domingo, 6 de junho de 2010

Contra a entrega de comida a moradores de rua


Moradores e comerciantes do CENTRO  de São Paulo querem proibir a entrega de comidas por ONG´s a moradores de rua.

A questão nem é que o restos da comida, que eles deixam nas ruas, culminam por aumentar a sujeira e agregar à fauna urbana a presença maciça de ratos que se alimentam daqueles restos.

A lógica é outra e simples: quem come tem que digerir e expelir os excrementos que todo animal gera.

Onde urinam ou defecam esses desafortunados? Na rua, em frente à loja ou à casa de algum outro infeliz.

Vejam só que linda a imagem de alguém urinando a céu aberto:




Claro que para os ativistas de ONG´s e líderes religiosos (não raramente à frente dessas iniciativas) - que quase sempre moram longe dessa sugeira e muitas vezes num condomínio fechado, cercado de seguranças que nem deixam pobre se aproximar do bairro - é, sem dúvida, fácil entregar a comida: não vivem e nem sofrem as angústias dos outros mortais que não têm tais facilidades.

Assim podem sentir a consciência limpa por "ajudar" os pobres miseráveis sem teto ao mesmo tempo que, fazendo isso uma vez por semana eles se sentem cristãos praticantes.

Quanto ao resto dos cidadãos? Dane-se, afinal: quem ajuda não mora lá, não trabalha lá.

Eu sugiro às ONG´s e Igrejas que tragam essas pessoas para a frente da casa de seus ativistas ou para a frente das próprias paróquias e deixem esses moradores por ali: alimentando-se, fazendo suas necessidades e etc...

Vejam a matéria: Contra a entrega de comida a moradores de rua

4 comentários:

  1. Nunca tinha visto por este lado.
    Mas ao mesmo tempo nunca senti o cheiro desagradável pelos lugares onde passo. Talvez porque ande muito de carro ou metro.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, acho super desagradável o cheiro, os ratos, e tudo mais que isso possa acarretar, mas... FOME dói, não é só desagradável... independente do motivo que faz essas pessoas estarem na rua, se estão comendo, é pq estão com fome.
    Vamos falar com as OnGS, com as igrejas, e vamos dar um local pra essas pessoas morarem, quem sabe isso lhes traga um pouco mais de dignidade.
    Ou então, vamos exterminá-las de uma vez, assim como os ratos!

    Ah... A pessoa da foto, não me parecia um morador de rua..
    Ah, Ah!!! Vamos exterminar todos os bares da Vila Madalena, assim nossos amigos não tomarão mais cervejas e não farão xixi nas calçadas!!

    ResponderExcluir
  3. Não me recordo de consumidores de bares da Vila Madalena defecando nas ruas e nem mesmo me recordo de ter dito que a pessoa da foto é moradora de rua.

    Sempre houve em São Paulo distribuição de alimentos a necessitados com lugares específicos para comerem, beberem, se banharem e satisfazerem suas necessidades e até dormirem sem precisarem recorrer à praça ou à frente da casa de alguém.

    Recentemente isso passou a ser precário porque ninguém, de fato, está nem aí para essas pessoas e levar-lhes comida sem pensar nas consequências é um ato fácil que lhes retira o peso da alma.

    Mais difícil é pensar que não precisamos tratar ninguém como ratos, basta exigir por eles e por nós aquilo que o Estado deve nos dar: dignidade a "todos", inclusive aos que moram ou trabalham onde essas pessoas defecam ou urinam.

    Mas é um ato político, exige trabalho e engajamento: coisas que dão "uma preguiça"!

    Melhor deixar tudo como está e cada um com seus problemas...

    ResponderExcluir
  4. Olha meu caro, lamento por existirem pessoas como você...
    Lamento ter digitado no Google : " entregar comida a moradores de rua" e ter encontrado o seu comentário.
    Lamento porque é muito mais louvável para você que fala isso, porque se incomoda em passar nas ruas fétidas do centro da cidade, do que simplesmente tentar buscar alguma solução...qual é a sua solução então para isso ??
    O pingo de "pena " que você sente dessas pessoas passam depois que você passa por essas ruas mal cheirosas? você já chegou a ficar sem onde tomar banho? sem onde dormir? para mim é ridículo o que você falou...
    e antes qualquer contestação, já que as ONGS não possuem dinheiro o suficiente para dar "casas" para essas pessoas, e o abrigo não é suficiente...existe um sentimento que (geralmente, há suas exceções) é habitável nos seres humanos, que se chama solidariedade. e infelizmente eu concordo com você que não há ativismo político para essas e muitos outros assuntos que deveriam ser tratados e resolvidos por nós "cidadãos".

    ResponderExcluir