quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Coisa de gente grande

As crianças são o ser humano em sua essência, sem a influência do superego.
Fazem amizades mais facilmente, choram mais facilmente, se alegram mais facilmente, tomam o que é dos outros sem dor na consciência, agridem os outros sem pudor, reatam amizades facilmente, admitem suas fraquezas e raramente escondem o temor que têm ou deixam de dizer com franqueza o que sentem ou o que pensam sobre algo.

Para elas demonstrar amor ou egoísmo não é tabu. E quando são solidárias o fazem de modo genuíno, sem buscar a aprovação por isso. As crianças admiram as coisas ao seu redor e não vêm na beleza ou no luxo algo supérfluo.

As mais tímidas e as mais expansivas o são e ponto. Nada de dissimular, nada de esconder, nada de serem politicamente corretas.

Aculturar-se, não sentir-se parte da natureza como se fosse possível não estar nela ou ser maior que ela, dissimular sentimentos e ações, desvalorizar a estética, o luxo e a beleza, criar obstáculos para ampliar a rede de amigos é, definitivamente, coisa de gente grande. Mas isso, ocorre com qualquer animal. É da natureza...fazer o que?

8 comentários:

  1. è da natureza... quando crescemos pensamos mais, erramos mais e perdoamos menos...que pena!
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Caro, gosto muito de HQ de forma geral e com certeza vou falar deles em algum momento. Você sabe, leio até jornal cheirando apeixe.
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  3. Eu não chego a tanto e lamento não me dedicar tanto à leitura quanto eu deveria e quanto eu poderia.

    ResponderExcluir
  4. Oi A. Marcos,
    tenho lido seus comentários do Blog Sozinha ou acompanhada e senti vontade de conhecer a pessoa que se expressa tão bem.
    É verdade, quando crescemos a natureza talvez para nos proteger empurra para um lugar bem distante a toda a essência de ser criança.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Marcos,

    Fofo, fofo esse texto. Sinceridade de criança é uma qualidade que a gente não deveria perder na vida.

    Irma

    ResponderExcluir
  6. Paula, muito agradecido pelo lisongeio. Muito agradecido pela visita. Volte sempre porque aqui vc será sempre bem recebida.

    P.S.: estou seguindo o seu blog...bjs.

    ResponderExcluir
  7. Hello! Por isso acho tão maravilhoso quando conseguimos guardar um pouco da criança dentro da gente e olhar o mundo através destes olhos, nem que seja apenas momentaneamente!
    bjs.
    Mari

    ResponderExcluir
  8. Pelo menos é mais romântico....rsrsrs

    ResponderExcluir