quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tiradentes x PC do B e Netinho de Paula


Conforme noticiado pela Folha/UOL o Comitê Municipal do PC do B de São Paulo aprovou o vereador e cantor Netinho de Paula como pré-candidato a prefeito de São Paulo em 2012.

Hoje, por outro lado, é dia de Tiradentes, feriado nacional dedicado ao mártir que militou na Inconfidência Mineira, movimento que lutava pela libertação do Brasil em face do domínio de Portugal e que foi traído por Joaquim Silvério dos Reis em troca do perdão de suas dívidas em face da Coroa Portuguesa.

Há muita controvérsia envolvendo a figura do alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que recebia esse codinome porque, dentre outras atividades, era dentista. Aduz-se que sua imagem traduzida nas diversas ilustrações existentes em que aparece com semblante sereno, tez branca e barbas longas remete, propositadamente, à figura tradicionalmente pintada de Jesus visto que, tendo o feriado respectivo, proximidade com a Páscoa os dois personagens seriam identificados no incosciente coletivo: dois seres de espírito elevado, valentes e generosos, que foram covardemente traídos e mortos.

De toda sorte, Tiradentes é um ícone. Ele representa a bravura, a coragem e a ideologia vencidas pela tirania, pela covardia e pela traição. 

Também representa a sina do provo brasileiro no qual só os menos poderosos sofrem punições severas: dos inconfidentes condenados, o mais baixo na escala social entre todos foi justamente o único que teve mantida a sentença de morte, ou seja, Tiradentes. E sua execução foi sangrenta, tendo sido esquartejado para servir de exemplo a quem ousasse se rebelar contra a Coroa.

Pois bem, qual a relação disso com o Netinho e com o PC do B???

Esse senhor está no seu primeiro mandato como vereador. Nada agregou até agora e já no ano passado, bem no meio desse primeiro mandato, ele disputou uma vaga no Senado tendo recebido 7,7 milhões de votos (21,1%) tendo à sua frebte Aloysio Nunes (PSDB) e Marta Suplicy (PT).

Se na última eleição, a menos de um ano, o Netinho, pelo PC do B, estava aliado ao PT contra o PSDB e o DEM, hoje ele e seu partido - em troca de cargos - estão aliados ao representante do extremo oposto, ou seja, ao Sr. Gilberto Kassab que foi do PFL, depois DEM e hoje criou seu próprio partido com candidatos oportunistas egressos do PSDB, do DEM e por aí vai.

As pretensões do "mano" e de seu partido são um insulto aos cidadãos de bem! São um insulto à ética e à idéia de luta social e desapego a que alude a figura do mártir Tiradentes.

O alféres morreu por sua ideologia e foi vencido pela vilania. Sua figura deveria nos lembrar que a todo momento há na política alguém disposto a nos trair, a nos matar, a nos sacrificar por seus próprios e baixos interesses. E o mártir existe para nos inspirar e nos fazer aspirar por líderes melhores, por condutas mais dignas, por ideologia contra a vilania!

No dia de hoje, dedicado ao mártir, devemos nos conscientizar de que não podemos permitir que esse senhor Netinho e seus colegas de partido, pessoas sem ideologia e sem predicado algum para assumir um cargo de tamanha relevância no cenário político, possam tornar ainda mais triste a vida do paulistano quando, em verdade, estão preocupados com seus próprios interesses.

Eles são os "Silvérios dos Reis" dos dias de hoje. Nós somos os "Tiradentes". Os governos que eles instalam quando eleitos são a "Coroa".

É chegado o momento de vencermos a tirania e o oportunismo e só nós podemos fazer isso, a exemplo do que temos assistido no mundo árabe cheio de recentes revoluções que retiram do poder os despotas que lá estão.

Nós - paulistanos - vivemos do trabalho, nos esforçamos muito mais que qualquer político, somos sobrecaregados de tributos de uma forma que nenhum outro brasileiro é, temos limitações no nosso dia a dia impostas pela incompetência do Poder Público e não vemos nenhum retorno positivo por esse esforço todo. É hora disso mudar!

Assim, gente como ele, que em nada contribui para melhorar nossa vida, não pode propserar em seu projeto oportunista, que é turbinado pela visibilidade de artista popular, de realizar-se pessoalmente às nossas custas.

O que esse cidadão fez além de agredir a esposa, agredir um repórter, declarar-se pobre para não pagar custas e gastar mais de R$ 70.000,00 em alugueres de 04 Pcs pelo período de 1 ano e meio, usando sua verba de gabinete como vereador?

O que seu partido representa nos dias de hoje a não ser a sórdida políticagem que impera, corrompe e impregna nossa política oprimindo a todos nós sem exceção de classe social?

Não dá...não dá para aguentar mais esse miseráveis, sanguessugas e oportunistas querendo dirigir nossas vidas.

Um comentário:

  1. Ahhhh moço...que Brasil é esse?
    O tal Netinho tem voz bonita e então, tá td liberado...a fulana tem um belo traseiro, então tá td liberado e o povo é burro, então....TÁ TD LIBERADO.
    Já dizia Miterrand que em nosso país td acaba em pizza....tá certo que mudou um pouquinho, agora acaba td em churrasco e em impostos obesos.
    Salve Tiradentes !
    Bjs meus.

    ResponderExcluir