segunda-feira, 4 de abril de 2011

Estou "de mau" comigo mesmo

Quem acompanha este blog sabe que eu não tenho por costume escrever sobre fatos relevantes de minha vida íntima por aqui: não falo sobre minha vida familiar, profissional, pessoal, financeira, moral, sexual, psicológica ou matrimonial.
Claro que, sendo o blog uma espécie de diário ("web" e "log"), se presume que aqui estão postados assuntos pelos quais me interesso, assuntos que me geram comoção e assuntos que reputo importantes, tudo, obviamente, sempre acompanhado da minha forma pessoal de encarar a questão, minhas opiniões e comentários. Às vezes dou, até mesmo, uma de advogado do diabo, mas a idéa é a reflexão mesmo, tal como me propus originalmente.

Hoje, porém, cabe uma exceção! Falarei sobre algo pessoal.

Ando já há algum tempo zangado comigo mesmo: estou envelhecendo e não estou gostando da forma como isso está acontecendo. 

Até mesmo gostar de coisas que antes não gostava, vez por outra me incomoda.

Não tenho gostado da forma como me vejo no espelho, não gosto desta minha barriguinha (no diminutivo para ser gentil comigo mesmo) de homem descuidado que já alcançou os 40 anos e não consegue perder peso.

Muitas outras coisas me incomodam mas dentre todas elas uma especialmente tomou relevância nos últimos tempos: estou ficando um "cricri".

Olho atentamente ao meu redor e parece que só vejo gente civica e politicamente ignorante!

Isso não me incomodava antigamente mas hoje tem se transformado num tormento pessoal e passo por intolerante.

Explico: o sujeito reclama de São Paulo, do Brasil, da bagunça que as coisas são aqui e blablabla! Ele próprio ajuda a que as coisas sejam como são. Afinal ele joga lixo na rua, passa em semáforo vermelho, anda com o cachorro na calçada sem recolher suas fezes, faz conversões proibidas, não respeita faixa de pedestre, anda em alta velocidade, sobre com o carro ou moto sobre a calçada, faz construção irregular, sonega impostos e por aí vai.

Mas aí ele viaja pro exterior e acha tudo lá lindo e maravilhoso, respeita tudo e tal, volta para o Brasil encantado com a beleza e com a honestidade européias, com a limpeza e com a ordem norteamericanas...Por que diabos não faz isso aqui também?

O cara reclama que São Paulo anda largada: cidade está suja como jamais se viu, ruas cheias de buracos, enchentes, semáforos sem funcionamento, praças abandonadas e tomadas por matos, calçadas de dar vergonha, mendigos por todas as partes...uma tristeza!

Mas aí quando esse mesmo cara diz em quem votou para prefeito, a resposta vem: KASSAB!

Oras, ele votou num político cuja história está ligada a participação em partido (DEM/PFL) com histórico extenso de ligações de muitos de seus candidatos a corrupção e fisiologismo; com sua história ligada a administrações públicas anteriores desastrosas como as gestões de Pitta e Maluf; com sua candidatura apoiada por um tucano que traiu os eleitores (Serra) e por outro político execrado pelos eleitores (Quércia).

Não bastasse, veja só como esse senhor se comporta enquanto representante da maior cidade da América do Sul:

(isso lá é modo de se comportar???)

Tudo isso era possível de se saber antes de votar nele e agora vem reclamar? Oras, seu voto foi essencial para que São Paulo tenha se tornado o que se tornou. Esse eleitor é cúmplice do político miserável que conduz São Paulo.

Sabe por que esse estado atual de Sampa o está incomodando? Porque a merda em que esta cidade vem se transformando agora bate na porta dele. Agora inviabiliza a vida dele. Não é como antes em que isso ficava restrito à periferia...

Minha própria mãe votou no Kassab. Muita gente que conheço votou nesse incompetente.

Mas minha mãe não é pessoa culta, assim como não o são outras tantas. Minha mãe acostumou-se que "político é assim mesmo". Minha mãe é do tipo que compra a idéia política dos formadores de opinião que, maciçamente, fizeram campanha contra a Marta Suplicy e hoje - como se pode notar pela última VEJA - publicam as mazelas da cidade com a amargura de quem teve diarréia sem condições de chegar ao banheiro e tirar a calça.
Por isso que quando falo "o cara" não estou me referindo a alguém em especial mas as várias pessoas que conheço e que têm condições culturais para saberem votar mas votaram nessa peste.

Me tornei chato porque não aceito mais que gente que tem cultura e conhecimento cometa tais erros: quem votou no Kassab o fez porque Kassab era o representante da elite e era contra a Marta, não votaram no Kassab por consciência política! Tinham tudo nas mãos para saber no que iria dar e agora reclamam diante de sua própria inépcia que a todos prejudicou e continua a prejudicar? Como assim?

Sei que também fiquei chato e exigente como tantas outras coisas e isso não me deixa nada feliz.

Estou numa insatisfação grande e espero que passe logo.

4 comentários:

  1. Querido,
    nem sei o que lhe dizer... só que a idade nos faz mais intolerante em certo momento e em outros faz com que cantemos Lupicínio "Esses moços, pobres moços... Ah, se soubessem o que eu sei..."
    Eu tenho 56 e agora sou como o beija-flor, faço a minha parte e tento mudar o que está ao meu redor, a quem reclama digo: o que você fez?
    bjs carinhosos
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. Jussara, meu doce, obrigado pelas palavras de carinho.

    ResponderExcluir
  3. Vc tá velho ponto. A tendência é piorar.
    Só não envelhece quem morre cedo. Vc quer? Não, nem eu.
    Ass: outra velha.
    Assista: "Tudo Pode Dar Certo" do Woody Allen.

    ResponderExcluir
  4. hahahaha...adorei, pior é pura verdade!Eu tb estou assim...

    beijocas,
    Mari

    ResponderExcluir