perdido
Nada é para sempre
Felicidade dura pouco
Tristeza é você quem faz
Tudo é relativo
Só deus é eterno
O universo é finito
A inteligência humana é limitada
A capacidade de amar é ilimitada
Nem Jesus agradou a todo mundo
Nem todos que usam drogas são viciados
Só sei que nada sei
Ovo faz mal, ovo não faz mal
Vitamina C combate os radicais livres e previne contra op câncer
Vitamina C não previne o cancer
Cada hora uma notícia
Cada hora uma certeza
O saber é pura soberba

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Inclusão social e o sexo masculino

Tirando Suzana Vieira, Ana Maria Braga, Elizabeth Taylor e Stéphanie de Mônaco: quantas mulheres mais eu conheço que se casaram ou assumiram seus casos com sujeitos de escala social menor que a delas?????

Nenhuma...

Me dei conta disso ao refletir sobre um caso que um amigo de um amigo me relatava: um engenheiro, dono de uma empresa para a qual ele trabalha, estava sendo processado por assédio sexual! O cara já havia traçado das gerentes da empresa às copeiras. Até teve filho com uma delas!

Aí lembrei de vários casos que conheço e de pessoas comuns e famosas envolvidas com esse tipo de escândalos recentemente: o ex-diretor do FMI que traçou a camareira de um hotel; Arnold "Exterminador do Futuro"Scharzeneger que traçou a empregada de sua casa; Jude Law que não resistiu à babá; Hugh Grant, Brad Pitt, Woody Allen, Bill Clinton, tudo isso além de vários outros políticos, empresários, médicos, advogados e por aí vai.

Artistas e jogadores de futebol, então, nem vale citar!

E a história do mundo é recheada desse tipo de situações: homens de nível sócio econômico elevado travando relações íntimas com mulheres egressas de extratos sociais bem inferiores.

Então me dei conta de algo: os homens são os maiores responsáveis pela inclusão social nesse mundo! ...rsrsrs

Uma amiga costumava dizer: "se há um defeito intransponível num homem é o fato dele ser mais pobre que eu..."

Um viva aos homens e sua capacidade de ultrapassar esses limites....kkkkk

A importânciad a educação sexual

Pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, EUA, descobriu que o vírus HPV atualmente é a principal causa da doença em pessoas com menos de 50 anos. O papiloma vírus humano pode provocar lesões de pele ou em mucosas. Existem mais de 200 variações com menores e maiores graus de perigo. Um deles é o causador de verrugas e de câncer do colo do útero, consideradas lesões pré-cancerosas.

O grande perigo desse vírus é que, diversamente de outras DST's ele é muitas vezes assintomático e demora muito tempo para mostrar a cara.

Graças a isso é que ele já pode ser considerado uma epidemia mundial.

Homens com mais de 50 anos costumavam ser as principais vítimas do câncer de garganta. Principalmente aqueles com histórico de fumo e consumo de bebida alcoólica. Mas o problema tem crescido em faixas etárias mais baixas, e dobrou nos últimos 20 anos nos Estados Unidos em homens com menos de 50 anos devido ao vírus.

NO Brasil, assim como em outros países como Inglaterra e Suécia também identificaram aumento da doença devido ao HPV. Na Suécia, apenas 25% dos casos tinham relação com o vírus na década de 1970 e, agora, o índice chega a 90%, de acordo com uma das pesquisadoras, a professora Maura Gillison. Segundo ela, alguém infectado com o tipo de vírus associado ao câncer de garganta tem 14 vezes mais chances de desenvolver a doença. "O fator de risco aumenta de acordo com o número de parceiros sexuais e especialmente com aqueles com quem se praticou sexo oral", afirmou a pesquisadora.

Os resultados do levantamento vão ao encontro de outros já feitos sobre o mesmo tema, como o realizado pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Realizado no ano passado, o estudo apontou que pessoas que tiveram mais do que seis parceiros com quem praticaram sexo oral tinham nove vezes mais chances de desenvolver câncer de garganta. Nos que já haviam tido algum tipo de infecção provocada pelo HPV, o risco subia para 32 vezes.

Todos os meninos deveriam ser vacinados contra um vírus sexualmente transmissível, para evitar a disparada dos números de câncer da boca e garganta, sugere a nova pesquisa. A informação foi publicada nesta segunda-feira, 21, no site do jornal britânico "The Telegraph".

As taxas de câncer oral --que inclui tumores no lábio, na boca, na língua, na gengiva, na laringe e na faringe-- entre os jovens dobraram nas últimas três décadas, alimentadas principalmente pela revolução sexual, afirmaram os cientistas.

Fumar e beber costumavam ser as principais causas da doença que agora é causada pelo vírus do papiloma humano (HPV), o mesma que causa o câncer cervical nas meninas.

Agora a situação se tornou tão grave que uma especialista em câncer está pedindo aos governos para considerar seriamente a vacinação em meninos contra o vírus, antes que eles iniciem sua vida sexual. Atualmente a vacina é recomendado para as mulheres. Em países como Inglaterra, meninas de 12 e 13 anos recebem a vacina contra HPV e, segundo dados, previne até 90% dos casos de infecções.

No Brasil, há dois tipos de vacinas disponíveis, contra os tipos mais comuns de câncer do colo do útero. Na última semana, a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância sanitária - aprovou o uso da vacina para garotos entre 9 a 26 anos. As meninas dessa faixa etária já podiam usá-la há alguns anos para a prevenção de verrugas genitais e câncer de colo de útero. Nos garotos, ela deve evitar verrugas e o câncer em boca, pênis e ânus.

O ideal, assim como já acontece entre as garotas, é que os meninos recebam as três doses da vacina (só disponíveis em clínicas particulares, ao custo total de R$ 900,00 (novecentos reais) antes do início de sua vida sexual.


É sempre bom lembrar que sexo oral com proteção, com o uso de camisinha ou filme plástico também é uma boa prática de prevenção.

Fonte:  http://somosglbt.blogspot.com/2011/05/pesquisa-revela-que-sexo-oral-pode.html