quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Nem tudo que brilha é ouro

Universidade Presbiteriana Mackenzie, respeitada instituição de ensino, responsável pela orientação de muitos profissionais de ponta, mostra sua verdadeira face!

Não o dourado, mas o lado podre e rançoso da intolerância e do preconceito.


Naquilo que intitulou "Manifesto Presbiteriano sobre a Lei da Homofobia" procura aquela instituição repudiar o respeito à lei em apreço sob a alegação de que devem respeitar as leis de deus (que no entendimento de seus autores é contrária à homoafetividade) e não seguir o conselho "dos ímpios"


Alega que sendo de "natureza confessional, cristã e reformada" se impele a guiar-se em sua ética pelos valores presbiterianos. Resumindo incita o corpo docente contra a tal lei.


Todavia aquela instituição se esquece de que no mesmo livro sagrado que dizem fundar seus alicerces "éticos" há em ROMANOS 13 - 1/14 expressa recomendação no sentido de que os fiéis, tementes a deus, se sujeite às autoridades superiores porque toda autoridade vem de deus e quem resiste à autoridade resiste a deus.


Referindo-se às leis emanadas das autoridades constituídas assim é preconizado naquele texto bíblico: "Faze o bem, e terás louvor dela (da autoridade); porquanto ela é ministro de Deus para teu bem."


Logo, valores éticos cristãos que estejam divorciados dessa prescrição não podem ser, senão, vazios pois que aquilo que é ético é aquilo que traz a paz e o bem ao grupo social considerado como um todo, sem pregações segregacionistas, sectárias ou intolerantes. É isso, segundo aquele texto extraído do livro sagrado dos cristãos, que deus ordenou e que deve ser seguido.


Noutras palavras: já que aquele líder religioso acredita em liberdade de expressão e liberdade de pensamento, deve ele saber que esses direitos não são ilimitados mas, ao reverso disso, são limitados pelos demais princípios constitucionais superiores (sobre princípios) dentre os quais destaca-se o da dignidade humana, da justiça e da igualdade de todas as pessoas perante a lei (a dos homens, referendada que é pela lei de deus) independentemente de suas condições religiosas, sexuais e etc...

Logo, pregar contra a lei é pregar contra deus. Pregar contra a igualdade de direitos é pregar contra a liberdade individual de modo que qualquer expressão livre de pensamento nesse sentido deve ser punida com rigor porquanto prega a desigualdade e o preconceito.


Imaginemos, agora, alguém que sai por aí pregando contra igualdade de direitos entre ateus e crentes?


Dá no mesmo e, por certo, seria objeto de dura reação social.

Pois é, pregar contra a lei que assegura punição a quem se manifesta contra os direitos dos homossexuais ( e se manifestar contra esses é, em essência, se manifestar contra seus direitos) é intolerância que merece ser esmagada com força e rigor.


Espero que os representantes do Mackenzie sejam processados.








5 comentários:

  1. Bela argumentação ... mas há coisas para as quais argumentar já é dar mais importância do que merece.
    A diferença maior entre a lei dos homens e a lei de Deus (seja ele qual for) é que a dos homens é feita e discutida pelos homens com o objetivo de regular a vida em sociedade. Já a de Deus é feita pelos homens, mas nunca discutida, porque é feita em nome de Deus.
    A lei dos homens deve valer para todos os homens.
    A lei de Deus deve valer para os que acreditam, não em Deus, mas nos homens que as fizeram.

    ResponderExcluir
  2. Há um monte de gente que prega contra a igualdade entre ateus e crentes. Gente da televisão, um certo Datena, prega que só quem "não tem deus no coração" pode cometer tanta barbaridade, que os assassinos crueis são todos ateus.

    ResponderExcluir
  3. Excelentes argumentações! Do post e dos comentaristas... eu concordo com Flávio!
    E adorei o anterior tb e os títulos!
    legal!
    beijocas,
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Não tenho certeza, mas me parece que já voltaram atrás, alegando que o texto foi escrito por um pastor prebisteriano e essa era somente a opinião dele. Conveniente não?
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  5. Nossa..eu quero reproduzir na íntegra o comentário do Flávio! Assino em baixo.

    ResponderExcluir