terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia da Fortuna

Na Roma antiga hoje tinha início o "Festival da Boa Sorte", em homenagem a deusa Fortuna, regente da sorte (boa ou má), da esperança e da prosperidade.

Sua imagem era representada como uma mulher portando uma cornucópia e um timão. Aparentemente tais apetrechos simbolizavam a distribuição de bens e a coordenação da vida dos homens. Também era representada com a vista tapada simbolizando a distribuição aleatória de seus desígnios.

Também entre os gregos havia uma deusa da sorte, seu nome era Tiquê que tem na constelação de Virgem sua identificação celestial.

Essas deusas do mundo antigo são a representação mais cabal de que o ser humano sempre acreditou que a sorte, os revéses e a aleatoriedade estavam presentes na vida humana, permeando nossos caminhos e nossas decisões.

Quantas vezes eventos fortuitos atravessam nossas vidas destruindo nossas conquistas e nossas perspectivas? Quantas vezes vemos a vida de alguém ceifada no auge de sua ascendência ao sucesso? Quantas vezes um fato acaba por tolher nossas ambições?

Mas o que fazem os homens de hoje, já que não acreditam em Tiquê ou em Fortuna?

Continuam atribuindo à vontade divina!

Os espíritas acreditam que é um preço criado por deus e que o mortal está pagando nesta reencarnação pelos pecados cometidos noutra e que só assim aprenderá e ascenderá na evolução espiritual. Assim como o karma para orientais.

Os judeus e os cristãos acreditam que é a vontade de deus, seja seu merecimento, seja sua provação, seja lá o que for, como os desígnios de deus são desconhecidos, basta ter fé.

Enfim, séculos se passaram e continuamos, basicamente, os mesmos neste assunto.

Agora, por que eu gosto da Roma Antiga? Porque para tudo se festejava! Eita povo festeiro...

Com sorte ou sem sorte, vamos festejar o dia de hoje, esperando por dias melhores.


5 comentários:

  1. Porque festejar é bom! Imagine aquela epoca tinha que ter várias comemorações, as pessoas iriam fazer o que? Não tinha blog, facebook, google, redes de relaciomento no geral.. rsrsr só restava fazer festas!

    ResponderExcluir
  2. Lóógico.
    Rir de alegria é bom. É muito bom. Mas tem coisa mais evoluída que rir da merda?
    Nesse ponto tenho inveja das pessoas que pegam metrô comigo. Elas parecem comemorar cada dia naquele vagão lotado. Na lógica, devem estar mais próximas dos romanos que eu.

    Já falei que o blog ficou infinitamente melhor com essas cores novas? Mais leve..

    ResponderExcluir
  3. A fé é mais convidativa com festa, sim.

    =**

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo...

    é algo que venho trabalhando em mim. Viver o hoje...da melhor forma.

    É difícil ... pensamos muito no futuro e também no passado.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. pena que nem sabia...vou festejar hj! ahahaha]
    beijocas,
    Mari

    ResponderExcluir