terça-feira, 16 de novembro de 2010

Imoralidades

Minha falecida avó costumava dizer que nem tudo que é lícito é moral.

Sábia!

Nesta quarta-feira última um jovem foi preso porque beijava outro jovem. Ele tem 18 anos e o outro  13. Por esse beijo foi acusado de "estupro de vulnerável" e não tenho notícia de que foi solto. Uma manifestação de afetividade está sendo tratada como crime e um jovem perdeu sua liberdade, com chances de condenação, por exercê-la publicamente. 

Por  outro lado, neste último domingo jovens (05 homens, sendo 04 menores e um maior) agrediram transeuntes na Paulista por suposta homofobia já que as vítimas eram gays. Foram 03 as vítimas desse grupo, sendo que uma continua hospitalizada e a outra teve ferimentos na face. Se tem notícia de que os agressores estão soltos desde ontem. Passaram 1 dia preso, portanto. E se forem processados há chances concretas de redundarem em nenhuma condenação ou numa condenação branda.

Qual o recado que damos ao grupo social quando um ato de amor gera prisão e possibilidade de pena severa enquanto a violência (no caso de lesão corporal) pode nem mesmo chegar a ser apenada com prisão?

Pregamos a imoralidade quando permitimos que o Estado, por meio das autoridades constituídas, no exercício de suas atividades entregue para os cidadãos uma clara mensagem de que a homofobia é tolerável e a violência é tolerável mas a homoafetividade é criminosa.

Quando não desestimulamos de maneira vigorosa certos comportamentos é sinal de que os aprovamos.

Quando, por outro lado, encontramos subterfúgios para punir aqueles que nos incomodam o recdao é que os desaprovamos.

Noutras palavras: beijar consensualmente e de forma heteroafetiva um menor não gera consternação social, ninguém denuncia e não é crime; fazer o mesmo numa relação homoafetiva não somente é crime, mas grave; bater não pode mas é de menor ofensividade que o beijo homoafetivo consensual.

Tempos difícieis os nossos, não?

Vou repetir a tirinha que publiquei dia desses aqui no blog, mais providencial impossível.


5 comentários:

  1. Triste isso, você tem total razão.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Tempos difícies mesmo, aqui na minha cidade um jovem de 15 anos foi morto por ser homosexual ou por pensarem que ele fosse.
    Os casos de violência se multiplicam e não vemos rigor na punição para esses atos injustificados.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Você tem toda razão na condenação dessa hipocrisia moralista babaca. Mas não são nossos os tempos difíceis....muito pelo contrário. Ha alguns anos atrás e não são muitos não a homosexualidade em si era crime! E um crime grave e também uma doença!
    Temos im é que continuar lutando para que mais e mais se diminua o preconceito e coisas desse tipo não aconteçam ou sejam aceitas, mas progredimos muito! e é importante sabermos disso para continuarmos no caminho de mudanças!
    beijocas,
    mari

    ResponderExcluir
  4. É de se ficar perplexo...
    Uma vez um pai foi preso por tomar uma cerveja com o filho de 17 anos... Os jornais anunciaram a prisão do homem como O Feito no que diz respeito à proteção da moral e dos bons costumes. ...E as cracolândias cheias de crianças, que tem menos idade do que esse garoto, em plena luz do dia, pra quem quiser ver e ninguem toma providência nenhuma.
    Estamos mesmo no país da hipocrisia.

    ResponderExcluir
  5. Amei, amei, amei o que vc disse. A boa notícia é que hoje, dia 16 de novembro, esse garoto de 18 anos, que estava beijando seu namorado no shopping, foi solto. Eu sinto muito pelo tempo em que ele ficou na cadeia. Fiquei chocada com a prisão dele. Um garoto que tem a coragem de ser feliz! E chocada tb pelas atitudes de cinco garotos preconceituosos que resolveram soltar o braço depois que um deles foi paquerado por outro homem. É como vc disse, tempos difíceis.

    Irma

    ResponderExcluir